A governadora Fátima Bezerra participou nesta quinta-feira (06) da abertura do Encontro das Distribuidoras de Gás Natural do Nordeste e do Comitê de Petróleo e Gás do Consórcio Nordeste. O evento discutiu questões relacionadas à industrialização do Nordeste a partir do uso do gás natural, exploração da Margem Equatorial e a transição energética segura.
Na abertura do encontro, que acontece até esta sexta-feira (07) em Natal, Fátima Bezerra falou da importância do planejamento estratégico envolvendo a representação das distribuidoras de gás e o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste.
“A câmara técnica de gás e petróleo do Consórcio Nordeste desempenha um papel fundamental para aglutinar os projetos de desenvolvimento e em iniciativas estratégicas. Transformaremos os resultados das nossas discussões em ações concretas que visam o crescimento econômico e social dos estados nordestinos”, pontuou a governadora.
Durante os dois dias de evento, as representantes das distribuidoras nordestinas também abordaram questões voltadas para a interiorização da distribuição do gás e a contribuição das distribuidoras para a transição energética no país.
Dois assaltos foram registrados em um intervalo de 15 minutos nesta quarta-feira (5) em Currais Novos. A Polícia Militar atendeu os dois casos e, até o momento, ninguém foi preso. A informação foi dada em primeira mão pelo colega Cleto Filho, do Blog Repórter Seridó.
O primeiro dos crimes foi registrado na rua do Topázio, no bairro JK. Um assalto a mão armada foi executado por cinco homens que invadiram uma residência e renderam uma vítima. De acordo com a Polícia, eles exigiram ouro e agrediram a vítima em seguida. Os criminosos fugiram sem levar nada.
Uma segunda ocorrência foi registrada em via pública, na BR427, no bairro Sílvio Bezerra de Melo. Dois assaltantes armados tomaram uma moto. Os criminosos fugiram e o veículo foi recuperado na rua Carnaúba dos Dantas horas depois.
A Associação dos Municípios do Seridó Oriental e Trairi (AMSO-TR) está sob novo comando. Ivanildo Ferreira Lima Filho, conhecido como Ivanildinho, tomou posse como novo presidente da instituição nesta quarta-feira (5). O prefeito de Santa Cruz se tornou o primeiro chefe do executivo de um município do Trairi a ocupar o cargo de presidente da associação.
A solenidade da posse foi realizada na sede da AMSO-TR, em Currais Novos. A nova direção estará no comando da associação até o dia 31 de dezembro de 2024, quando se encerra os atuais mandatos dos chefes do executivo que compõem a entidade. Ivanildinho falou sobre suas expectativas para a nova função, destacando a importância do trabalho da entidade também para os municípios do Trairi.
“Estou muito otimista. Essa minha posse representa a presença, de fato, do Trairi na AMSO-TR. Essa nossa chegada é um momento em que queremos repassar as boas experiências que temos para todos os municípios da região do Trairi, mostrando a importância de trabalhar de forma associativa. Se trouxermos a maioria dos municípios do Trairi para participar da entidade, ela estará cada vez mais fortalecida, sem sombra de dúvidas”, afirmou o novo presidente da entidade.
Joaquim de Medeirinho, prefeito de Cruzeta e presidente anterior da entidade fez a apresentação das atividades desempenhadas por sua gestão. Seu mandato teve início em maio de 2023 e foi marcado por ampla defesa da causa municipalista.
“Fizemos muito enquanto presidente da AMSO-TR. Construímos uma situação junto ao Governo de Estado para que elaborasse uma estrada que liga Jardim do Seridó/Cruzeta/Florânia. Deixo esse legado para que o projeto um dia saia do papel. É uma das tantas ações que fizemos. Saio daqui com a certeza do dever cumprido”, afirma Joaquim.
Integrantes das direções de importantes entidades da causa municipalista, compareceram à solenidade o presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte e prefeito de Lagoa Nova, Luciano Santos; o secretário da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e prefeito de Santana do Seridó, Hudson Brito; o prefeito de Carnauba dos Dantas, Gilson Dantas, que preside o Consórcio Intermunicipal de Saúde. O deputado estadual Tomba Farias e autoridades de Santa Cruz, estiveram presentes.
“O associativismo municipalista agora tem o colega advogado, Ivanildo Ferreira, no comando dessa importante instituição, não tenho dúvida que ele trará sua experiência à entidade no seu mandato”, afirma Luciano Santos. Em sua fala, Hudson Brito destacou que a CNM estará à disposição da AMSO-TR também no mandado de Ivanildinho. “Em nome do presidente Paulo Roberto Ziulkoski, parabenizo Ivanildinho. Como secretário da CNM, vamos dar total apoio à AMSO-TR, dando musculatura à entidade. O Trairi está chegando e fortalece cada vez mais nossa AMSO-TR, primeira entidade municipalista do Nordeste”, concluiu.
