Verão exige cuidados para se manter protegido e saudável

Com a chegada da estação mais quente do ano, os cuidados com a pele e alimentação devem ser aumentados. No verão, a proteção contra o sol com o uso de protetor solar, boné, camisa UV e uma alimentação saudável é indispensável. Por isso, é indicado aumentar a ingestão de líquidos, aplicar o protetor solar da maneira correta, comer mais frutas, não ingerir bebidas alcoólicas e controlar o tempo exposto ao sol.
O uso do protetor solar deve ser um costume diário até mesmo nos dias sem sol. No entanto, na alta estação as praias se tornam um verdadeiro lar para as pessoas, aumentando o tempo de exposição e o risco de insolação.
A indicação do uso correto do filtro é que seja aplicado 30 minutos antes da exposição e que seja um fator 30 ou 40 para dias comuns; 50 ou 60 no verão e uma camada generosa para proteger a pele nesta época. Também é necessário fazer a reaplicação do produto a cada 3 horas ou em caso de banho do mar. Com a exposição direta ao sol o tempo diminui para 2 horas.
Sem esses cuidados é possível ocorrer uma insolação, isto é, lesões na pele devido o excesso de exposição ao sol. A dermatologista Maria da Conceição Câmara indica não ficar vulnerável ao sol de modo algum, mas aos que vão fazer alguma atividade ao ar livre de dia, ela sugere que não escolha os horários de 10h até às 16h, pois é o momento em que os raios solares estão mais fortes.