Suspeito de envolvimento na morte de prefeito de João Dias é encontrado morto

29 de outubro de 2024

O corpo de um homem, suspeito de envolvimento no assassinato do prefeito de João Dias, Marcelo Oliveira, foi encontrado por policiais militares e identificado por policiais civis durante o fim da manhã de sábado (26) em Antônio Matins, cidade da região Alto Oeste do Rio Grande do Norte. As informações foram confirmadas pela Polícia Civil nesta segunda-feira (28). O crime, que ocorreu no dia 27 de agosto, também teve como vítima o pai de Marcelo, Sandi Alves de Oliveira.

De acordo com os policiais da 76ª DP , o corpo encontrado já estava em avançado estado de decomposição e pertence possivelmente a Josenildo Martins, homem de 31 anos conhecido como “Zinho”, suspeito de ser um dos executores do crime. Ele teria sido alvejado durante o atentado e se refugiado na mata, onde seu corpo foi localizado. A identificação foi feita através de um documento de identidade encontrado com o corpo.

O Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP) foi acionado para realizar todos os procedimentos legais. Zinho já era alvo de um mandado de prisão pelo envolvimento no assassinato do prefeito.

A Polícia Civil reforçou a importância da colaboração da população e incentiva o envio de informações anônimas pelo Disque Denúncia 181.

O crime

O crime ocorreu durante a manhã. De acordo com as informações da Polícia Civil, Marcelo Oliveira, candidato à reeleição, e o pai, Sandi Oliveira, visitavam casas de apoiadores no conjunto São Geraldo, em João Dias, quando foram surpreendidos por cerca de oito criminosos em dois veículos. Eles se aproximaram das vítimas e, segundo a Polícia, realizaram onze disparos de arma de fogo contra o prefeito. Os criminosos atiraram ainda contra um segurança no local.

A Sesed disse que o prefeito chegou a ser socorrido para uma unidade de saúde em Catolé do Rocha, na Paraíba, mas teve a morte confirmada pela Polícia Civil por volta das 13h. O pai dele morreu imediatamente após o atentado.

Tribuna do Norte

Well Lab

Caju Conecta debaterá em Mossoró caminhos da cajucultura no país

29 de outubro de 2024

Representantes dos estados com maior destaque no setor da cajucultura do Brasil estarão reunidos em Mossoró, para debater aspectos gerais do cultivo e traçar estratégias para o fortalecimento do segmento, que tem a região Nordeste como a mais representativa no país, com 99% de toda a produção nacional. O grupo participará do Caju Conecta, promovido pela Embrapa Agroindústria Tropical, com o apoio do Sebrae no Rio Grande do Norte e outros parceiros, entre os dias 29 e 31 deste mês, em ações conjuntas com o intuito de apontar alternativas para a modernização e a sustentabilidade da cajucultura.

Para isso, o Caju Conecta terá programação diversa, com visitas técnicas para apresentação de experiências exitosas nos municípios potiguares de Apodi e Severiano Melo (dia 29) e Serra do Mel (dia 31). O evento terá, ainda, apresentações cientificas, palestras e mesas-redondas para discutir o futuro da cajucultura no Brasil, ao longo de toda a quarta-feira (29), no auditório da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa).

Participarão do evento representantes da cajucultura de estados como Ceará, Piauí, Paraíba, Bahia, Acre, entre outros. De acordo com o chefe-geral da Embrapa Agroindústria Tropical, Gustavo Saavedra, o Caju Conecta, que está em sua segunda edição, é estratégico para o crescimento do setor. Com esse propósito, o evento apontará caminhos para atualização dos conceitos de produção, segundo o especialista, essencial à manutenção da atividade.

“Reuniremos produtores de diferentes estados e regiões para mostrar como a cajucultura pode sair do conceito de produção extrativista do cajueiro gigante para um conceito de uma agricultura tecnificada do cajueiro anão. Os produtores precisam entender que não basta só plantar o cajueiro anão. Isso eleva um pouco a produtividade, mas não se alcança valores de produção que realmente tragam renda para o produtor”, explica Saavedra.

Relevância nacional

Segundo dados do IBGE, o Rio Grande do Norte produziu, em 2023, pouco mais de 32 mil toneladas de castanha de caju. O volume representa um quarto da produção nacional, que foi de 127 mil toneladas. Para o gestor de Fruticultura do Sebrae RN, Franco Marinho, o Caju Conecta se une a uma série de ações desenvolvidas pelo Sebrae RN junto a 650 produtores potiguares, com vistas à promoção de melhorias na cajucultura no estado. A soma de esforços, destaca ele, deve ter reflexos diretos no aumento da produtividade da cajucultura potiguar nas próximas safras.

