Atores currais-novenses participam de seletiva para o espetáculo natalino de 2024

6 de novembro de 2024

O Teatro Municipal Ubirajara Galvão da cidade e Currais Novos foi palco, neste início de semana, da seletiva de atores para o espetáculo natalino de 2025, “Auto do Belo Amor” que será apresentado nos dias 21 e 22 de Dezembro.

“O espetáculo já está bem encaminhado, desde o mês de agosto que venho trabalhando o texto. Nesse período já definimnos cenário, desenhamos e adquirimos os figurinos, contratamos a costureira, fizemos o alinhamento das equipe de direção e produção e estamos prestes a iniciar os ensaios com o elenco, provavelmente no próximo dia 07, quinta-feira”, explicou Carlos Medeiros, diretor geral do espetáculo.

O ator curraisnovense Lenilson Araújo é o responsável pela preparação dos atores e está conduzindo as audições. “Esse já é o segundo espetáculo que tenho essa missão. Pra mim é uma alegria imensa poder preparar os atores. Já atuei com vários que aqui estão e fico contente com a quantidade de novos atores. Estou dedicado para a preparação de corpo, respiração, texto, energia do ator, para que cada um entregue o melhor no palco e assim possamos apresentar um ótimo espetáculo”, disse.

“Esse momento vinha sendo aguardado pelos atores e atrizes locais desde que foi finalizado o Auto de Santana. É diferente poder atuar na nossa terra”, disse uma das atrizes que participou da seletiva.

Esse ano o espetáculo terá o nome de “Auto do Belo Amor”, numa celebração ao nascimento do maior amor, o mais belo e mais perfeito. Segundo Carlos Medeiros a apresentação vem com a missão de despertar nas pessoas o reconhecimento desse sublime amor que se manifesta sempre em nossas vidas e muitas vezes passa despercebido.

Well Lab

AMSO-TR promove evento sobre transição de mandato para gestores municipais

6 de novembro de 2024

A Associação dos Municípios do Seridó e Trairi (AMSO-TR) promoverá, no dia 12 de novembro, um evento focado no fim de mandato e na transição de gestões municipais, com o apoio técnico do Instituto Novo Eleitoral. O encontro acontecerá na sede da AMSO-TR, das 10h às 13h, e contará com a presença dos especialistas Dr. Herval Sampaio e Dr. Daniel Monteiro, que farão uma explanação sobre práticas e procedimentos essenciais para uma transição eficiente e responsável.

O presidente da AMSO-TR, Ivanildinho Ferreira, que também é prefeito de Santa Cruz, reforçou o convite aos prefeitos e prefeitas associados, destacando a importância de capacitar as equipes para este momento. “Este evento nos proporcionará atualizar nossas equipes, para que procedam com as transferências de informações da melhor maneira para as novas gestões. A importância deste evento não se limita aos que irão repassar a gestão, mas a todos”, afirmou Ivanildinho.

O presidente ainda recomendou que cada prefeito leve, preferencialmente, cinco membros de suas equipes, para garantir que o aprendizado seja absorvido e aplicado em diversas áreas das administrações municipais. A AMSO-TR espera reunir um grande número de representantes para fortalecer a transição entre gestões e garantir continuidade e transparência nos serviços públicos.

A AMSO-TR disponibiliza o número de WhatsApp (84) 99987-0995 para inscrições que seguem até 11 de novembro.

Restaurante Sertanejo

Trump vence Kamala Harris e é o novo presidente dos Estados Unidos

6 de novembro de 2024

Donald Trump será o 47.º presidente dos Estados Unidos. O republicano volta a Casa Branca depois de ter conquistado o número necessário de 270 delegados no colégio eleitoral e ter derrotado a democrata Kamala Harris nas eleições de terça-feira, 5. Trump retorna à Casa Branca depois de quatro anos marcados por processos na Justiça que renderam a ele uma condenação criminal.

