Cristiane Dantas alerta sobre situação precária das rodovias do RN

21 de setembro de 2023

A deputada estadual Cristiane Dantas (SDD) voltou a alertar sobre a situação precária das rodovias estaduais do Rio Grande do Norte. Segundo a parlamentar, a gestão estadual tem anunciado a recuperação das estradas, mas não tem executado as melhorias conforme o prometido.

Ela citou como exemplo a Estrada do Melão, que fica localizada na zona rural de Baraúna, região Oeste potiguar. Segundo a deputada, em outubro de 2020 o Governo do Estado anunciou que a estrada seria concluída ainda naquele ano, o que até o momento não aconteceu.

“E olha que só estou falando de 31 quilômetros que tem a Estrada do Melão, que ao longo de três anos o Governo do Estado não teve competência nem planejamento estratégico para recuperar”, criticou.

Cristiane afirma ainda que os problemas estruturais nas estradas afetam a economia do Rio Grande do Norte e a competitividade em relação aos estados vizinhos, impactando no custo do frete, que já aumentou, segundo ela, 30% em relação ao escoamento dos produtos da fruticultura e do sal, por exemplo.

A parlamentar também alertou para o risco de acidentes para estudantes e todos os demais grupos que utilizam as estradas do RN. “Volto a clamar que a governadora de fato recupere as estradas do Rio Grande do Norte”, frisou.

Well Lab

Câmara de Currais Novos fará concurso para 10 vagas com salários de até R$ 3,7 mil

21 de setembro de 2023

A Câmara Municipal de Currais Novos fará um novo concurso público. A informação foi anunciada pelo presidente da casa, o vereador Cleyber Trajano, nesta quinta-feira (21). Serão ofertadas 10 novas vagas para cargos de nível superior e médio. A expectativa é de que o edital seja divulgado em breve e a prova seja realizada ainda este ano.

Os vencimentos podem variar de R$2.224,32 para os cargos de nível médio a R$3.713,30 para cargos de nível superior.

A expectativa é que as vagas sejam para cargos de nível superior de Analista Legislativo, especialidade Tecnologia da Informação (01); Analista legislativo, especialidade Redação Parlamentar (01) e Controlador Interno Legislativo (01-CR). Já os de nível médio devem ser para Operador de Mídia (01), Cinegrafista Legislativo (01), Técnico Legislativo (03), Recepcionista Legislativo (01) e Agente de Portaria (01).

“Com muita satisfação anunciamos este Concurso Público. Um momento ímpar. Será dada entrada no projeto de lei na última Sessão Ordinária de setembro, mas já podemos anunciar as vagas previstas. Esse é um compromisso nosso ao assumir a Mesa Diretora da Casa em janeiro e demonstra a nossa responsabilidade, de toda Mesa Diretora, em relação a ofertar essas vagas para o funcionamento da Câmara”, disse o presidente Cleyber Trajano.

Restaurante Sertanejo

Divaneide Basílio esclarece pontos sobre suspensão do Programa do Leite

20 de setembro de 2023

A suspensão do Programa do Leite em alguns municípios do RN foi também o tema abordado pela deputada Divaneide Basílio (PT), que esclareceu algumas questões durante a sessão plenária desta quarta-feira (20).

“Nosso mandato tem responsabilização com a segurança alimentar e essa questão já foi dialogada com um governo. Há um vídeo aonde a secretária Íris, da Sethas, esclarece que é uma suspensão parcial, que não está ocorrendo em todos os municípios e que se deve a uma adequação de um dos laticínios”, explicou a parlamentar.

Segundo a Sethas, a paralisação foi necessária para que a indústria adeque os equipamentos da sua linha de produção às normas sanitárias a fim de proteger a saúde da população de 22 municípios.

Divaneide afirmou que a medida foi necessária e a secretária deu uma resposta ágil ao problema a fim de que as comunidades não fossem prejudicadas. “Ter a coragem de dizer que a laticínio não entregou produto de boa qualidade e exigir que ele entregue é uma responsabilidade, é um compromisso correto cobrar mais qualidade e foi uma resposta dada a contento e rápida”, afirmou.