O Rio Grande do Norte está em curva de expansão na cajucultura e, entre as iniciativas que o Sebrae RN desenvolve ao longo de todo o ano, ações como o Caju Conecta chegam para beneficiar fortemente toda a cadeia produtiva da cajucultura. Com isso, nossa expectativa é que o setor no estado siga adotando as inovações tecnológicas para crescer e alcançar patamares ainda mais elevados dentro do cenário nacionalpontua Franco Marinho, gestor de Fruticultura do Sebrae RN.

Fibra de caju

Em outra frente, o Caju Conecta realizará, também, oficina de produção de salgados a partir da fibra de caju. A medida visa difundir o uso do material, ainda pouco conhecido, como alternativa para aproveitamento do produto na elaboração de alimentos.

A iniciativa será realizada na quarta-feira (30), no Senac Mossoró, e será conduzida pela chef e empresária Maiara Sousa, de Jacaraú (PB). Esta oficina será dividida em três momentos: Aulão Show (9h às 12h), sobre preparo de empada de fibra de caju, coxinha de fibra de caju e pão de caju; oficina de preparação dos produtos (14h às 17h), e Festival Gastronômico do Caju, na Cervejaria Bacurim (19h30). Interessados em participar devem se inscrever pelo link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQL

Restaurante Sertanejo

Com fim das eleições, articulações para presidência da FEMURN ganham fôlego

29 de outubro de 2024

Após o encerramento do segundo turno das eleições municipais, o cenário político do Rio Grande do Norte se volta agora para a próxima disputa: a eleição da nova diretoria da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (FEMURN). Com o término das campanhas municipais, prefeitos e lideranças políticas começam a se movimentar em busca de apoio para definir quem assumirá a presidência da entidade, que representa e dá suporte às administrações municipais do estado.

Nos próximos meses, essas articulações deverão intensificar-se, com prefeitos e seus aliados buscando construir alianças e assegurar posições estratégicas. O pleito da FEMURN sempre foi de grande relevância, já que a presidência da federação representa uma importante plataforma de interlocução com o governo estadual e federal, além de proporcionar maior visibilidade e força política para quem lidera a entidade.

As expectativas agora se voltam para os próximos passos das lideranças, em uma disputa que promete movimentar o cenário político potiguar após o fechamento das urnas.

Blog Lucas Tavares

Well Farma

Abstenção aumenta em Natal no segundo turno

28 de outubro de 2024

A taxa de abstenção entre os eleitores de Natal aumentou no segundo turno das eleições municipais. Neste domingo (27), aproximadamente 150 mil eleitores não compareceram às urnas, representando 26% do eleitorado da capital potiguar.

Dados do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE/RN) indicam que o índice de ausência foi maior que o registrado no primeiro turno, quando 145.176 eleitores deixaram de votar, equivalente a 25,22%, então a maior taxa de abstenção do Nordeste.

Dos 575.629 eleitores natalenses aptos a votar, 425.565 exerceram seu direito de voto. Em nível nacional, a taxa de abstenção alcançou 29,26%.

96 FM NATAL

QFome App

Árbitro potiguar e mais 6 são afastados pela CBF após erros graves

28 de outubro de 2024

Após fim de semana repleto de polêmicas de arbitragem no Campeonato Brasileiro, a CBF decidiu afastar sete árbitros de campo e de VAR. Entre eles, estão os juízes que apitaram os jogos Flamengo x Juventude, Palmeiras x Fortaleza e Vitória x Fluminense.

Os afastados foram Bráulio da Silva Machado (campo) e Diego Pombo Lopes (VAR), que atuaram no Maracanã; Ramon Abatti Abel (campo) e Pablo Ramon, no Allianz Parque; e Flávio Rodrigues de Souza (campo), Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (VAR) e José Claudio, na partida no Barradão.

O afastamento dos responsáveis pelo VAR dos jogos de Flamengo e Fluminense já havia sido anunciado pela CBF, em notas divulgadas. Os dois atuariam em partidas da 34ª rodada Série B da competição, nesta segunda-feira. 

De acordo com o documento da Comissão de Arbitragem da CBF, um dia depois dos jogos da dupla carioca, os mesmos foram retirados da escala por estarem em “avaliação de desempenho técnico”. 

Diego Pombo Lopez estava escalado para América-MG x Sport, no estádio independência, e foi substituído por Philip Georg Bennett. Já Rodrigo, que iria ser o responsável pelo VAR em Ituano x Santos, no Novelli Júnior, deu lugar a Adriano de Assis Miranda.

