Well Lab

Turismo rural ganha destaque com abertura da RuralTur em Currais Novos

22 de novembro de 2024

Currais Novos, município distante 190 km de Natal/RN foi palco, nesta quinta-feira (21), da solenidade de abertura da 20ª edição da RuralTur, a Feira Nacional de Turismo Rural, que reúne iniciativas voltadas à promoção do turismo sustentável no meio rural. O evento – fruto da parceria entre o Sebrae RN, o Governo do Rio Grande do Norte e a Prefeitura Municipal de Currais Novos- acontece até sábado (23) com a expectativa de reunir em torno de 4 mil pessoas nos dias de realização.

A cerimônia de abertura aconteceu no Coreto O Guarani e contou com a presença de autoridades, empresários, e representantes das instituições realizadoras que destacaram a importância do evento para fomentar o turismo rural como um pilar estratégico do desenvolvimento econômico da região.

Turismo rural como vetor de desenvolvimento 

Em seu discurso, o prefeito de Currais Novos, Odon Júnior, enfatizou o potencial do município para consolidar-se como destino de referência no segmento rural. “Nossa cidade é rica em história, cultura e belezas naturais. A RuralTur é uma oportunidade ímpar para mostrarmos ao Brasil e ao mundo a força do nosso povo e das nossas tradições”, afirmou.

O diretor-superintendente do Sebrae RN, Zeca Melo, reforçou a relevância da feira para a troca de experiências e geração de negócios. Em seguida, passou a palavra para o diretor técnico, João Hélio Cavalcanti, afirmando que “o turismo rural é uma vertente que conecta sustentabilidade, empreendedorismo e valorização do interior. Esse evento é a chance de fortalecer redes e abrir novas possibilidades para pequenos e médios empreendedores”, comentou.

Já a secretária de Turismo do Rio Grande do Norte, Solange Portela, no ato representando a governadora do estado, Fátima Bezerra, ressaltou o papel do governo em apoiar iniciativas que geram impacto positivo na interiorização do turismo. “A RuralTur reafirma nosso compromisso com o desenvolvimento econômico inclusivo e sustentável. Estamos investindo para que o interior do RN seja visto como protagonista do turismo nacional”, declarou.

Programação diversificada  

Durante a tarde desta quinta-feira (21), primeiro dia de evento, também ocorreu a abertura do Seminário de Turismo Rural, realizado no Aeroclube da cidade com os dois paineis: Turismo, Empreendedorismo Rural e ESG e Geoparques e Turismo Rural na promoção do Desenvolvimento Sustentável. A partir das 17h, a feira de exposição de produtos com identidade cultural e serviços foi aberta ao público. No local estão reunidos mais de 150 empresários de 8 estados brasileiros distribuídos em 50 estandes.

Com uma perspectiva de proporcionar experiências aos participantes do evento, na sexta (22) e no sábado (23) ocorrerão “Vivências no Destino” – visitas organizadas por agências de viagem local para proporcionar aos visitantes conexões às raízes culturais e paisagens naturais do Geoparque Seridó. A feira é uma vitrine para iniciativas de agroturismo, artesanato e gastronomia, com foco em aproximar produtores locais e consumidores.

Outro ponto alto da programação é a Sessão de Negócios as rodas de conversa sobre tendências do turismo rural e experiências de sucesso em outros estados, além da degustação de pratos típicos que valorizam os ingredientes da culinária regional.

Durante os três dias ocorrerão também, no Largo do Coreto O Guarani, palestras shows com Dorgival Dantas (21), Jessiê Quirino (22) e Deusa do Forró (23), ocasião em que os artistas de forma lúdica e interativa contam e cantam suas experiências com o empreendedorismo.

O evento segue até o próximo sábado (23), consolidando Currais Novos como um ponto de convergência para discussões e práticas inovadoras no turismo rural.

Participaram da solenidade de abertura, além dos já citados, o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-RN, Itamar Manso, o diretor de Operações, Marcelo Toscano, o presidente da Associação Brasileira dos Sebraes Estaduais, Joaquim Cartaxo, representantes da NeoEnergia, Banco do Brasil, UFRN, CDL e outras instituições.

Também prestigiaram a abertura do evento os atores potiguares Tania Maria, 77, e Agnaldo Galeguinho de Bacurau, 62, que participaram do filme Bacurau, filmado nas cidades de Acari e Parelhas, no Rio Grande do Norte, além de locações em Pernambuco. A presença deles reforça a relevância da região, que vem ganhando destaque tanto nas telas do cinema quanto como destino turístico.

Serviço:

RuralTur

Data: 21 a 23 de novembro de 2024.

