Vereador Mattson defende revitalização do Centro de Artesanato Chico Santeiro

17 de fevereiro de 2026

O vereador Mattson esteve em visita ao Centro de Artesanato “Chico Santeiro”, após provocação do artesão Jefferson, para ouvir de perto as principais demandas dos trabalhadores que mantêm viva a produção artesanal local. O espaço reúne mais de 20 artesãos com peças em exposição e comercialização, muitos deles com mais de 30 anos de história dedicados à arte e à cultura do município.

Durante a visita, foram identificadas necessidades estruturais urgentes, como o conserto do sistema de drenagem do telhado, que atualmente não suporta períodos de chuva, e a instalação de toldos nas portas das lojas para evitar a entrada de água nos ambientes internos. Também foram apontadas demandas como a revitalização dos banheiros, construção de um depósito/almoxarifado e instalação de placa de identificação do Centro.

Atendendo às reivindicações, o vereador protocolou quatro indicações direcionadas ao prefeito Lucas Galvão, com cópias às secretarias competentes, incluindo Infraestrutura e Turismo, solicitando providências para sanar os problemas estruturais e construir soluções de médio e longo prazo para o fortalecimento do Centro. Mattson também informou que irá articular visitas às secretarias responsáveis para acompanhar pessoalmente os encaminhamentos e cobrar medidas concretas.

“No Centro de Artesanato temos profissionais com mais de 30 anos de história. São pessoas que ajudaram a construir a identidade cultural da nossa cidade e que merecem um espaço adequado e com visibilidade compatível com sua história.”

Embora o prédio tenha recebido pintura recente, ainda não passou por uma reforma estrutural que garanta melhores condições de trabalho aos artesãos e mais conforto aos visitantes. Pela sua localização estratégica, o espaço possui potencial turístico ainda pouco explorado, podendo se tornar um ponto de referência na valorização da identidade local.

O vereador reforçou que sua atuação será pautada na defesa da cultura, da economia criativa e na construção de parcerias institucionais para transformar o Centro de Artesanato “Chico Santeiro” em um ambiente mais estruturado e visível.

Sidy's Tv e Internet
RN Prefeitura