Bolsonaro tinha ‘plena ciência’ de fraude no cartão de vacina, diz PF

4 de maio de 2023

A Polícia Federal afirmou em relatório da Operação Venire que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) tinha “plena ciência” da fraude em sua carteira de vacinação. Em despacho no qual autorizou a ação, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), escreveu considerar “plausível, lógica e robusta” a hipótese de que o ex-chefe do Executivo, “de maneira velada”, procurou “eventuais vantagens advindas da imunização, especialmente considerado o fato de não ter conseguido a reeleição”.

Alinhada a interesses de Bolsonaro durante seu governo, a subprocuradora-geral Lindôra Araújo refutou a linha investigativa. Para ela, o ex-ajudante de ordens Mauro Cid “teria arquitetado e capitaneado a ação criminosa, à revelia, sem o conhecimento e sem a anuência” do ex-presidente. Bolsonaro negou ter tomado vacina ou alterado seu cadastro. “Fico surpreso com a busca e apreensão na casa do ex-presidente para criar um fato”, disse ele.

De acordo com relatório da PF, há provas de que Bolsonaro sabia da inserção fraudulenta dos dados de vacinação. A fraude, segundo a corporação, pode “ter sido realizada com o objetivo de gerar vantagem indevida para o ex-presidente relacionada a fatos e situações que necessitem de comprovante de vacina contra a covid-19”. Bolsonaro e aliados sempre rejeitaram os imunizantes.

Estadão Conteúdo

Well Lab

Entenda a importância da revisão periódica nas instalações elétricas residenciais

4 de maio de 2023

Nesta semana, relatos e imagens de curtos-circuitos nas áreas internas de residências ganharam as redes sociais. Os episódios reforçam a necessidade de os moradores atentarem para a importância da manutenção preventiva das instalações elétricas, principalmente no período chuvoso, quando as paredes podem apresentar infiltrações e danificar o cabeamento, atingindo eletrodomésticos.

A Neoenergia Cosern reforça a necessidade da revisão periódica das instalações internas dos imóveis e dos equipamentos para prevenir curtos-circuitos, queima de eletrodomésticos e até incêndios.

“É importante fazer a revisão periódica nas instalações elétricas das residências para que possamos evitar acidentes com pessoas e danos materiais. A condição dos equipamentos precisa ser vista. Se eles estão em bom funcionamento, não estão dando choque e se estão bem acondicionados. É importante verificar se uma tomada ou interruptor, por exemplo, está em uma parede molhada ou com infiltração para que se evite um choque”, destaca o engenheiro eletricista supervisor de Centro de Operações Integradas da Neoenergia Cosern, Daniel Burgos.

O engenheiro eletricista ressalta que esse tipo de manutenção deve ser feita por um profissional treinado e habilitado para que não ocorram acidentes de nenhuma natureza. A identificação antecipada de possíveis problemas com a rede elétrica pode ser efetuada por esse profissional, que deve verificar o dimensionamento dos cabos, circuitos e se os condutores elétricos da residência estão de acordo com o que preconiza as normas regulamentadoras brasileiras. Caso sejam identificados elementos danificados ou incompatíveis com as novas demandas de consumo, eles devem ser prontamente substituídos.

“A manutenção periódica da rede elétrica, além de manter a segurança em dia, evita um consumo exagerado na conta de energia. Há um acréscimo de até 10% quando as instalações são inadequadas, sem revisão, com aquecimento de cabos e risco de curto-circuito e sobrecarga de condutores”, frisa Daniel Burgos.

Em cidades localizadas no litoral, próximas de salinas ou em áreas com atividades de mineração, a revisão da rede elétrica dos imóveis deve ser mais frequente. Além disso, para evitar perdas e gerar economia na conta de luz, as lâmpadas ineficientes devem ser trocadas pelas que utilizam a tecnologia de LED, com maior durabilidade, menor consumo de energia e menos agressiva ao meio ambiente.

Restaurante Sertanejo

Açude Dourado está com 14,4% de sua capacidade, aponta Igarn

3 de maio de 2023

O Açude Dourado, principal reservatório de água de Currais Novos, está com 14,44% de sua capacidade total. Os dados são do mais recente levantamento do Instituto de Gestão das Águas do Estado do Rio Grande do Norte (Igarn), com números referentes a esta quarta-feira (3).

O percentual equivale a 1,49 milhão de metros cúbicos. Mesmo com o percentual, o manancial segue sem ser utilizado no sistema de abastecimento de Currais Novos. A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) aguarda a conclusão de um estudo sobre a qualidade das águas para, com uma resposta positiva, poder reabsorver o reservatório no sistema.