Well Farma

Chef potiguar participa de nova temporada do Masterchef Profissionais

20 de setembro de 2023

O chef natalense Moisés Batista vai representar o RN na mais nova edição do programa MasterChef que teve início na noite desta terça-feira (19), às 22h30, na Band.

Moisés teve que encarar uma dura seletiva entre mais de 400 mil chefs e cozinheiros profissionais para estar entre os 14 finalistas do reality show gastronômico.

Nascido em Natal e criado em Caiçara do Norte, ele já vendeu sanduíches na rua, trabalhou como garçom, mas sempre sonhou se tornar cozinheiro. Já atuou em restaurantes como o Marechal, Manary e Camarões. Moisés também trabalhou em Pipa, onde recebeu premiações no Festival Gastronômico.

Atualmente ele reside em Jericoacoara, no Ceará, onde atua como chef consultor e gestor operacional de um Grupo de Consultoria Norte, Nordeste.

Revista Deguste

QFome App

Feto é encontrado na noite desta terça (19) no lixão de Caicó

20 de setembro de 2023

Polícia Civil de Caicó (RN) vai investigar o caso de um feto encontrado no lixão da cidade na noite desta terça-feira (19). O colega Sidney Silva conseguiu apurar que o carro coletor que transportou o feto fez a coleta do lixo na Avenida Coronel Martiniano, área central de Caicó.

Ao ser encontrado por catadores, o feto foi deixado no local e a polícia foi acionada. Os peritos do ITEP, também foram acionadados.

O blog ouviu um profissional da área de saúde, que olhando uma foto, comentou que o feto deve ter entre 6 e 7 meses. Estava todo formado. Inclusive, ainda estava com parte da placenta da mãe.

“Com esse tempo, a mãe, com certeza precisa de atendimento médico para fazer curetagem, que é um procedimento médico executado em unidade hospitalar, sob anestesia geral ou locorregional, que objetiva retirar material placentário ou endometrial da cavidade uterina por um instrumento denominado cureta”, disse o profissional de saúde.

Sidney Silva

Sidy's Tv e Internet

IFRN abre inscrições para cursos profissionalizantes com 1.076 vagas

19 de setembro de 2023

O processo seletivo para cursos técnicos de nível médio, na modalidade subsequente, do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) está com inscrições abertas. As oportunidades são para Natal e para o interior, em diversos campi, e são destinadas a quem já concluiu o ensino médio. O período de inscrições segue até 15 de outubro.

Com ingresso no semestre letivo 2024.1, o processo seletivo possui 1.076 vagas em cursos técnicos, ofertadas por doze campi do IFRN: Apodi; Ipanguaçu; Mossoró; Natal-Central; Natal-Cidade Alta; Natal-Zona Leste; Natal-Zona Norte; Nova Cruz; Parelhas; Parnamirim; Santa Cruz; e São Paulo do Potengi.

As inscrições devem ser feitas de forma online, na Área do Candidato, no sítio da Fundação de Apoio ao IFRN (Funcern), que está realizando o processo seletivo. O período de isenção da taxa de inscrição, no valor de R$ 30, vai até 24 de setembro.

As provas do processo seletivo estão previstas para o dia 26 de novembro, no horário das 13h às 17h (horário oficial local), nas cidades onde as candidatas e os candidatos, se aprovados, serão matriculados e frequentarão os cursos. A seleção será realizada através de provas de Língua portuguesa, Matemática e uma produção textual.

O resultado final está previsto para o dia 28 de dezembro. Confira edital aqui.

Academia Noova Wheyz

Aniversário de 143 anos do nascimento de Tomaz Salustino é registrado em pronunciamento na ALRN

19 de setembro de 2023

Durante pronunciamento realizado na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, nesta terça-feira (19), o deputado estadual Nelter Queiroz (PSDB) fez o registro dos 143 anos de nascimento do currais-novense Tomaz Salustino, celebrado no último dia 06 de setembro.

Em seu pronunciamento, o deputado destacou vida e obra de Tomaz Salustino, onde pontuou seus principais feitos e seu legado que até hoje se faz presente na vida de toda comunidade currais-novenses bem como na região Seridó.

