Os deputados da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN) aprovaram o Projeto de Lei que dispõe sobre a proibição do uso de smartphones em salas de aula para fins não pedagógicos no RN.
O propositor da matéria, deputado Hermano Morais (PV), destacou a conclusão de um relatório global produzido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) acerca dos efeitos do uso excessivo do celular no desempenho educacional e na estabilidade emocional de crianças e adolescentes.
“Faz-se urgente a adoção de medidas efetivas que venham a enfrentar essa problemática. Inicialmente, sobreleva ressaltar que aqui não se nega o potencial das tecnologias informacionais no mundo moderno. No entanto, ainda é preciso debater até que ponto a tecnologia transformou a educação”, justifica a proposta apresentada por Hermano Morais.
A tradicional Festa do Boi, que este ano chega a sua 61ª edição, terá o apoio da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. A garantia partiu do próprio presidente da Casa, deputado Ezequiel Ferreira (PSDB), que se reuniu nesta quarta-feira (27) com a diretoria da Associação Norte-Rio- Grandense de Criadores (Anorc), organizadora do evento. A Festa ocorrerá entre 7 e 14 de outubro, no Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim.
“A Assembleia tem sido parceira da Festa do Boi e não poderia ser diferente em 2023. É um evento já consolidado de grande importância para a economia do Estado, que leva ainda saúde, informação e cultura para a população. O Legislativo dará todo o apoio para engrandecer ainda mais este evento. Precisamos incentivar mais eventos como esse”, disse Ezequiel.
Recentemente a Festa do Boi se tornou Patrimônio Imaterial, Histórico, Cultural e Turístico do Estado, após aprovação por unanimidade da ALRN de projeto apresentado pelo deputado estadual Taveira Júnior (União). A matéria já foi sancionada pela governadora Fátima Bezerra (PT).
Segundo o presidente da Anorc, Matheus França, a Festa do Boi “é o maior evento do setor nas regiões Norte e Nordeste e está entre os maiores do País, sendo uma referência para quem atua na área”. No encontro com Ezequiel, também foram debatidos temas relacionados a questão agropecuária e a importância da atividade para a economia.
A projeção é que neste ano o evento movimente cerca de R$ 72 milhões em negócios, o que representaria um crescimento de 20% em relação ao ano passado. A expectativa é que mais de 500 mil visitantes passem pelo local. A organização já adiantou que a edição de 2023 também terá mais leilões e apresentações musicais.
Além da Anorc, a Festa do Boi também é realizada em parceria com o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape), Sebrae e Prefeitura de Parnamirim.
A reunião contou ainda com outros membros da Anorc, como o vice-presidente da entidade, Eduardo Carlos de Melo; o diretor de relações públicas, Alexandre Chaves Barreto; o segundo tesoureiro Humberto Pignataro Neto e o diretor técnico Rhiscliffe Dutra.
Pela ALRN, ainda estiveram presentes o diretor administrativo e financeiro Pedro Cascudo; o diretor de políticas complementares, Ricardo Fonseca; e o diretor da Presidência da Casa, Fernando Rezende.
A Prefeitura de Lagoa Nova, aqui no Seridó potiguar, está com processo seletivo aberto para a contratação de um médico. As inscrições seguem até o próximo dia 10 de outubro e o salário para o profissional selecionado é de quase R$ 12 mil por 40 horas trabalhadas semanais.
Os interessados poderão se inscrever pelo site da Funcern, mediante o pagamento de uma taxa de R$ 50. A seleção dos candidatos será feita por meio de prova de títulos, conforme os critérios de pontuação estabelecidos no edital.
O prazo de validade deste Processo Seletivo Simplificado será de 12 meses contados a partir da data de publicação da homologação do resultado final.
Os municípios de Caraúbas, Martins e Luís Gomes já podem acompanhar a TV Assembleia. Pelo canal, os moradores dessas cidades terão acesso às notícias e à transmissão das sessões do poder Legislativo, acompanhando assim o trabalho parlamentar de todos os deputados estaduais. Nesta semana, os cidadãos de Parelhas também receberão o sinal.