96 FM NATAL

Sidy's Tv e Internet

Bebê que nasceu no banheiro da UPA do São Manoel recebe nome de Aurora

28 de outubro de 2024

Na noite deste domingo (27), uma jovem de 21 anos, que buscava atendimento na UPA do Alto de São Manoel, em Mossoró, viveu um episódio inesperado. Após chegar ao local relatando dores lombares e suspeita de infecção urinária, a paciente recebeu a surpreendente notícia de que estava grávida e, logo em seguida, deu à luz no banheiro da unidade de pronto atendimento.

O atendimento foi realizado pelo Dr. Marcelo Duarte, que compartilhou o relato com o Blog do Ismael Sousa. Segundo o médico, a paciente foi atendida rapidamente pela equipe após o parto inesperado e, em seguida, foi encaminhada juntamente com o bebê para a maternidade Almeida Castro. Apesar do susto, mãe e filho passam bem e estão sob cuidados médicos para monitoramento pós-parto.

“Não tinha nenhuma aparência de barriga, e ela não falou em momento nenhum a possibilidade de gravidez. A gente solicitou exames que confirmou uma infecção urinária. Quando o pessoal da enfermagem chamou, ela já estava no banheiro e a criança já estava quase toda para fora. Parto normal, a criança aparentemente em torno de oito meses ou um pouco mais, mas totalmente sadia, já saiu mamando e a mãe bem”, disse Dr. Marcelo.

A criança do sexo feminino recebeu nome de Aurora.

Blog do Ismael Sousa

Academia Noova

Com vitória de Paulinho Freire, Carla Dickson assumirá vaga na Câmara dos Deputados

28 de outubro de 2024

A suplente Carla Dickson se prepara para assumir o exercício do mandato do deputado federal Paulinho Freire (União Brasil), que foi eleito prefeito de Natal após segundo turno neste domingo 27. Com 100% das urnas apuradas, Paulinho Freire obteve 222.661 votos, ou seja, 55,34% dos votos válidos. A segunda colocada, Natália Bonavides (PT), obteve 179.714 votos, ou seja, 44,66% dos votos válidos.

Ex-vereadora de Natal e esposa do ex-deputado estadual Albert Dickson, a médica oftalmologista Carla conquistou sua primeira suplência na Câmara dos Deputados em 2018. Em 2020, ela assumiu a cadeira após a nomeação do então deputado Fábio Faria como ministro das Comunicações no governo de Jair Bolsonaro (PL), onde permaneceu até o fim do mandato.

Wheyz

Aos 73 anos, caicoense Sidinei Fernandes completa jornada de bicicleta de São Paulo a Caicó

28 de outubro de 2024

Na manhã do sábado (26), Sidney Medeiros Fernandes, de 73 anos, foi recepcionado com grande emoção em Caicó após realizar uma viagem de bicicleta desde São Paulo, percorrendo milhares de quilômetros. Natural de Caicó, Sidney contou que o objetivo de sua jornada era reencontrar seus conterrâneos e incentivar as pessoas a adotarem o exercício físico, especialmente entre os mais velhos.

Em entrevista ao Panorama 95, Sidney compartilhou a intensa emoção que sentiu ao chegar à cidade e ver o apoio e acolhimento dos caicoenses. “Sabia que haveria uma recepção, mas não imaginava que seria dessa proporção”, confessou, emocionado. Para ele, a missão foi além da realização pessoal; foi um meio de motivar quem o acompanhava, desde São Paulo, a cuidar da saúde física e emocional.

Com uma rotina de treinos em São Paulo, Sidney destacou os desafios enfrentados nas estradas brasileiras, algumas sem acostamento e com intenso tráfego de caminhões. No entanto, ele persistiu e, acompanhado por um carro de apoio, chegou ao Seridó com segurança. “Não é pela força física, mas pela determinação e propósito,” afirmou.

Para Sidney, o exercício físico não tem idade e é essencial para a qualidade de vida. Ele compartilhou mensagens que recebe de várias partes do Brasil, incluindo de uma comunidade brasileira nos Estados Unidos, agradecendo por sua inspiração. “Quem estiver no sofá, levante-se e faça algo por si mesmo. O exercício pode salvar vidas,” incentivou o ciclista.

Com planos de novas aventuras, incluindo a possibilidade de uma viagem ao Rio Grande do Sul e até à Argentina, Sidinei conclui mais uma etapa de seu projeto de vida: inspirar a prática esportiva como um caminho para saúde e bem-estar.

