e-Títulos habilitados no RN ultrapassam a marca dos 700 mil
Dados atualizados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mostram que até esta quarta-feira (7), 743.818 eleitores do RN estavam com o aplicativo e-Título habilitados, isso corresponde a 28,08% do eleitorado potiguar, que é de 2.649.282 pessoas.
Considerando todo o Brasil, o RN ocupa a 9ª posição no ranking dos Estados com mais e-Títulos baixados em relação ao seu eleitorado, ficando atrás apenas de RR, SP, AP, RJ, PR, MS, SC e GO. Na região Nordeste, o RN ocupa o 1º lugar neste ranking.
Nas Eleições de 2022, cerca de 28 milhões de brasileiros usaram o aplicativo para acessar suas informações eleitorais de modo mais simples e rápido. Um número bem maior que nas Eleições de 2020, quando pouco mais de 5 milhões de pessoas baixaram o App. Com as eleições municipais se aproximando, mais de 45 milhões e 600 mil cidadãos em todo território nacional já habilitaram o e-Título.
Benefícios do e-Título
Ativo desde 2017, o aplicativo e-Título permite o acesso rápido e fácil a informações como:
- justificar ausência no dia das Eleições e após o pleito, visto que ele permite a visualização do local de votação por ser integrado ao Google Maps ou Waze para traçar a melhor rota para chegar à seção eleitoral;
- dispensa a apresentação de documento oficial no momento da votação;
- consultar seu local de votação;
- emitir certidão de quitação;
- emitir certidão de crimes eleitorais;
- gerar o Título Eleitoral em formato PDF para impressão;
- se inscrever para participar como mesário voluntário;
- emitir declaração de trabalhos eleitorais;
- consultar débitos com a Justiça Eleitoral;
- efetuar pagamento por Pix ou por meio da emissão de boleto, dentre outros.
“A possibilidade do próprio eleitor acessar estes serviços de qualquer lugar, sem a necessidade de comparecer ao seu Cartório Eleitoral, alivia consideravelmente a carga sobre a Justiça Eleitoral e garante um atendimento mais ágil e eficaz para toda a sociedade. O e-Título atua como um verdadeiro hub de serviços eleitorais disponíveis na mão dos cidadãos, cujos serviços crescem a cada eleição. Trata-se de um verdadeiro cartório eleitoral virtual”, explica o coordenador de Sistemas Corporativos do TRE-RN, Osmar Fernandes.