Local: Largo do Coreto O Guarani, em Currais Novos/RN

Seminário de Turismo Rural

Local: Aeroclube de Currais Novos

Datas: 21 e 22 de novembro de 2024

Horário: 14h às 17h

Feira de Produtos e Serviços

Data: 21 a 23 de novembro de 2024

Hora: 17h às 22h

Local: Largo do Coreto O Guarani

Circo Razzani

Data: 21 a 23 de novembro de 2024

Horário: 17h30; 18h30 e 19h30

Local: Largo do Coreto O Guarani

Acesso gratuito para alunos da rede pública de ensino de Currais Novos e visitantes da feira que estejam credenciados.

Restaurante Sertanejo

Técnico e atletas de Currais Novos integram equipe do RN que ficou com o título brasileiro de Beach Tennis no Espírito Santo

22 de novembro de 2024

Três currais-novenses integraram a equipe do Rio Grande do Norte, que conquistou o título da Categoria D do Campeonato Brasileiro de Beach Tennis, disputado entre os dias 20 e 21 em Vitória, no Espírito Santo.

Entre as atletas, estão Maryele Ferreira e Rayane Nóbrega, que formaram uma dupla que ganhou todas suas partidas disputadas no certame. O outro currais-novense campeão foi Leivson Willian, que foi convocado como técnico da equipe potiguar.

O regulamento colocava 18 federações com disputas em duplas masculinas e femininas e, caso fosse necessário, um desempate entre duplas mistas. Maryele e Rayane jogaram juntas e se destacaram na competição. O título foi comemorado nas redes sociais das atletas, que fazem parte do Centro Sportivo Du Rei.

Do município, também viajaram para a disputa Bia Ferreira e Dr. Marcos, que fizeram parte da delegação potiguar que ficou com 5º lugar na Categoria C.

Well Farma

Homem é preso em flagrante com armas e animais mortos em Cerro Corá

22 de novembro de 2024

Na manhã de hoje, a Operação Força Total, realizada pela Polícia Militar, resultou na condução de um homem flagrado com uma espingarda, um facão e diversos animais mortos, configurando crime ambiental e porte ilegal de arma de fogo.

A ação aconteceu na zona rural de Cerro Corá, onde os policiais realizavam patrulhamento preventivo. Durante uma abordagem, o suspeito foi encontrado com os itens em mãos, e os animais abatidos indicavam possível prática de caça ilegal.

O homem foi detido no local e conduzido à delegacia em Cerro Corá para os procedimentos cabíveis. A espingarda, o facão e os animais foram apreendidos como provas. A Polícia Civil dará continuidade à investigação para apurar se há envolvimento do suspeito em outros crimes relacionados ao meio ambiente.

A Operação Força Total é uma iniciativa que reforça a presença policial nas zonas urbanas e rurais, buscando combater a criminalidade e proteger os recursos naturais.

Mais detalhes serão divulgados assim que houver avanços nas investigações. A população pode colaborar com denúncias anônimas através do 190 ou de outros canais da polícia.

Repórter Seridó

QFome App

Prefeitura realiza maior obra de revitalização da pista de atletismo do Estádio “Cel. José Bezerra”

21 de novembro de 2024

Um dos símbolos maiores do atletismo curraisnovense será totalmente revitalizado para melhor atender as demandas dos atletas e das competições que acontecem em nossa cidade durante todo o ano. A pista de atletismo do Estádio Municipal “Cel. José Bezerra” está sendo totalmente reformada e terá melhores condições de drenagem e de solo.

O Prefeito Odon Jr e o engenheiro da Secretaria Municipal de Obras, Matheus Medeiros, estiveram visitando as obras da pista na manhã desta quinta-feira (21) onde acompanharam o início dos serviços de implantação das tubulações que irão contribuir com a impermeabilização do solo que contará com diversas camadas.

Orçada em cerca de R$ 400 mil, a obra teve recursos destinados pela Deputada Federal Natália Bonavides via solicitação do vereador Mattson Ranier.

“Esta é uma obra muito importante para nossa cidade e principalmente para os que praticam o atletismo, a corrida e a caminhada, uma obra esperada há muitos anos e que estamos realizando em nossa gestão”, comentou o Prefeito Odon Jr.