O republicano, que sobreviveu a uma tentativa de assassinato em julho, vai governar um país dividido e com severos desafios internos relacionados à imigração, transição energética, acesso ao sistema de saúde e dependência química. Na política externa, Trump terá de lidar com as guerras na Ucrânia e no Oriente Médio e com a competição econômica e influência cada vez maior da China.

Desta vez, Trump se torna o homem mais velho a ocupar o cargo de presidente, aos 78 anos e 140 dias. Ele supera o antecessor e algoz nas eleições de 2020, Joe Biden. Também é o primeiro desde Groover Cleeveland, em 1893, a voltar à Casa Branca após perder a reeleição e ser eleito depois de uma condenação criminal em primeira instância.

A volta de Trump é uma resposta do eleitor americano a quatro anos de um governo democrata marcado pela alta da inflação, que elevou o custo de vida dos americanos e reaproximou os eleitores do Partido Republicano. Também é um sinal claro de que os eleitores americanos estão mais preocupados com a questão da imigração, tida como fora de controle, do que com outros temas. As acusações criminais contra o ex-presidente, que responde a processos de conspiração contra os EUA, retenção de informações de defesa nacional e suborno, não foram suficientes para minar sua popularidade.

Com uma vitória também no voto popular, com mais de 71 milhões de eleitores, a volta de Trump é um sinal claro de que o eleitor americano apoia a ideia de deportação em massa de imigrantes ilegais, fim da globalização e um basta ao identitarismo que tomou conta da esquerda e dos progressistas americanos.

Ao se cadastrar nas newsletters, você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade.
A campanha do republicano foi marcada por uma retórica mais agressiva contra imigrantes e a memória de bonança econômica de seu primeiro mandato. Trump retomou o movimento Make America Great Again (“Faça a América Grande de Novo”, traduzido em português), que se popularizou na eleição de 2016. Ele promete deportar 11 milhões de imigrantes ilegais e adotar protecionismo econômico contra rivais americanos, em especial a China. “Eles (os imigrantes) estão envenenando o sangue de nosso país”, afirmou em diversos comícios.

O republicano também falou abertamente sobre usar o Departamento de Justiça para perseguir rivais, tanto do Partido Republicano quanto do Partido Democrata. Entre eles, estariam a deputada Liz Cheney, Joe Biden e a rival, Kamala Harris. Trump também fez alusão à censura contra a imprensa americana e espalhou durante a campanha mentiras contra imigrantes, como a afirmação de que estariam comendo animais domésticos na cidade de Springfield, em Ohio – o que desencadeou ameaças e aumento da violência na região. Ele também prometeu perdão e liberdade aos responsáveis pelo ataque ao Capitólio em 6 de janeiro de 2021.

Estadão

Well Farma

Neoenergia Cosern abre seleção para curso gratuito de eletricistas em Natal

6 de novembro de 2024

A companhia de distribuição de energia Neoenergia Cosern abre inscrições, na próxima quinta-feira (7), para seleção de uma nova turma para formação de eletricistas. São oferecidas 27 vagas no curso gratuito, que terá duração de seis meses. 

As aulas teóricas e práticas serão ministradas no Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER), do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-RN), em Natal. 

As inscrições serão feitas no site do Portal do Aluno do Senai-RN até o próximo sábado (9), ou quando o número de inscritos chegar a 300. 

A carga horária do curso é de 540 horas e as aulas deverão começar em fevereiro de 2025, no período noturno. 

Segundo a Neoenergia, o curso de Eletricista de Rede de Distribuição oferece capacitação profissional gratuita contribuindo com a qualificação e o ingresso no mercado de trabalho. 

Podem participar candidatas e candidatos acima de 18 anos, com Ensino Médio Completo e Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias B, C ou D. 

Após a conclusão do curso, alunas e alunos podem trabalhar como eletricistas no mercado de trabalho ou serem contratada(o)s para vagas na Neoenergia. 