Confira no Youtube
https://youtu.be/xmC14FqRDgs

Well Lab Isaac Nutri

Lagoa Nova e Parelhas RN oferecem 103 vagas em concurso público

28 de outubro de 2024

No Rio Grande do Norte, a Prefeitura de Lagoa Nova, a Câmara Municipal de Lagoa Nova e a Câmara Municipal de Parelhas anunciam um novo concurso público para o preenchimento de 103 vagas e formação de cadastro reserva. As oportunidades são para profissionais de níveis fundamental, médio/técnico e superior.

Os cargos oferecidos pela Prefeitura de Lagoa Nova incluem: Advogado (1 vaga); Analista de Controle Interno (1 vaga); Assistente Social (1 vaga); Auditor Municipal de Tributos (1 vaga); Bibliotecário (1 vaga); Cirurgião Dentista (1 vaga); Contador (1 vaga); Educador Físico (1 vaga); Enfermeiro (1 vaga); Engenheiro Civil (1 vaga); Farmacêutico (1 vaga); Fonoaudiólogo (1 vaga); Fiscal Ambiental (1 vaga); Fisioterapeuta (1 vaga); Médico Veterinário (1 vaga); Nutricionista (1 vaga); Psicólogo (1 vaga); Terapeuta Ocupacional (1 vaga); Turismólogo (1 vaga); Professor Pedagogo (30 vagas); Professor de História (5 vagas); Professor de Geografia (5 vagas); Professor de Matemática (5 vagas); Professor de Ciências (5 vagas); Professor de Educação Física (5 vagas); Professor de Língua Portuguesa (5 vagas); Professor de Língua Estrangeira (5 vagas); Agente Administrativo (1 vaga); Fiscal de Obras (1 vaga); Auxiliar de Consultório Dentário (1 vaga); Técnico de Segurança do Trabalho (1 vaga); Técnico Agrícola (1 vaga);

Na Câmara Municipal de Parelhas, as vagas são para: Analista Legislativo – Controle Interno (1 vaga); Analista Legislativo – Processo Legislativo (1 vaga); Técnico Legislativo (1 vaga); Auxiliar Legislativo (2 vagas);

Já na Câmara Municipal de Lagoa Nova, as oportunidades abrangem: Auxiliar de Serviços Gerais (1 vaga); Motorista; Técnico Legislativo – Apoio em Informática e Mídia (1 vaga); Técnico Legislativo – Área Legislativa (1 vaga); Analista Legislativo (1 vaga); Controlador Interno Legislativo (1 vaga); Recepcionista Legislativo (1 vaga); Agente Administrativo (1 vaga); Contador (1 vaga); Procurador Jurídico (1 vaga).

Para concorrer, é necessário comprovar o nível de escolaridade exigido para a função, ter no mínimo 18 anos e atender a outros requisitos especificados no edital. Os contratados cumprirão jornadas de 30 a 40 horas semanais, com salários que variam de R$ 1.412 a R$ 3.501,16.

VEJA O EDITAL

Saiba como se candidatar

As inscrições estarão até 29 de outubro, através do site da Funcern, com taxas que vão de R$ 60 a R$ 120. 

A seleção será feita por meio de prova objetiva, marcada para 29 de dezembro, além de prova de títulos para cargos de nível superior.

O concurso terá validade de dois anos, contados a partir da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período.

Restaurante Sertanejo

DNJ 2024 reuniu juventude católica da Diocese de Caicó no último sábado

27 de outubro de 2024

Evento realizado na cidade de São Vicente (RN) levou música, orações e diversas atividades

No sábado, 26 de outubro, foi realizado o Dia Nacional da Juventude (DNJ), com a participação de grupos de jovens de toda a Diocese de Caicó. O evento aconteceu em São Vicente(RN), das 13h às 21h, com entrada gratuita.

Organizado pelo Setor de Juventude da diocese, o DNJ deste ano trouxe a reflexão inspirada na passagem bíblica de Rute 1,16: “Onde quer que permaneças, permanecerei contigo”.

A programação contou com momentos especiais, incluindo pregação, adoração, momentos Mariano e do Espírito Santo nos espaços destinados aos jovens de cada forania da Diocese. Às 17h, um arrastão com trio elétrico conduziu os jovens até a praça da Igreja Matriz de São Vicente para a celebração da Santa Missa presidida pelo Administrador Diocesano de Caicó, Padre Édson Medeiros. O evento foi encerrado com o show nacional de William da sanfona.

Sidy's Tv e Internet
RN RN Prefeitura