Sidy's Tv e Internet

Plano para matar Lula, Alckmin e Moraes foi discutido com rede de 35 militares, diz PF

21 de novembro de 2024

A Operação Contragolpe aberta pela Polícia Federal nesta terça, 19, não só levou à prisão de militares que planejaram a morte do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), de seu vice Geraldo Alckmin e do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, mas também revelou uma extensa rede do alto escalão das Forças Armadas, com oficiais graduados que trocavam informações sobre o golpe e/ou eram cotados para “pacificar” o País após a ruptura formada. Os investigadores encontraram mensagens, reuniões, documentos e áudios com citações, em diferentes graus, a pelo menos 35 militares – entre eles dez generais e 16 coronéis do Exército, além de um almirante – durante a mais recente fase sobre a trama antidemocrática supostamente gestada no governo Jair Bolsonaro.

O Estadão pediu via Comunicação do Exército e da Marinha manifestação dos militares citados no inquérito da PF, mas não obteve resposta. O espaço está aberto. Em nota divulgada no dia da operação, o Exército afirmou que a Força “não se manifesta sobre processos em curso, conduzidos por outros órgãos, procedimento que tem pautado a relação de respeito do Exército Brasileiro com as demais instituições da República”. As defesas dos presos na operação de terça-feira, 19, ainda não se manifestaram. O espaço está aberto.

O alvo principal da ofensiva foi um general: Mário Fernandes, ex-secretário-executivo do governo Bolsonaro. A partir de seu celular, a Polícia Federal encontrou conversas em que ele e colegas de farda reclamavam sobre o Alto Comando do Exército, dizendo que ele “tinha que acabar” e pregando: “Quatro linhas da Constituição é o cacete”. Os diálogos são efusivos e mostram a insatisfação de alguns militares com o fato de a cúpula do Exército não ter embarcado no suposto plano para manter o governo Jair Bolsonaro após a derrota nas urnas.

“Kid Preto, cinco não querem, três querem muito e os outros, zona de conforto. É isso. Infelizmente. E a lição que a gente deu para a esquerda é que o alto comando ele tem que acabar. Se cria um general de cinco estrelas ou se promove, se mexe na promoção dos generais e só se promove nos próximos oito anos só um general quatro estrelas. Como é nos outros exércitos. Aí acaba essa palhaçada de unanimidade, acaba essa porra. Foi essa aula que a gente deu para eles, infelizmente”, escreveu um colega de Mário.

Com Fernandes a PF encontrou documentos cruciais para a investigação: o plano ‘punhal verde amarelo’, que previa o envenenamento de Lula e o assassinato de Moraes a bomba; e uma minuta de gabinete de crise que “pacificaria” o País após a ruptura, sob a chefia de aliados de primeira hora de Bolsonaro: os generais Augusto Heleno e Walter Braga Netto.

Com o major Rafael de Oliveira, outro alvo da operação de terça-feira, foram encontrados um arquivo e mensagens relativas à operação ‘Copa 2022′, que tratava da prisão e execução de Moraes. Essa operação chegou a ser efetivamente iniciada, mas acabou abortada de última hora. Com o tenente-coronel Hélio Ferreira Lima, a PF encontrou a planilha do golpe, com mais 200 linhas descrevendo o passo a passo para a ruptura democrática.

Os nomes dos militares envolvidos direta ou indiretamente na trama golpista são dispostos ao longo da representação da PF dentro de três vertentes principais: os que dialogavam abertamente sobre o golpe, inclusive reclamando da demora do mesmo; os elencados como integrantes do hipotético Gabinete Institucional de Gestão da Crise que seria criado após a ruptura; e os integrantes do Núcleo de Oficiais de Alta Patente com Influência.

Gabinete Institucional de Gestão da Crise

Vasculhando o celular de Mário Fernandes, a PF encontrou uma minuta de criação de um “Gabinete Institucional de Gestão da Crise” que teoricamente seria ativado em 16 de dezembro de 2022, um dia depois da ação contra o ministro Alexandre de Moraes – que acabou abortada. Segundo o documento, o grupo teria a função de “estabelecer diretrizes estratégicas, de segurança e administrativas para o enfrentamento da crise institucional” – no caso, um golpe de Estado.

A criação do grupo seria baseada em um decreto presidencial e a missão do gabinete seria acompanhar as ações estabelecidas no mesmo “para analisar os assuntos com potencial de risco, com o objetivo de prevenir e mitigar riscos e articular gerenciamento da crise”. O grupo proporcionaria a Bolsonaro “maior consciência situacional das ações em curso para apoiar o processo de tomada de decisão”.

A estrutura organizacional prevista para o gabinete chamou atenção dos investigadores – continha vários nomes de aliados de primeira hora de Bolsonaro, como o general Heleno como chefe do gabinete e o general Braga Netto como coordenador geral do grupo. Mário Fernandes seria da assessoria estratégica, junto com um coronel.

