Após ser punido em 15 pontos, Potyguar aponta que vai recorrer e reafirma compromisso com ‘legalidade’

30 de janeiro de 2026

O Potyguar publicou em suas redes sociais seu primeiro comunicado oficial após ser punido pela Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF) em 15 pontos pela escalação irregular dos jogadores Toró e Fabrício.

No comunicado, o clube disse ter “recebido com surpresa” a punição e disse que vai recorrer em todas as instâncias da Justiça Desportiva.

Toró e Fabrício foram relacionados e constaram em súmula com um vínculo não-profissional, mesmo tendo mais de 20 anos. Esse cenário foi denunciado por seis clubes do futebol potiguar e, nesta sexta-feira (30), a FNF anunciou a punição.

O América também foi punido pelo mesmo cenário, ao escalar Elias, de 20 anos, com vínculo não-profissional.

Confira íntegra da nota:

A Associação Cultural e Desportiva Potyguar Seridoense vem a público esclarecer que recebeu com surpresa a punição aplicada em decorrência da Resolução nº 03/2026 da Federação Norte-Rio-grandense de Futebol (FNF).

Diante disso, o Potyguar Seridoense informa que adotará todas as medidas cabíveis, recorrendo a todas as instâncias da Justiça Desportiva, com o objetivo de resguardar suas garantias fundamentais e assegurar que qualquer análise ou eventual punição ocorra dentro de um procedimento regular, transparente e juridicamente válido.

A Associação reafirma seu compromisso com a legalidade, com o respeito às normas do futebol e com a lisura das competições, confiando que a Justiça Desportiva saberá restabelecer o equilíbrio, a segurança jurídica e o pleno respeito aos direitos das entidades participantes.

Por fim, o Clube manterá seus torcedores, atletas, parceiros e a comunidade esportiva devidamente informados sobre os próximos desdobramentos.

Associação Cultural e Desportiva Potyguar Seridoense

Well Lab

Confira como ficou a classificação do Estadual após punições para América e Potyguar

30 de janeiro de 2026

Após as punições dadas pela FNF a América e Potyguar, a tabela de classificação do campeonato ficou da seguinte forma:

O detalhe para a zona de rebaixamento formada pelas duas equipes punidas. Globo e Santa Cruz foram as duas equipes beneficiadas diretamente, fugindo da zona da degola, pelo menos por enquanto.

América e Potyguar devem recorrer da punição e entram em campo para duelos, respectivamente, contra QFC e ABC.

Restaurante Sertanejo

Antes de perder 18 pontos na tabela, América soltou nota dizendo que ‘Caso Elias’ é discussão interpretativa

30 de janeiro de 2026

O América se manifestou sobre a denúncia da escalação irregular do lateral-direito Elias nos três primeiros jogos do Campeonato Potiguar. Em comunicado oficial divulgado na manhã desta sexta-feira (30), o clube esclareceu que não há irregularidade ou qualquer conduta ilícita em relação ao caso.

De acordo com a nota, não existe fraude, omissão de informações, tentativa de obtenção de vantagem indevida ou qualquer tipo de dolo que possa comprometer adversários ou o regular andamento da competição. A diretoria ressalta que o tema envolve, no máximo, uma divergência de interpretação de dispositivos do regulamento do campeonato.

“A situação envolve, no máximo, uma discussão de natureza interpretativa sobre dispositivos regulamentares, tema que está sendo tratado com responsabilidade e serenidade pelas instâncias competentes”, disse no comunicado.

Caso Elias

O América foi denunciado no Tribunal de Justiça Desportiva do Rio Grande do Norte (TJD-RN) por relacionar um jogador irregular no Campeonato Potiguar. O caso envolve o lateral-direito Elias, que foi relacionado para os três primeiros jogos do Estadual com contrato amador, tendo já completado 20 anos, o que é proibido conforme o Regulamento Específico da competição.

Caso seja punido, o América perderá até 18 pontos na no Campeonato Potiguar. A penalidade ocorre pelo fato de Elias ter sido relacionado em três partidas, o que implica na perda de três pontos por jogo, ou seja, nove pontos no total, conforme o artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD). 

Veja íntegra da nota

Na última quarta-feira (28), foram divulgadas notícias na imprensa sobre a suposta utilização de atleta irregular pelo América no Campeonato Potiguar 2026 e a possibilidade de aplicação de penalidades esportivas.

O que podemos afirmar desde já, como todos bem sabem, é que inexiste qualquer tipo de fraude, omissão de informação, tentativa de obtenção de vantagem indevida ou dolo a qualquer adversário e ao bom andamento do campeonato.

A situação envolve, no máximo, uma discussão de natureza interpretativa sobre dispositivos regulamentares, tema que está sendo tratado com responsabilidade e serenidade pelas instâncias competentes.

O Departamento Jurídico do clube já está adotando todas as medidas necessárias para o esclarecimento dos fatos, confiando nos órgãos desportivos competentes e na Justiça Desportiva.