Dos mais de 4,4 mil eletricistas formados pela instituição, cerca de 3,3 mil já foram contratados para atuarem no grupo Neoenergia.

G1

QFome App

Obra de engorda da praia de Ponta Negra chega a 35% de execução

6 de novembro de 2024

As obras da engorda da praia de Ponta Negra devem se aproximar da marca de 2 km finalizados nos próximos dias. Os trabalhos, que já contam com a conclusão de 1,35 km e índice de cerca de 35% de finalização, avançarão com o bloqueio de mais 500 metros da praia para a realização do aterro na altura do hotel Rifóles, até a semana que vem. As informações são do secretário de Infraestrutura de Natal, Carlson Gomes, que celebra o andamento dos serviços, mesmo diante da paralisação temporária em razão de o material retirado da jazida para o aterro ter sido considerado impróprio. A previsão é finalizar a obra depois do dia 20 de dezembro, mas ainda em 2024.

“Passamos algo em torno de 10 dias para começar de fato a engorda, por conta do problema com a jazida, mas a obra está andando no seu fluxo normal. Nós notamos, com esse pouco mais de um quilômetro, que a população está aprovando os trabalhos. Temos visto o pessoal do surf e do kitesurf frequentando a região, que será um grande marco para revitalizar o turismo e a economia de Ponta Negra. Então, pretendemos entregar após o dia 20 de dezembro”, afirmou o secretário. O aterro hidráulico começou em meados de agosto e foi paralisado em seguida por causa das condições da jazida.

Os serviços foram retomados no dia 20 de setembro, após a Prefeitura encontrar um novo local para a extração dos sedimentos, com areia de qualidade e suficiente para a obra. Também foi decretada emergência nas praias de Ponta Negra e da Via Costeira após o risco de colapso em diversos pontos da orla, atingindo hotéis, passeio público, sistema de drenagem e o Morro do Careca, com risco de acidentes fatais e danos ambientais. As marés altas e intensas que passaram a atingir Natal na época, foram um dos motivos elencados pela Prefeitura para edição do decreto.

Na época, a Procuradoria Geral do Município disse que a situação de emergência decretada iria muito além da obra de engorda, que, graças à medida, pôde continuar, segundo interlocutores. Entre as legislações que embasam o decreto estão o Código Florestal, como a Lei de Política Nacional de Proteção e Defesa Civil (12.608/2012) e a Resolução 369/Conama. No mês passado, a Agência Nacional de Mineração (ANM) aprovou a extração de areia da nova jazida que está alimentando as obras da engorda de Ponta Negra.

A justiça também determinou que o Instituto do Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema) se abstenha de “impor obstáculos” à execução das obras da engorda. Atualmente, em situações de maré cheia, bares, barracas e banhistas ficam praticamente impedidos de frequentar a areia e o mar. Com o aterro, a faixa de areia nas praias de Ponta Negra e parte da Via Costeira é alargada para até 100 metros na maré baixa e 50 metros na maré alta. A obra tem custos da ordem de R$ 73 milhões.

Tribuna do Norte

Sidy's Tv e Internet

José Vanildo renova mandato na presidência da FNF até 2030

6 de novembro de 2024

O presidente da Federação Norte-rio-grandense de Futebol, José Vanildo da Silva, está garantido no cargo até o fim de 2030. O anúncio do novo mandato foi feito na tarde desta terça-feira, durante o primeiro Conselho Técnico do Campeonato Potiguar 2025.

Vanildo aproveitou a presença dos clubes para a reunião e foi aclamado por unanimidade.

– Nós tivemos a felicidade de ter o referendo de todos os clubes em favor da minha recondução, da minha diretoria e dos meus vices a mais um mandato na federação. Isso me deixa feliz, agradecido e muito mais comprometido com esse novo momento que vou viver na CBF, com o novo momento que eu espero ter para apoiar com mais efetividade os nossos clubes – falou.