O gabinete contaria ainda com uma assessoria de Comunicação Social – formada por dois coronéis da Polícia Militar do DF, dois coronéis do Exército e dois tenentes-coronéis – entre eles uma mulher. Havia ainda a previsão de uma Assessoria de Operações Psicológicas (sem militares designados), uma Assessoria Jurídica e uma Assessoria de Inteligência, que seria integrada por três coronéis.

Também haveria assessorias: parlamentar, com três coronéis; de relações institucionais, com o ex-assessor de Bolsonaro Filipe Martins; de administração; de TI, com um general; e de Segurança de Instalações, com outro general.

A Polícia Federal suspeita que o documento tenha sido impresso também no Palácio do Planalto, assim como ocorreu com o ‘Plano Punhal Verde Amarelo’. Os investigadores verificaram que um documento de mesmo nome foi impresso no Planalto, em seis cópias, com 30 páginas. A PF suspeita que as impressões seriam entregues em alguma reunião e aponta que Mário Fernandes visitou Bolsonaro no Alvorada no dia seguinte.

Estadão

Academia Noova

Resultado final do CNU é adiado e será divulgado em 11 de fevereiro; confira novo cronograma

21 de novembro de 2024

O Ministério da Gestão divulgou, nesta quinta-feira (21), um novo cronograma do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU).

As novas datas foram definidas após o adiamento da lista de aprovados, ocorrido em meio a um impasse gerado por uma decisão judicial que exige a reintegração de candidatos que haviam sido eliminados por não terem completado todo o processo de identificação do cartão de respostas da prova.

Agora, a previsão de divulgação dos resultados finais passou para 11 de fevereiro de 2025.

Veja o cronograma completo:

  • 25 de novembro de 2024: Divulgação dos resultados das provas objetivas para os candidatos incluídos
  • 4 e 5 de dezembro de 2024: Envio de títulos
  • 6 de dezembro de 2024 até 10 de janeiro de 2025: Análise de títulos
  • 9 de dezembro de 2024: Divulgação das notas preliminares das provas discursivas e redações
  • 9 e 10 de dezembro de 2024: Interposição de eventuais pedidos de revisão das notas das provas discursiva e redações
  • 20 de dezembro de 2024: Divulgação do resultado dos pedidos de revisão das notas das provas discursivas e redações
  • 23 de dezembro de 2024: Convocação para o procedimento de verificação da condição declarada para concorrer às vagas reservadas aos candidatos negros
  • 6 a 10 de janeiro de 2025: Perícia médica (avaliação biopsicossocial) dos candidatos que se declararem com deficiência
  • 11 e 12 de janeiro de 2025: Procedimento de verificação da condição declarada para concorrer às vagas reservadas aos candidatos negros e indígenas
  • 15 de janeiro de 2025: Resultado preliminar da avaliação de títulos.
  • 15 e 16 de janeiro de 2025: Prazo para interposição de eventuais recursos quanto ao resultado preliminar da avaliação de títulos.
  • 17 de janeiro de 2025: Divulgação dos resultados preliminares da avaliação da veracidade da autodeclaração prestada por candidatos concorrentes às vagas reservadas para negros e indígenas e da avaliação biopsicossocial dos candidatos que se declararem com deficiência
  • 17 e 18 de janeiro de 2025: Prazo para interposição de eventuais recursos quanto aos resultados preliminares da avaliação da veracidade da autodeclaração prestada por candidatos concorrentes às vagas reservadas para negros e indígenas e da avaliação biopsicossocial dos candidatos que se declararem com deficiência
  • 11 de fevereiro de 2025: Divulgação do resultado dos pedidos de revisão das notas da avaliação de títulos
  • 11 de fevereiro de 2025: Previsão de divulgação dos resultados finais

Reintegração de candidatos eliminados

A Justiça Federal entendeu que deveriam ser desclassificados apenas os participantes que não tivessem preenchido, cumulativamente, os dois campos de identificação: a bolinha com o número do gabarito e a frase na capa do caderno.

O que aconteceu?

Os cadernos de prova do CNU tinham várias versões, ou seja, as questões eram as mesmas para todos os candidatos de um determinado bloco temático, mas a ordem das perguntas e das alternativas estavam embaralhadas, para evitar cola.

Assim, na hora de preencher o cartão de respostas, os participantes precisavam identificar qual era a versão da sua prova, pintando a bolinha correspondente ao número do gabarito. Além disso, deveriam transcrever a frase que estava na capa do caderno.

Apesar das instruções estarem descritas na prova, muitos candidatos alegaram que foram orientados pelos fiscais de aplicação de que bastava a transcrição da frase para identificar o tipo de gabarito, ou seja, não havia necessidade de pintar a bolinha.