Dentro de campo nossos atletas seguirão dando o máximo para conquistar as vitórias necessárias para que possamos conquistar nosso primeiro objetivo do ano, que é o tetracampeonato Potiguar em 2026.

Para isso, contamos com o apoio da Maior e Melhor torcida do mundo, a Nação Americana. Com vocês jogando juntos, somos mais fortes!

Well Farma

FNF determina perda de 15 pontos para o Potyguar no Estadual por escalação irregular de atleta; América também é punido

30 de janeiro de 2026

A Federação Norte-Rio-Grandense de Futebol (FNF) determinou retirada de 15 pontos do Potyguar na tabela de classificação do Campeonato Estadual. O América também foi punido, mas com 18 pontos. Ambos os clubes, segundo à FNF, sofreram a punição por utilizar jogadores com mais de 20 anos com vínculo amador.

A entidade tomou conhecimento do caso após notícia de infração assinada ABC, Globo, QFC, Laguna, Potiguar e Santa Cruz. No documento, as equipes apontam que América e Potyguar teriam utilizado os atletas Elias Vitor Conceição dos Santos (América), Fabrício Cabral da Silva (Potyguar) e Caio Vinícius da Cruz Lima (Potyguar) de forma irregular.

América e Potyguar devem recorrer da decisão.

QFome App

VÍDEO: Potyguar enfrenta ABC no fim de semana buscando vitória que não ocorre desde 2009

30 de janeiro de 2026

O Potyguar enfrenta o ABC neste sábado (1º) precisando pontuar para se distanciar da zona do rebaixamento. Se for com vitória, então, melhor ainda…

Acontece que somar três pontos contra o rival é algo que o Leão não consegue desde 2009. A última vitória contra o Alvinegro foi justamente na semi-final do Campeonato Estadual daquele ano, com o gol histórico de Thiago Potiguar que sacramentou a vaga para a primeira e única final da história do clube currais-novense na competição.

De lá para cá, foram seis partidas disputadas, com 4 derrotas e 2 empates, sendo um deles na última partida entre as duas equipes, um empate em 2-2 em pleno Frasqueirão. Veja lista completa desses jogos:

Relembre como foi última vitória do Potyguar pra cima do ABC:

Sidy's Tv e Internet

Paquetá: ‘Talvez o Flamengo não precisasse de mim, mas eu precisava do Flamengo’

30 de janeiro de 2026

O novo reforço do Flamengo foi recebido por centenas de torcedores no Aeroporto do Galeão, na manhã desta quinta-feira. Conhecido pela identificação com a torcida, Paquetá fez questão de atender muitos fãs. Foi até a grade, pegou celulares de torcedores para tirar fotos e fazer vídeos, vestiu camisa e boné de uma das organizadas e passou cerca de 20 minutos com a galera.

“Talvez o Flamengo não precisasse de mim, mas eu precisava do Flamengo. Fico muito feliz por ver todo o carinho, porque eu me sinto muito identificado. Sou um de vocês (torcedores) em campo, e posso prometer que isso não vai mudar. Meu coração é rubro-negro, e vou demonstrar isso dentro de campo”, afirmou o jogador à Flamengo TV.

Depois de deixar o aeroporto, o novo reforço partiu para uma clínica particular para fazer exames. Depois, foi ao Ninho do Urubu. Ele vai usar a camisa 20, uma homenagem a Vini Jr.

Academia Noova

Flamengo lidera ranking das contratações mais caras do futebol brasileiro

29 de janeiro de 2026

Flamengo lidera ranking das contratações mais caras do futebol brasileiro

O jogador Lucas Paquetá está oficialmente de volta ao Flamengo. Na última quarta-feira, 27 de janeiro de 2026, o clube carioca finalizou as negociações com o West Ham e acertou com o meio-campista um contrato válido por cinco anos.

Essa negociação configura a contratação mais valiosa já registrada no futebol brasileiro. Para reaver Paquetá, o Flamengo pagou 42 milhões de euros, aproximadamente 260 milhões de reais.

Ainda no mês de janeiro, o Cruzeiro garantiu o retorno do jogador Gerson ao seu elenco, por um valor de 169 milhões de reais, que até então era a contratação mais cara do futebol nacional.

Com a chegada de Paquetá, o ranking das maiores transferências no futebol brasileiro foi atualizado, ficando assim:

– Lucas Paquetá (Flamengo): R$ 260 milhões;
– Gerson (Cruzeiro): R$ 169 milhões;
– Vitor Roque (Palmeiras): R$ 162 milhões;
– Samu Lino (Flamengo): R$ 150 milhões;
– Danilo (Botafogo): R$ 142,7 milhões.

Na temporada 2025-2026, Lucas Paquetá participou de 19 jogos pelo West Ham, clube da Inglaterra, marcando cinco gols e somando uma assistência. Seu último jogo pelo time britânico foi em 6 de janeiro de 2026, contra o Nottingham Forest, partida que o West Ham perdeu.

