Uma situação inusitada impressionou moradores do Bairro Brejo Seco, em Juazeiro do Norte, no interior do Ceará. O aparecimento de uma substância branca, que pinga um líquido transparente, no alto de uma árvore, aguçou a curiosidade das pessoas, que acreditavam que os galhos da árvore tinham congelado. Isso acontece desde o início do mês de setembro, período quente no interior cearense.
Segundo moradores, quando amanhece, os galhos pingam uma substância gelada. Durante o decorrer do dia, o líquido espumoso toma conta dos galhos da árvore e quando chega a noite elas se transformam em água.
Explicação
O professor Lamartine Soares Cardoso de Oliveira, do departamento de fitotecnia, do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Ceará (UFC), explica que o “gelo” é, na verdade, um fenômeno natural, explicado sem necessidade de tocar em assuntos místicos ou alienígenas.
A responsável pela formação dessa espuma misteriosa, que possui aspecto de gelo, é uma cigarrinha da família Cercopidae, de nome científico é Prosapia bicincta. Essa espuma é a proteção das formas jovens da cigarra contra possíveis inimigos naturais.
“Essa situação tem duas funções. Esse líquido, essa espuma, é, na verdade, um resíduo da digestão da cigarra, o excesso do material que elas retiram da planta. E esse mesmo líquido, ela tem que utilizar, proteger seus ovos”, explica o professor.
O especialista acrescenta que essa espuma não causa nenhum dano à árvore e muito menos para as pessoas. Não é necessário, por exemplo, cortar os galhos da planta.
A cidade de Mossoró, na região Oeste no Rio Grande do Norte, foi contemplada por uma série de requerimentos protocolados pelo presidente da Assembleia Legislativa (ALRN), deputado estadual Ezequiel Ferreira (PSDB). As ações, que foram solicitadas ao parlamentar pelo presidente da Câmara Municipal de Mossoró, Lawrence Amorim (PSDB), abrangem as áreas de segurança, saúde e transporte.
Na área da segurança, o deputado solicitou à Secretaria de Segurança do RN (Sesed) o aumento do efetivo policial, a fim de fortalecer o patrulhamento ostensivo da região. O município continua enfrentando dificuldades no combate à criminalidade.
Para a saúde, Ezequiel requereu a disponibilidade de um veículo modelo ambulância para o município, além da disponibilidade de um carro fumacê para atuar no combate ao mosquito Aedes aegypti, que transmite doenças como a dengue, a zika e a chikungunya.
Ainda para a cidade do Oeste potiguar, o presidente da ALRN solicitou a disponibilidade de um ônibus escolar para atender aos estudantes que residem na zona rural do município. Esses alunos enfrentam grandes dificuldades de locomoção no trajeto de suas residências até às escolas, conforme justificou o deputado ao requerer o pleito.
A Polícia Civil de Minas Gerais atribuiu a responsabilidade da queda de avião que matou Marília Mendonça e outras quatro pessoas aos pilotos da aeronave, que estavam entre as vítimas. Como os responsabilizados não sobreviveram e não poderão ser punidos, o caso foi arquivado.
A informação foi incluída na conclusão do inquérito sobre o acidente aéreo, que foi apresentada nesta quarta-feira (4). A aeronave caiu em novembro de 2021, em Piedade de Caratinga, região Leste de MG.
De acordo com o delegado de Caratinga, Ivan Lopes, a investigação constatou que houve negligência e imprudência por parte do piloto, Geraldo Medeiros, e do copiloto, Tarciso Viana.
Lopes informou que, antes do acidente, não foi feito contato com outros profissionais para a realização do pouso no aeródromo, que era desconhecido pelos pilotos. Este tipo de contato é a conduta comum nesse tipo de procedimento.
A Festa do Boi, também conhecida como a maior exposição agropecuária do Nordeste, agora é Patrimônio Histórico, Cultural e Turístico do Rio Grande do Norte. A lei nº 11.549, de autoria do deputado estadual Taveira Júnior (União), foi sancionada pela governadora Fátima Bezerra e publicada no Diário Oficial do Estado da quarta-feira (27). O reconhecimento se deu a poucos dias da 61ª edição do evento, que acontecerá entre os dias 7 e 14 de outubro de 2023.