Em coletiva de imprensa no dia do exame, logo após o fim da aplicação, a ministra Esther Dweck chegou a dizer que os participantes que haviam se esquecido de marcar o número do gabarito não seriam eliminados, pois a Cesgranrio tinha outras formas de identificar as versões de prova.

No entanto, no dia seguinte, o Ministério da Gestão anunciou que quem não havia preenchido toda a identificação no cartão de respostas estava desclassificado.

O Ministério Público Federal, por meio da Procuradoria-Geral do Tocantins, recebeu denúncias sobre o assunto e ingressou com uma ação civil pública contra o governo, pedindo a reintegração ao concurso dos candidatos eliminados.

De acordo com a decisão, as instruções contidas na prova deixavam claro que seriam desclassificados apenas os participantes que não preenchessem, cumulativamente, os dois campos indicados: o número do gabarito e a frase da capa.

Com isso, o juiz Adelmar Aires Pimenta da Silva, da 2ª Vara Federal Cível da Seção Judiciária do Tocantins, deferiu a tutela de urgência para cancelar a eliminação dos candidatos que deixaram de cumprir uma das duas orientações.

96 FM

Wheyz

Homem morre após acidente envolvendo animal em Acari

21 de novembro de 2024

Um grave acidente envolvendo uma motocicleta e um animal de grande porte foi registrado na madrugada desta quinta-feira (21), no km 14 da BR-427, em Acari, na região Seridó, no interior do Rio Grande do Norte. O ocorrido, por volta das 4h30, resultou em duas vítimas em estado grave, ambas encaminhadas ao Hospital de Currais Novos.

O condutor da motocicleta, um homem de 35 anos, não resistiu aos ferimentos e veio a óbito durante o atendimento hospitalar. A Polícia Rodoviária Federal (PRF), a Polícia Militar (PM) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) atuaram na ocorrência, que reforça os riscos de trânsito em áreas suscetíveis à presença de animais.

As autoridades reiteram a necessidade de cuidados redobrados por parte de condutores e proprietários de animais em regiões próximas a rodovias para prevenir novos incidentes.

Por Dentro do RN

Well Lab Isaac Nutri

Mais nomes: Lucas confirma retorno de Jorian à educação e Dudu Moura como novo chefe de gabinete

20 de novembro de 2024

Mais definições sobre o corpo de auxiliares do prefeito eleito Lucas Galvão (PT) foram tomadas nesta quarta-feira (20). Foram anunciados os comandantes da pasta da Educação e da chefia de gabinete.

Vereador em fim de mandato, Jorian Santos (PT) voltará à Secretaria de Educação, pasta que comandou entre os anos de 2017 e 2020, no primeiro mandato de Odon Júnior. Jorian terá como auxiliar Priscilla Miguel, que ocupará o cargo de coordenadora da pasta.

Atual secretário, Joelmir Soares seguirá como funcionário do município, já que é servidor de carreira. Ele atuará em uma coordenação de formação para professores.

Chefia de gabinete

Já na chefia de gabinete, o comando ficará a cargo de Dudu Moura. Atual coordenador do setor de registros da 4ª Ciretran do município, o profissional de contabilidade ocupará o cargo pela primeira vez em sua carreira na vida pública.

Ele terá como auxiliar Dolores Beatriz, especialista em Administração Pública, e atualmente faz parte da equipe da Gestão de Projetos. Ela será assessora especial do gabinete.

“Esses ajustes e definições no secretariado refletem nosso compromisso com a eficiência e o crescimento de Currais Novos. Estamos prontos para construir, juntos, uma gestão de resultados, sempre em busca de melhorias para a nossa cidade”, disse o prefeito eleito em sua rede social.

Por sua vez, Rodolfo Lucena, atual chefe de gabinete, seguirá na gestão como procurador municipal.

Restaurante Sertanejo

Lucas Galvão aposta no engenheiro Caio Pedro para a pasta da Infraestrutura

20 de novembro de 2024

O nome jovem e técnico que era especulado para a pasta da infraestrutura foi revelado nesta quarta-feira (20). O engenheiro civil Caio Pedro estará a frente da secretaria, ocupada pelo prefeito eleito Lucas Galvão durante boa parte dos oito anos de gestão de Odon Júnior em Currais Novos.

O anúncio foi feito no Instagram do futuro gestor. “Com experiência em gestão de obras nos setores público e privado, ele estará à frente das importantes ações que visam o desenvolvimento da nossa cidade.”, disse Lucas.

Como coordenador na pasta, atuará José Geraldo de Melo Filho, que já atua na coordenação de equipes na Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Urbanos (Semosu).

Sidy's Tv e Internet
RN RN Prefeitura