Paquetá se destaca no futebol brasileiro por movimentar valores expressivos em transferências. Em 2018, ele foi vendido pelo Flamengo ao Milan por 35 milhões de euros, o que na época equivalia a 149 milhões de reais. Somando a compra e venda, o total das operações envolvendo o jogador alcança aproximadamente 77 milhões de euros, cerca de 478 milhões de reais segundo a cotação atual, ultrapassando outras negociações célebres no Brasil, como a do Neymar Jr.

Créditos: Times Brasil

Wheyz

Imprensa de Natal repercute possível escalação irregular de jogadores de América e Potyguar no Estadual

29 de janeiro de 2026

Um possível caso de escalação irregular de atletas de América e Potyguar se tornou público na noite desta quarta-feira (28) após repercussão de colegas de imprensa da capital potiguar. Os clubes constaram em súmula atletas com mais de 20 anos ainda com vínculo amador (não-profissional).

A informação foi dada em primeira mão pelo jornalista Mallyk Nagib, da 96 FM, durante o programa Jogo Rápido e repercutida por mais colegas da crônica esportiva em seguida.

Não há como apontar qual será o desfecho apenas que será mais um episódio que dependerá de deliberação da justiça desportiva, tal qual ocorreu em 2023 (em caso envolvendo o próprio Potyguar no mesmo sentido, mas que foi revertido no STJD) e, por pouco, não aconteceu em 2024 (com denúncia do Potyguar de uma possível irregularidade do Globo que não foi aceita pelo TJD por ter esgotado o prazo de 60 dias para que a denúncia tenha sido feita).

Jogadores não entraram em campo, mas foram para a súmula

Os jogadores em questão são Elias (América); Toró e Fabrício (Potyguar).

Elias foi relacionado para as partidas contra Potyguar, Globo e Laguna; Toró foi relacionado para as partidas contra América, Globo e Potiguar de Mossoró; já Fabrício esteve em súmula nas partidas contra Santa Cruz e América. Nenhum dos três atletas entrou em campo nas partidas que foram relacionados.

Chequei junto ao Tribunal de Justiça Desportiva do Rio Grande do Norte (TJD-RN) e ainda não teve representação formal de nenhuma denúncia, o que deve fatalmente ocorrer nos próximos dias.

Procurado, o Potyguar disse que aguarda os fatos para se posicionar oficialmente. Mais um campeonato que promete não acabar dentro das quatro linhas. Vamos aguardar.

Well Lab Isaac Nutri

América, Laguna e ABC conhecem adversários da Copa do Brasil 2026; veja confrontos

28 de janeiro de 2026

A CBF realizou na tarde desta quarta-feira (28) o sorteio dos confrontos das primeiras fases da Copa do Brasil. Os três times potiguares participantes já sabem quem serão seus rivais.

O Laguna estreia na competição já na primeira fase e fará seu jogo fora de casa contra o Maguary/PE.

ABC e América começam a disputa na segunda fase. O América fará o confronto em casa diante do GAS-RR. O ABC jogará fora contra o vencedor da partida entre Baré-RR e Madureira/RJ, que se enfrentam na primeira fase.

Nas duas primeiras fases, as decisões ao avançar são feitas em jogo único. Caso haja empate no tempo normal, a vaga será decidida nos pênaltis. A CBF ainda deve divulgar as datas oficiais dos jogos.

A data-base para os jogos da primeira fase é 18 de fevereiro. Para a segunda fase, as datas-base são 25 de fevereiro e 4 de março.

Restaurante Sertanejo

CBF negocia amistoso Brasil x Panamá no Maracanã antes da Copa

28 de janeiro de 2026

CBF negocia amistoso Brasil x Panamá no Maracanã antes da Copa

A CBF está negociando com o Panamá a realização do último amistoso da Seleção Brasileira antes da viagem para a Copa do Mundo nos Estados Unidos. As negociações estão em estágio avançado e o jogo deve acontecer no Maracanã, no dia 31 de maio. A delegação brasileira está prevista para embarcar para a Copa no dia 1º de junho.

O Panamá disputará sua segunda Copa do Mundo na história, após ter participado em 2018. Na atual edição, o time está no Grupo L, ao lado de Inglaterra, Croácia e Gana.

Para que o Maracanã receba a Seleção, a CBF busca alterar a data da partida entre Flamengo e Coritiba, válida pelo Brasileirão, que está marcada para 31 de maio com mando do Flamengo.

Antes desse amistoso, a Seleção comandada por Carlo Ancelotti terá dois jogos amistosos em março nos EUA: contra França, em Boston, e Croácia, em Orlando. Além disso, a CBF trabalha para confirmar um duelo contra o Egito, também nos EUA, no dia 6 de junho, antes do início da Copa.

A estreia do Brasil na Copa do Mundo está marcada para o dia 13 de junho, contra Marrocos. A Seleção também enfrentará Haiti, em 19 de junho, e Escócia, em 24 de junho, pelo Grupo C.

Créditos: ge

Sidy's Tv e Internet
RN RN Prefeitura