Tempestade solar pode causar colapso na internet por meses, segundo pesquisador

17 de novembro de 2023

O ano de 2024 pode ficar marcado como o ano em que uma forte tempestade solar causou um longo período sem conexões via internet em todo o mundo. Isso é o que aponta o pesquisador estadunidense Peter Becker, da Universidade George Mason, no estado da Virgínia.Em entrevista ao site americano Fox 13 Seattle, Peter relatou que, caso a forte ejeção de massa solar aconteça, o Centro de Previsão do Clima Espacial da NOAA terá entre 18 e 24 horas de aviso.

O pesquisar trabalha para desevolver que alerte sobre tempestades solares que podem afetar o desenvolvimento do mundo. “Em torno de 18, talvez 24 horas de aviso antes das partículas chegarem a Terra e começarem a alterar o campo magnético do planeta”, explicou.O Ciclo Solar 25, período no qual a tempestade irá ocorrer, era previsto para meados de 2025. Porém, atividade pode ocorrer antes do previsto, em 2024.

Ainda segundo Peter, a tempestade pode causar pode danos aos equipamentos de comunicação, à rede elétrica, aos sistemas de navegações (como o GPS) e que isso poderá durar semanas ou até mesmo meses.Segundo o pesquisador, o ano de 1859 foi último em que uma tempestade solar de intensidade semelhante atingiu a terra. O fenômeno ficou conhecido como “Efeito Garrington”.Com informações da CNN Brasil

Mavera Menswear
RN Currais Novos