Segurança: estrutura do Carnaxelita passa por Fiscalização Preventiva Integrada

6 de outubro de 2023

Com objetivo de reforçar a segurança com a população, equipes técnicas da Neoenergia Cosern, acompanhadas de fiscais do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Norte (Crea/RN) e de membros do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBM/RN), realizaram uma Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) no entorno da Praça Cristo Rei, área reservada ao Carnaxelita, micareta que acontece em Currais Novos, no Seridó, entre esta sexta-feira (6) e o domingo (8). Representantes dos três órgãos definiram, em reunião, os pontos estratégicos na fiscalização.

“A Fiscalização Integrada tem como objetivo garantir que todas as normas de segurança previstas para um grande evento, como o Carnaxelita, sejam cumpridas e que nenhum dos foliões, dos trabalhadores e organizadores da festa sejam expostos a quaisquer riscos. Desde o início do ano, preparamos a nossa rede com a altura de segurança adequada para a passagem dos trios, estamos de olho permanentemente nos cabos de telecomunicações existentes na região e não vamos permitir a realização de nenhuma ligação clandestina de energia”, frisou a supervisora da Neoenergia Cosern no Seridó, Kattyelly Lima.

Na inspeção ao redor da praça, a Neoenergia Cosern utilizou um veículo equipado com câmeras de termovisão, tecnologia que identifica possíveis pontos de calor nos equipamentos do sistema elétrico (cabos, transformadores, subestações etc.) e auxilia na correção de possíveis defeitos. Controladas por dois eletricistas por meio de um sistema que imita um joy stick instalado no interior do veículo, as câmeras fazem leituras termográficas e uma central instalada no próprio veículo envia informações para o Centro de Operações Integradas (COI) da distribuidora no edifício-sede, em Natal.

O gerente de fiscalização do Crea/RN, Heulyson Arruda, ressaltou que o objetivo da ação é garantir que todos os equipamentos estejam dentro das normas exigidas e conferir se os serviços estão sendo executados por profissionais registrados. “A parceria com a Neoenergia Cosern e o Corpo de Bombeiros é extremamente importante para que tudo corra bem e a segurança da população que participará do evento esteja em primeiro lugar”, destacou.

Wheyz
RN Currais Novos