Açude Dourado

Capacidade: 10,32 milhões de m³
Volume Atual: 1,49 milhão de m³
Percentual: 14,44%

Volume em 03 de maio de 2022: 4,10 milhões de m³ – 9,23%

Well Farma

Secretaria de Saúde de Acari liga alerta no combate à dengue; veja entrevista

3 de maio de 2023

A Secretaria Municipal de Saúde de Acari acendeu o alerta no combate as arboviroses, doenças causadas pelo Aedes Aegypti.

De acordo com o levantamento mais recente, os índices de contaminação estão acima do aceitável e o município convocou a população para reforçar o combate ao mosquito. Confira entrevista com Ewertton Medeiros, secretário de saúde do município.

https://www.youtube.com/watch?v=v87uYIwDTo8&ab_channel=SidysTVInternet
QFome App

Neoenergia promove ação em Currais Novos que realiza troca de lâmpadas gratuitamente; veja critérios para participar

3 de maio de 2023

Os moradores de Currais Novos terão a oportunidade de trocar lâmpadas ineficientes por lâmpadas de LED até esta sexta-feira (5). A ação é desenvolvida por equipes da Neoenergia Cosern na modalidade porta a porta e integra o Programa de Eficiência Energética da companhia.

“O projeto Energia com Cidadania é extremamente apropriado para ajudar na redução do valor da conta, gerar economia de energia com a troca de lâmpadas e fomentar ações de sustentabilidade como a descarbonização do planeta”, ressalta a superintendente de Eficiência Energética da Neoenergia, Ana Mascarenhas.

O uso de lâmpadas de LED traz uma série de benefícios, além de gerar economia de energia. Elas possuem maior vida útil, com duração de aproximadamente de 25 mil horas, enquanto as lâmpadas fluorescentes duram 15 mil horas. A tecnologia também causa menos impacto ambiental. O LED não possui elementos tóxicos na sua composição, ao contrário das lâmpadas fluorescentes que possuem mercúrio. Essa substância é geradora de resíduos prejudiciais ao meio ambiente quando descartada de maneira irregular em rios e aterros. 

Veja critérios para participar:

  • · Ser cliente residencial ou rural-residencial; 
  • · Ser morador de comunidade popular ou estar cadastrado na Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE​); 
  • · Apresentar a conta de energia do mês anterior paga; 
  • · Não ter débitos com a concessionária; 
  • · Não ter trocado lâmpadas em projetos da Neoenergia Cosern nos últimos 6 anos (limite máximo de 8 lâmpadas); 
  • · Entregar as lâmpadas incandescentes, fluorescentes ou halógenas usadas (potência igual ou superior a 14W).

Sidy's Tv e Internet

Nova música autoral de cantora curraisnovense é lançada; veja clipe

3 de maio de 2023

Ficou excelente o vídeo clipe da conterrânea Karol Ribê. Aos 25 anos, a cantora lançou “Se Tu Soubesse’, um single que traduz suas inspirações na música, sem deixar de lado o calor da cultura do nosso Nordeste.

Karol busca resgatar a organicidade da música, fazendo questão de ter sua voz gravada naturalmente. “Queria que minhas músicas gravadas em estúdio soassem da maneira como as canto em meu quarto. Vou até onde minha voz alcança”, conta.

Para o videoclipe, Karol escolheu mostrar as cores do céu de Currais Novos ao amanhecer, uma paisagem que diz tudo sobre sua personalidade musical.

“Se Tu Soubesse…” faz parte de uma série de singles que a cantora está fazendo neste primeiro semestre de 2023. O single de estreia, “Amar é Simples”, foi lançado em março e saiu também com versão em vídeo.

Academia Noova

Acordo entre China e Governo do RN consolidará certificação de Centro de Gemologia em Currais Novos

2 de maio de 2023

O setor mineral de Currais Novos galgou um importante degrau neste primeiro semestre. Graças a um acordo de cooperação entre China e o Governo do Estado, o Centro de Gemologia e Lapidação do CT Mineral do IFRN Currais Novos estará consolidado como um dos principais locais para certificação de gemas de todo o planeta.

Em reunião na manhã desta terça-feira (2) com o Prefeito Odon Jr, a governadora Fátima Bezerra reafirmou o compromisso com o CT Mineral e comunicou que deverá visitar as instalações do Centro com uma comitiva de chineses.

