Tartaruga-verde é encontrada morta na Praia de Ponta Negra, Natal

29 de dezembro de 2025

Tartaruga-verde é encontrada morta na Praia de Ponta Negra, Natal

Uma tartaruga marinha da espécie Chelonia mydas, conhecida como tartaruga-verde, foi achada morta na tarde desta segunda-feira (29) na Praia de Ponta Negra, localizada na Zona Sul de Natal. O animal apresentava um ferimento profundo e foi removido e analisado por profissionais do Centro de Estudos e Monitoramento Ambiental (Cemam).

Daniel Solon, presidente do Cemam, classificou o caso como um encalho, situação em que o animal alcança a faixa de areia e não consegue regressar ao mar. Ele explicou que a espécie é comum na região, o que a torna mais vulnerável.

“Trata-se de um encalhe de uma tartaruga verde, uma espécie costeira que se alimenta próximo à costa e está sujeita a encalhar por conta da interação antrópica negativa, como lixo, pesca e outros impactos que levam esses animais a encalhar”, afirmou Solon, ressaltando que, em geral, esses animais são encontrados já mortos.

De acordo com o presidente do Cemam, nos primeiros meses de 2025, mais de 100 casos de encalhe já foram registrados no litoral do Rio Grande do Norte.

Ele acrescentou que existe uma tendência de aumento nesses números nesta época do ano. “Observamos a repetição de um cenário de crescimento no número de notificações nesse período, devido ao maior número de banhistas e ao aumento da presença desses animais nas praias”, concluiu Daniel Solon.

Créditos: Tribuna do Norte

Sidy's Tv e Internet
RN Prefeitura