O presidente da FNF também confirmou que aceitou o convite para ser diretor de futebol da Copa do Nordeste.

– Fui convidado essa semana para exercer o cargo da diretoria de futebol da Copa do Nordeste. Cuidar da Copa do Nordeste, cuidar das bases da Copa do Nordeste, do futebol feminino, e também cuidar da Copa do Mundo na representação dos estados (…) A Copa do Nordeste vive um momento diferente e nós temos que entender. A Copa do Nordeste não pode morrer. Ela tem que crescer – declarou.

O advogado José Vanildo da Silva assumiu a presidência da FNF no dia 10 de abril de 2007, após a renúncia de Alexandre Cavalcanti. Em 2010, com a mudança nos estatutos das federações realizado com base no da CBF, o mandato foi prorrogado por mais quatro anos. Em agosto de 2012, Vanildo foi reconduzido ao cargo. Na oportunidade, o mandato, que se encerraria em dezembro de 2014, foi prolongado até 2019. Em 2018, em nova assembleia antecipada, foi reeleito para gestão 2019/2022.

Em janeiro de 2021, por unanimidade, os clubes e ligas asseguraram um novo mandato a Vanildo, válido até o fim de 2026. Agora, o presidente fica no cargo até o fim de 2030.

G1/RN

Academia Noova

Polícia Militar do RN inaugura Centro de Equoterapia para atendimento a crianças e adolescentes com TEA

6 de novembro de 2024

Na manhã desta terça-feira (5), a Polícia Militar do Rio Grande do Norte (PMRN) inaugurou o Centro de Equoterapia no Regimento de Polícia Montada (RPMont), localizado na Zona Norte de Natal. O serviço, que utiliza cavalos em sessões terapêuticas para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), foi oficialmente credenciado pela Associação Nacional de Equoterapia (ANDE BRASIL), consolidando o Regimento Capitão João Fernandes de Almeida como um dos centros autorizados para a prática.

A cerimônia contou com uma demonstração conduzida pelo educador físico da equipe, que evidenciou a docilidade dos cavalos utilizados nas terapias. A apresentação incluiu uma breve sessão de equoterapia com um dos praticantes, destacando os benefícios da interação com os animais para o desenvolvimento físico e emocional dos pacientes.

O centro de equoterapia funcionará semanalmente, às terças, quartas e quintas-feiras, com uma equipe multidisciplinar formada por oito militares, além de profissionais das áreas de fisioterapia, psicologia e equitação. Voltado para crianças e adolescentes com laudo médico de TEA, o projeto oferece um ambiente acolhedor para estimular o desenvolvimento por meio da prática terapêutica com cavalos. Os interessados em participar devem apresentar indicação médica e entrar em contato pelo e-mail equoterapia.pmrn@gmail.com para obter informações sobre o processo de inscrição.

Estiveram presentes na inauguração a Governadora do Estado, Professora Fátima Bezerra; o Secretário de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED), Coronel Araújo; o Comandante-Geral da PMRN, Coronel Alarico Azevedo; o Subcomandante-Geral, Coronel Mendonça; o Diretor de Saúde, Coronel Demócrito; o Comandante do RPMont, Tenente-Coronel Moreira; o Comandante do CPC, Coronel Marinho; o Comandante do Corpo de Bombeiros, Coronel Monteiro, além de convidados e participantes do Centro de Equoterapia.

O Comandante-Geral da PMRN, Coronel Alarico, destacou que o projeto representa um avanço no atendimento especializado, reforçando o compromisso da instituição com a inclusão social e o apoio às famílias que convivem com o TEA.