“Com estes quatro novos equipamentos, a TV Assembleia atinge o total de 16 transmissores digitais instalados em diversas regiões, ampliando a interiorização do sinal da principal emissora do Rio Grande do Norte”, disse Gerson de Castro, chefe da Divisão de Rádio e TV da emissora. Em Caraúbas, Martins e Parelhas, a TV estará disponível no canal 18.1, enquanto em Luís Gomes será no 51.1.
A TV Assembleia pode ser assistida em Natal e Região Metropolitana no canal 10.3 e ainda pela internet, no canal oficial da TV no YouTube. A emissora – mantida pela Fundação Djalma Marinho, entidade sem fins lucrativos – contribui com a divulgação das atividades parlamentares, inclusive realizando a transmissão ao vivo de todas as sessões da Casa, permitindo que o cidadão possa acompanhar com mais facilidade o trabalho dos deputados estaduais.
Cenário de filmes como Bacurau, de Kleber Mendonça Filho, e da série Cangaço Novo, da Amazon Prime, a região do Seridó vem se consolidando com polo de produções audiovisuais com o Curta Caicó, um dos 18 projetos socioculturais apoiados pelo Instituto Neoenergia e pela Neoenergia Cosern por meio da Lei de Incentivo à Cultura Câmara Cascudo.
Até 8 de outubro, 11 municípios da região vão receber mostras de filmes em universidades, escolas públicas e unidades do SESC em Acari, Caicó, Carnaúba dos Dantas, Cruzeta, Currais Novos, Florânia, Jardim do Seridó, Jucurutu, Parelhas, São José do Seridó e São João do Sabugi).
“Ficamos felizes em apoiar iniciativas alinhadas com nossa atuação, sejam elas voltadas para a promoção da criatividade, inovação e a geração de trabalho e renda nos campos da cultura. Acreditamos que os projetos socioculturais desenvolvidos são impulsionadores para o desenvolvimento local e sustentável, contribuindo para a transformação de pessoas e da nossa sociedade”, afirma a diretora do Instituto Neoenergia, Renata Chagas.
O suspeito de matar um homem em Currais Novos na noite desta terça-feira (26) teria conversado com a vítima antes de dar as facadas.
A informação foi dada inicialmente pelo colega Cleto Filho e confirmada pela Policia Militar. A PM inclusive já está com imagens de câmeras de segurança que mostram a chegada do suspeito no local.
A vítima, identificada como José Carlos, estava na calçada no momento em que o suspeito chegou no local. Após alguns minutos de conversa, o suspeito se aproximou e deu várias cutiladas contra a vítima.
O caso foi registrado por volta das 21h30. Ninguém foi preso até então.
Um homem foi morto a facadas na noite desta terça-feira (26) em Currais Novos.
A informação foi dada inicialmente pelo jornalista Cleto Filho e confirmada pela Polícia Militar posteriormente.
O caso ocorreu na Rua do Petróleo, no bairro Dr. José Bezerra, por volta das 21h30. A identidade da vítima ainda não foi repassada pelos policiais, que aguardam a documentação do homem para confirmar a identidade.
O corpo estava em frente à residência, já sem vida quando os militares chegaram ao local. A equipe do Instituto Técnico-Científico de Perícia do Rio Grande do Norte (ITEP/RN) é aguardada no local para a remoção do corpo.
Os deputados da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte aprovaram o Projeto de Lei que dispõe sobre a proibição do uso de smartphones em salas de aula para fins não pedagógicos no RN. O propositor da matéria, deputado Hermano Morais (PV), destacou a conclusão de um relatório global produzido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) acerca dos efeitos do uso excessivo do celular no desempenho educacional e na estabilidade emocional de crianças e adolescentes.