“ Uma grande conquista! Este será o 1º laboratório no Brasil com certificado aceito na China Continental, o que deve garantir a ampliação a todo mercado asiático e mundial. É importante para nós no RN estreitarmos os laços com a Academia Chinesa de Ciências Geológicas, tendo em vista o potencial extraordinário que o Brasil e o Estado do Rio Grande do Norte, em particular, têm no setor de mineração”, disse a Governadora.

Para o Prefeito Odon Jr, esse acordo irá beneficiar o município e a região. “Este Centro será muito importante para Currais Novos e para o RN e irá contribuir com o nosso desenvolvimento tecnológico no setor mineral, colocando Currais Novos em evidência internacionalmente”, comentou o Prefeito, lembrando que o Centro de Gemologia e Lapidação está sendo construído com recursos provenientes de emenda da Senadora Zenaide Maia.

Wheyz

AMSO-TR demonstra preocupação com o equilíbrio financeiro dos municípios: “Tendência de agravamento”

2 de maio de 2023

A Associação dos Municípios do Seridó Oriental e Trairi (AMSO-TR) divulgou nota nesta terça-feira (2) demonstrando preocupação com o equilíbrio financeiro dos municípios.

De acordo com o comunicado, a avaliação do início do ano indica que as receitas foram insuficientes e a entidade teme que o panorama se agrave nos próximos meses.

Confira íntegra da nota

A AMSO-TR partilha, com a população dos municípios que a integram, grave preocupação com o equilíbrio financeiro dos Municípios a partir do presente mês de maio.

A avaliação dos primeiros meses de 2023 indica que as receitas foram insuficientes diante do acentuado aumento de despesas. E a tendência para os meses seguintes é de agravamento da situação, incluindo, neste contexto, o novo piso da enfermagem. Aliás, segundo estudos da CNM o Congresso Nacional aprovou esta semana um orçamento de “R$ 3,3 bilhões, enquanto o impacto para todo o Brasil é de R$ 10,5 bilhões, sem critério de rateio e garantia de recursos para os próximos anos”.

Assim sendo, a AMSO-TR, além de noticiar o problema e contar com o apoio de todos diante do grave quadro financeiro que está se formando, pede o empenho da bancada federal do Rio Grande do Norte no sentido de que tramite e seja aprovada a PEC 25/2022, sobre 1,5% do FPM em março que, de fato, amenizará a situação, inclusive, fonte mais adequada para pagamento do piso salarial da enfermagem.

Well Lab Isaac Nutri

Açude do Totoró não sangra há 12 anos; veja histórico

2 de maio de 2023
Imagem da sangria de 2009

Completando 90 anos em 2023, o Açude do Totoró, na zona rural de Currais Novos, está longe de seu volume máximo. Sem um inverno como era indicado nas previsões meteorológicas, o reservatório parece que vai aguardar mais um pouco para voltar a transbordar, algo que não ocorre desde 2011.

O amigo e jornalista Paulo Araújo preparou uma cronologia sobre todas as vezes que o açude transbordou nessas nove décadas de história. Atualmente, estima-se que o reservatório esteja com menos de 50% de sua capacidade.

Confira as vezes que o açude transbordou:
✔️ 1934, a primeira, no dia 3 de março;
✔️ 1962 ou 63, sangria com 1,50 de altura da lâmina d’água no sangradouro;
✔️ 1974 (o melhor ano de inverno que se tem registro), récorde de lâmina d’água: 1,70 de altura, começando em 12 de maio, véspera da tragédia do Treze de Maio em Currais Novos;
✔️ 1989, sangra só dois dias em julho;
(passamos 19 anos longos anos de espera…)
✔️ 2008, a alegria volta dia 11 de abril;
✔️ 2009 (ano dessa minha foto), dia 21 de abril;
✔️ 2011, sangria de mais de dois meses, de 21 de maio a 26 de julho;

Restaurante Sertanejo

Potyguar está fora de G4 do Estadual Sub-15 e precisa voltar a vencer; veja classificação

2 de maio de 2023

Já são quatro partidas sem vitórias do Leão no Estadual Sub-15. A única equipe do interior na disputa do certame mira a classificação para as semifinais, mas precisa voltar a vencer para retornar ao G4.

O Leão está com quatro pontos e ocupa, atualmente, a sexta colocação. De positivo, os adversários das últimas rodadas estão nas últimas posições do campeonato (Fábrica de Craques é sétimo e o Natal é o último colocado). Os quatro melhores avançam às semis.

Confira classificação:

Sidy's Tv e Internet
RN RN Prefeitura