“Homem de visão e de amor por sua terra, realizou várias obras. Logo que descobriu a riqueza existente na Mina Brejuí, na década de 1940, há 80 anos, teve propostas milionárias de americanos e chineses para a compra da mesma, mas decidiu, através de seu próprio esforço e de sua família, erguer a mineração”, pontuou Nelter.

Ainda de acordo com o parlamentar, a decisão tomada por Tomaz Salustino, em não vender a Mina Brejuí, foi primordial para o desenvolvimento da economia de Currais Novos e de nossa região Seridó.

“Tomaz Salustino Gomes de Melo faleceu em 1963, aos 83 anos, na policlínica do Alecrim. Sepultado em Currais Novos, estimativas da época apontaram que, algo em torno de 30 mil pessoas participaram de seu funeral. A presença desta multidão foi um atestado do reconhecimento público por sua obra”, concluiu o deputado estadual.

Well Lab Isaac Nutri

Lagoa-novense faz bonito e chega em top-9 do Miss Eco Brasil

19 de setembro de 2023

A lagoa-novense Mislayne Beatriz, representando o Rio Grande do Norte, chegou ao top-9 do Miss Eco Brasil. O concurso foi realizado neste domingo (17) em Tacuari, no Rio Grande do Sul.

“Muito orgulhosa. Dei o meu melhor e fiquei muito feliz com a repercussão. Experiência pra vida toda”, afirmou a modelo em seu perfil no Instagram.

A vencedora foi a representante do Mato Grosso do Sul. Ela vai representar o Brasil no Egito em 2024.

O concurso desempenha um papel fundamental na promoção da conscientização ambiental. Fundado em 1990, a disputa tem esse nome desde 1992, quando foi realizada a Rio Eco/92.

Blog do Ismael Medeiros

Restaurante Sertanejo

Municípios recebem apoio das bancadas federal e estadual

18 de setembro de 2023

O presidente da Assembleia Legislativa do RN, deputado estadual Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB), prestou solidariedade aos prefeitos norte-riograndenses durante reunião realizada na manhã desta segunda-feira (18), com objetivo de solicitar apoio dos parlamentares ao aumento do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). O encontro reuniu mais de 70 prefeitos, além de deputados estaduais, federais, senador, prefeitos e presidentes de associações que representam os gestores municipais.

“Os prefeitos do Rio Grande do Norte têm, desta Casa Legislativa, apoio absolutamente irrestrito. Sabemos das dificuldades dos municípios e estamos aqui para dar as mãos e fazer um apelo à bancada federal para que todos possam se somar nessa luta, que é a luta municipalista e, não tenho dúvidas, que a bancada federal está aqui para hipotecar essa solidariedade e apoio. Todos nós sabemos que a vida acontece nos municípios”, afirmou.

Na oportunidade, Ezequiel Ferreira anunciou que as emendas dos deputados estaduais destinadas aos municípios e que estavam atrasadas, estão sendo liberadas desde sexta-feira passada. “Diante de uma negociação feita, começaram a ser liberadas. Temos o compromisso de fazer essas emendas chegarem aos municípios até o final deste mês, valores na ordem de R$ 1 milhão de cada deputado. Esse foi o compromisso assumido e o restante será pago até o final do ano”, destacou.

A reunião, organizada pela Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn), tendo à frente o presidente da entidade, prefeito Luciano Santos e contou com as presenças do senador Rogério Marinho (PL) e dos deputados federais Sargento Gonçalves (PL), Benes Leocádio (União), Robinson Faria (PL) e Paulinho Freire (União).

Também estiveram presentes os deputados estaduais Cristiane Dantas (SDD), Luiz Eduardo (SDD), Ubaldo Fernandes (PSDB), Isolda Dantas (PT), Francisco do PT, Tomba Farias (PSDB), Dr. Bernardo (PSDB), Dr. Kerginaldo (PSDB), Taveira Júnior (União), Kleber Rodrigues (PSDB), Terezinha Maia (PL) e George Soares (PV).

O encontro ainda teve a participação de mais de 70 prefeitos e presidentes de associações que representam os gestores municipais.

Sidy's Tv e Internet
RN RN Prefeitura