Também estiveram presentes o prefeito de Cerro Corá, Novinho; o prefeito de Equador, Professor Cletson; o prefeito de Florânia, Saint Clay Alcântara (Galo); o prefeito de Jardim do Seridó, Amazan; o prefeito de Parelhas, Dr. Tiago Almeida; e o prefeito de Tenente Laurentino Cruz, Francisco Macêdo da Silva, além do vice-prefeito de Santa Cruz, Glauther Adriano e a vice-prefeita de Currais Novos, Ana Albuquerque.
COMPOSIÇÃO DA NOVA DIRETORIA DA AMSO-TR PARA O PERÍDO DE 05/06/24 A 31/12/2024
DIRETORIA: PRESIDENTE: Ivanildo Ferreira Lima Filho; 1º VICE-PRESIDENTE: Odon Oliveira de Souza Júnior. 2º VICE-PRESIDENTE:
CONSELHO FISCAL:
TITULARES: 1º MEMBRO: Luciano Silva Santos; 2º MEMBRO: Hudson Pereira de Brito; 3º MEMBRO: José Amazan Silva.
SUPLENTES DO CONSELHO FISCAL 1º MEMBRO: Marcelo Porto Mário Filho; 2º MEMBRO: Gilson Dantas de Oliveira; 3º MEMBRO:
A menos de dois meses para desembarcar em Natal, a turnê “Sow3t0”, que celebra os 30 anos de um dos principais grupos de pagode do Brasil, acontece no dia 3 de agosto, na Casa de Apostas Arena das Dunas, e tem organização da Clap Entretenimento.
A turnê Sow3t0 traz grandes sucessos da década que marcou o pagode brasileiro com sucessos como “Mundo de Oz”, Tempo de Aprender”, “Derê”, “Farol das Estrelas” e muito mais.
Após 23 anos, o grupo se reúne para uma turnê comemorativa dos 30 anos da banda, que é um dos pilares do pagode dos anos 1990.
E a abertura do show será feita pela sambista Ana Clara, que tem sido a responsável pela abertura da turnê em todo o Brasil , e já teve parcerias com Péricles, Reinaldo, Alexandre Pires e Belo que é seu padrinho dentro da música. Juntos eles cantam o sucesso, “Eu, Você e Deus”.
O show da banda RPM, em Currais Novos, realizado no último dia 24 de maio durante o Cactus Moto Fest, foi um dos últimos (senão o derradeiro) da história da marca.
Nesta quarta-feira (5), o cantor Paulo Ricardo, ex-vocalista do RPM, conseguiu na justiça que o ex-colega e guitarrista da banda, Fernando Deluqui seja proibido de usar o nome da marca, segundo informações de Rogério Gentile. Segundo o cantor, a formação atual se trata de uma “banda cover.”
No Instagram da banda, a última apresentação registrada no feed foi mesmo a apresentação em Currais Novos. Uma nova apresentação seria realizada no dia 6 de junho, em São Paulo, mas a decisão judicial impede que os artistas subam no palco com o nome eternizado na história do rock brasileiro.
Entenda
Deluqui é o último membro da formação original que segue no RPM. Com novos integrantes — Dioy Pallone, Kiko Zara e Gus Martins — o grupo, que foi uma das maiores sensações do rock nacional nos anos 1980, se apresentava usando o mesmo nome.
“Muitos fãs e consumidores acabam por ser enganados”, afirmou Paulo Ricardo à Justiça. “Acreditam adquirir ingressos e produtos do RPM quando em verdade é de outra banda.” Ele ainda disse que o motivo do processo era proteger a memória e o legado da banda, “que faz parte da história de tantas pessoas.”
A 3ª edição do Festival Cultural teve sua programação divulgada nesta terça-feira (4). No domingo, último de cinco dias de evento, Padre Nunes vai trazer sua musicalidade em um show religioso que encerra as comemorações.
O Festival Cultural ocorre sempre após as novenas e não faz parte da programação do Pavilhão de Sant’Ana.
Viatina-19 FIV Mara Móveis, ao contrário do que parece, não é o código do sofá que você pode comprar para decorar sua sala na próxima estação. É o nome de um animal – mas não um bicho qualquer.
Trata-se da vaca brasileira que, em abril, entrou para o Guinness Book, o livro dos recordes, como a mais valiosa do mundo. Hoje, seu preço é estimado em cerca de R$ 21 milhões.
Viatina-19 (pronuncia-se “Vi-á-tina”) alcançou tal valor em um leilão realizado em junho de 2023, em Arandu, no interior paulista. Na ocasião, ela foi arrematada por R$ 6,99 milhões. Só? Não é bem assim. Essa foi a quantia paga pela Nelore RO por um terço da vaquinha, cuja brancura da pelagem chama a atenção (veja fotos abaixo).