Wheyz

MPRN recomenda que presidentes de Câmaras de 3 municípios do RN não concorram a novo mandato

6 de novembro de 2024

O Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte (MPRN) está recomendando aos presidentes das Câmaras Municipais de Lagoa D’Anta, de Montanhas e de Nova Cruz que se abstenham de concorrer a um novo mandato para a presidência de suas respectivas casas legislativas. A medida decorre da constatação de que os atuais presidentes estão em seu segundo mandato consecutivo na presidência e foram reeleitos para a Câmara Municipal nas eleições de 2024.

A recomendação do MPRN está alinhada à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). Em jurisprudência estabelecida nas Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADIs) 6674 e na Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 959, o STF restringiu a possibilidade de reeleição para a presidência das Câmaras Municipais.

O STF decidiu que, em conformidade com a Constituição Federal, a reeleição para a Mesa Diretora de uma Câmara Municipal deve ser limitada a uma única vez, ou seja, os vereadores não podem exercer mais de dois mandatos consecutivos no cargo de presidente.

O MPRN fundamenta a recomendação na necessidade de garantir o cumprimento das decisões do STF, reforçando a legalidade e a transparência nas eleições internas das Câmaras Municipais, além de assegurar a alternância de poder nas casas legislativas.

Os presidentes das Câmaras Municipais de Lagoa D’Anta, Montanhas e Nova Cruz têm um prazo de 10 dias úteis para se manifestar e adotar as providências necessárias, com vistas a evitar qualquer descumprimento das orientações legais.

Well Lab Isaac Nutri

Currais Novos: prefeito eleito, Lucas Galvão anuncia primeiros nomes de secretariado

6 de novembro de 2024

Prefeito eleito de Currais Novos, Lucas Galvão anunciou os primeiros nomes de seu secretariado. A oficialização virá apenas com o início do mandato, mas a confirmação dos seus futuros assistentes ocorreu em publicação nas redes sociais do prefeito eleito.

Por ordem na montagem que fizemos acima, os nomes confirmados são de Adriano Nunes (Cultura); Clayper Salustiano (Agricultura) e Ingred Araújo (Administração).

“Nos próximos dias, nos reuniremos com todo o Secretariado para prosseguirmos com a transição e com o nosso planejamento”, disse Lucas em sua publicação no Instagram.

A expectativa é que haja a confirmação nas próximas semanas do nome de Sueid Rusk para a Secretaria de Esportes, que será criada no início da gestão. Outras pastas seguem em aberto e a definição também deve ser tomada nos próximos dias.

Restaurante Sertanejo

Monte Alegre/RN inova ao adotar iogurte de leite de cabra na merenda escolar

6 de novembro de 2024

Monte Alegre, um município do Rio Grande do Norte, está se destacando por ser o único no estado a adquirir iogurte de leite de cabra para a merenda escolar. Este projeto inovador tem como base o trabalho do Capril Buxada de Monte Alegre, que produz diariamente 80 litros de leite de cabra, resultando em cerca de 2.400 litros por mês. A produção de leite é destinada à fabricação de iogurte, queijos, manteiga e doces, todos derivados do leite de cabra, que são comercializados localmente e também adquiridos para a alimentação escolar.

O município, ao adotar essa iniciativa, não apenas oferece uma alimentação de qualidade para os alunos, mas também incentiva a economia local, ao fortalecer a cadeia produtiva da caprinocultura leiteira. A compra de iogurte de leite de cabra é uma medida que valoriza a produção artesanal da região e promove a sustentabilidade e a saúde, com alimentos frescos e nutritivos para as crianças.

Este modelo de integração entre a agricultura familiar e a educação pública é um excelente exemplo de como políticas públicas podem alavancar o setor agropecuário, promovendo o bem-estar social e fortalecendo a economia regional. A caprinocultura no Rio Grande do Norte, especialmente na região de Monte Alegre, tem mostrado grande potencial de crescimento e diversificação, com a produção de derivados lácteos de alta qualidade, que atendem tanto ao mercado local quanto regional.

Agro Sertão

Sidy's Tv e Internet
RN RN Prefeitura