“Faz-se urgente a adoção de medidas efetivas que venham a enfrentar essa problemática. Inicialmente, sobreleva ressaltar que aqui não se nega o potencial das tecnologias informacionais no mundo moderno. No entanto, ainda é preciso debater até que ponto a tecnologia transformou a educação”, justifica a proposta apresentada por Hermano Morais.
Outras 11 matérias foram apreciadas na reunião desta terça-feira (26), sendo duas de autoria do Ministério Público do RN, uma que aperfeiçoa a estrutura organizacional do órgão e outra para reajustar a remuneração dos servidores efetivos e cargos comissionados do quadro de serviços auxiliares de apoio administrativo do MPRN.
As demais matérias aprovadas foram a de autoria do deputado Luiz Eduardo (SDD) que institui a política “Praia Cidadã”; de Francisco do PT sobre a inclusão do mel de abelha no cardápio da merenda escolar da rede pública de ensino do RN e de Divaneide Basílio (PT) criando a Rota Turística do Cavalo-Marinho, que compreende os municípios de Macau, Guamaré e Galinhos.
Duas instituições foram reconhecidas como de utilidade pública: a Associação Pedro Avelinense de Futsal do município de Pedro Avelino e o Instituto Neném Borges e a festa religiosa ao Bom Jesus dos Navegantes, padroeiro de Touros, foi reconhecida como patrimônio cultural e imaterial do RN, proposta de Divaneide Basílio (PT).
O calendário estadual de eventos também foi pauta da reunião, recebendo sugestão para mais três datas comemorativas: o Dia Estadual do Beach Tênnis, proposto por Coronel Azevedo (PL); o Dia Estadual do Motofretista (motoboy e mototaxista) no RN, a ser comemorado anualmente em 24 de setembro, proposto por Cristiane Dantas (SDD) e a Semana do Jovem Empreendedor, proposta pelo deputado Kleber Rodrigues (SDD).
A ACS (Associação Curraisnovense de Diabéticos) foi reinaugurada nesta segunda-feira (25), em cerimônia na sede da entidade.
A Associação foi fundada em 2016 e conta com nova diretoria. Nova presidente Maria Aparecida (Dadá), fala da alegria em presidir essa instituição sem fins lucrativos.
“É uma alegria estar presidente da ACD, com o apoio da sociedade e com a colaboração dos Diabéticos da nossa cidade, vamos juntos realizar um trabalho de utilidade pública em prol dos nossos associados “, disse Dadá.
Como se associar: A partir desta terça-feira (26), os interessados devem procurar a associação na Rua Presidente Kennedy, n° 188 A.
A Câmara de Currais Novos aprovou o projeto de lei que autoriza o pagamento complementar para repasse integral do piso da enfermagem. A votação que oficializou a medida ocorreu em sessão da casa realizada nesta segunda-feira (25).
Com o projeto de lei aprovado, o executivo fica autorizado a conceder uma complementação financeira para, junto a recursos do Governo Federal, chegarem ao valor referente ao piso da enfermagem, aprovado em âmbito nacional neste ano.
O projeto de lei 020/2023 foi enviado pelo poder executivo na última semana. Nesta segunda-feira, a Comissão de Legislação emitiu o parecer de forma oral para antecipar a votação em plenário. O relator, vereador Mattson, deu parecer favorável e o secretário da comissão, vereador Ezequiel Pereira, acompanhou a posição. Em plenário, a votação foi unânime em dois turnos.
“A Câmara Municipal deu um passo histórico pela luta dos profissionais da enfermagem. Tive a honra de ser o relator do projeto, no qual atuamos com celeridade dentro da comissão para que o texto fosse aprovado ainda nesta segunda-feira”, afirmou o vereador Mattson Ranier.
Assim que o PL foi sancionado, os enfermeiros passarão a receber R$ 4.750,00, os técnicos de enfermagem: R$ 3.325,00 e auxiliares de enfermagem: R$ 2.375,00. Os valores são referentes à carga horária de 44 horas semanais.