Com a compra, a empresa passou a dividir a propriedade do animal com a Casa Branca Agropastoril e a Agropecuária Napemo. É a soma desses três terços, portanto, que alcança os quase R$ 21 milhões.
E por que tamanha bolada? Na prática, é possível pensar na bela Viatina-19 como uma espécie de empresa que muge, ou mesmo, como um requintado banco genético ambulante. O animal está no estado da arte dos genes da raça Nelore, originária da Índia, cujos primeiros exemplares chegaram ao Brasil no final do século XVIII e hoje representam cerca de 85% do rebanho nacional.
A vaquinha nasceu em 17 de janeiro de 2019. Tem, portanto, 5 anos. Como reprodutora, acrescenta Gracia, ela tem “pelo menos entre 8 e 10 anos pela frente”. “Isso tranquilamente”, afirma. “Algumas vacas continuam produtivas até os 18 anos de idade.” O zootecnista observa que o animal também é filho de campeões. No caso, o touro Landau e da Viatina 03 FIV Mara Móveis, neta de Viatina da Agropecuária J. Galera.
E o que explica tantas abreviações no nome do animal, que bem poderia ser reduzido para um apelido do tipo “Vivi”, ou mesmo, “Tina”? Bem, FIV é a sigla de fertilização in vitro, Mara Móveis é o nome da fazenda onde a vaca foi criada, em Terezópolis, em Goiás, de propriedade de Silvestre Coelho Filho, que também é dono de uma rede de loja de móveis, concentrada no sul do Pará – a Mara Móveis, óbvio.
A Câmara Municipal de Vereadores de Currais Novos realizará uma Audiência Pública para discutir a elaboração da lei de criação do Programa Municipal de Artesanato Popular – Feito em Currais Novos.
O evento, que ocorrerá nesta quarta-feita, 05 de junho às 09h, na sede da Câmara Municipal, é uma oportunidade para artesãos e a comunidade contribuírem com suas opiniões e sugestões sobre o projeto.
A iniciativa, proposta pelo vereador João Gustavo, tem como objetivo aproveitar o potencial do artesanato para fortalecer a cultura e a economia local.
A Audiência Pública é aberta a todos os interessados.
O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) abriu uma investigação para apurar um possível crime de peculato por parte do vereador da cidade de Itajá, José Valderi de Melo (PP), que também é presidente da Câmara da cidade.
O processo de apuração foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) nesta terça-feira (4), dias após o parlamentar aparecer em um vídeo dizendo que empregava pessoas em troca de apoio das famílias e que ganha um salário mensal de R$ 10 mil “com roubo, com tudo”.
O crime de peculato ocorre quando há desvio ou apropriação, por parte de um funcionário público, de um bem a que ele tenha acesso por causa do cargo que ocupa, mediante abuso de confiança.
O Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Região do Seridó RN (CIM Seridó) está realizando um marco histórico na região, através do projeto de perfuração de poços artesianos em parceria com os 25 municípios consorciados.
Este esforço conjunto visa levar água para o seridoense, possibilitando acesso a este recurso essencial para a vida e para o desenvolvimento local, principalmente em períodos de seca.
A iniciativa é uma resposta direta às necessidades da população seridoense, refletindo uma demanda constante dos prefeitos consorciados.
Atendendo a esses pedidos, o presidente do CIM Seridó, Sérgio Fernandes de Medeiros, junto com sua equipe técnica, buscou soluções eficazes para enfrentar os frequentes desafios da escassez hídrica.
Até o momento, o projeto tem alcançado uma assertividade de 75% na obtenção de água nos poços perfurados, destacando-se como uma iniciativa essencial e de grande eficácia para a região.
Através da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF), o consórcio recebeu a doação de uma máquina perfuratriz completa.
Essa doação permite que o CIM Seridó realize a perfuração de poços nos municípios consorciados, garantindo não apenas o abastecimento de água, mas também fortalecendo as comunidades ao proporcionar água que é sinônimo de saúde, bem-estar e desenvolvimento sustentável.
“Como presidente e representante dos prefeitos do Seridó, vejo que a união através do consórcio, nos permitir oferecer serviços transformadores para cerca de 300 mil habitantes, proporcionando mais dignidade à nossa gente. A água é vida e com esta ação conjunta, reafirmamos nosso compromisso com o futuro do Seridó,” declara o presidente do consórcio.
A união dos municípios, a competência técnica e a dedicação de todos os envolvidos têm sido fundamentais para o sucesso deste projeto com um custo mínimo, muito inferior ao praticado pelo setor privado.
O CIM Seridó continua a trabalhar incansavelmente para que cada vez mais famílias tenham acesso à água, construindo um Seridó mais forte e próspero para todos.