“A primeira Festa do Boi aconteceu na cidade de Parnamirim em 1962 e conta hoje com centenas de expositores e empresas que se instalam no Parque Aristófanes Fernandes durante o evento, além de comerciantes informais que ganham uma importante renda extra nos oito dias de festa, oferecendo uma vasta programação cultural, desde a instalação de parques para a diversão das crianças, até as feirinhas de artesanato, degustação de comidas típicas e show de artistas famosos que acontecem até a madrugada. Sem dúvida, trata-se de um evento de extrema relevância turística, cultural e econômica”, listou o propositor da lei, deputado Taveira Júnior.
A Festa do Boi 2023 é uma realização da Anorc em parceria com o Governo do Estado do RN, Secretaria de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca, SEBRAE e Prefeitura de Parnamirim. Patrocinam o evento: Banco do Nordeste, Banco do Brasil, Governo Federal, Idiarn, Agência de Fomento do RN, Faern Senar, Assembleia Legislativa do RN, Fecomércio e Câmara Municipal de Parnamirim.
Os massacres de Cunhaú e Uruaçu, ocorridos em 1645, nas cidades de Canguaretama e São Gonçalo do Amarante, deixaram uma profunda cicatriz na fé católica do Rio Grande do Norte, resultando na brutal morte de mais de 80 fiéis, incluindo homens, mulheres e crianças.
Em 5 de março de 2000, o Papa João Paulo II proclamou a beatificação de 30 vítimas desses massacres. Posteriormente, em 2017, o Papa Francisco canonizou esses mártires, elevando-os à categoria de santos da Igreja Católica.
História
Em 1645, o estado do Rio Grande, de maioria católica, estava sob domínio dos holandeses de doutrina calvinista. Jacob Rabbi, um alemão a serviço do governo holandês, chegou ao engenho em 15 de julho daquele ano, já sendo conhecido pelos moradores locais devido a suas visitas anteriores, sempre acompanhado pelas tropas dos índios Tapuias.
No dia seguinte, como de costume, os fiéis se reuniram para celebrar a eucaristia e participar da missa na Igreja de Nossa Senhora das Candeias, presidida pelo padre André de Soveral. A cerimônia transcorria normalmente até o momento da elevação do Corpo e Sangue de Cristo, quando as portas da capela foram bruscamente fechadas, dando início à violenta ação ordenada por Jacob.
O padre Fábio Pinheiro Bezerra, pároco do Santuário dos Mártires, no bairro Nazaré, explicou que “no século XVII, com a invasão holandesa no Nordeste do Brasil, os holandeses traziam consigo a fé calvinista, uma fé protestante, fruto do luteranismo. Eles buscavam o nosso açúcar e tinham interesses econômicos, político e religioso. Chegando no engenho de Cunhaú, em Canguaretama, no dia 16 de julho, elesmataram o padre André e os fiéis daquela comunidade do Engenho de Cunhaú, porque eles não quiseram abraçar a fé calvinista, resistiram ao calvinismo”, explicou.
De acordo com o padre Fábio Pinheiro Bezerra, o segundo massacre aconteceu em Uruaçu, em São Gonçalo do Amarante, no dia 3 de outro de 1645, três meses depois do ocorrido em Cunhaú, também a mando de Jacob Rabbi.
“Há relatos históricos que os católicos da antiga catedral de Nossa Senhora da Apresentação, foram levados presos para o forte dos Reis Magos e, de lá, eles foram levados de barco para as margens do rio Potengi, ali em Uruaçu, em São Gonçalo e, lá eles foram também massacrados por não abraçar a fé calvinista e dizer: ‘Nós cremos em Jesus, na Eucaristia como prega a Igreja Católica”, ressaltou.
Em homenagem a esses protomártires, o governo estadual instituiu o Dia Estadual à Memória dos Protomártires de Uruaçu e Cunhaú, em 3 de outubro, por meio da Lei nº 8.913 de 2006. Anualmente, milhares de fiéis se congregam nos monumentos construídos em honra dos Santos Mártires na cidade de São Gonçalo do Amarante para participar das celebrações litúrgicas.
Segundo o pároco do Santuário dos Mártires “é um orgulho para nós norteriograndenses sabermos que homens e mulheres do nosso potiguares, puderam dá vida por amor a Cristo e a igreja em um ato tão corajoso, que é o derramamento de sangue por abraçar fé católica e renunciar a uma outra fé. Então, isso para nós é motivo de muito orgulho”.
De acordo com o padre, é inegável que, com a canonização, os Mártires conquistaram uma maior visibilidade e alcance. Até 2017, esses santos eram venerados principalmente pelos habitantes do Rio Grande do Norte. No entanto, a partir de 15 de outubro de 2017, eles foram oficialmente reconhecidos e incorporados à devoção da Igreja Católica em todo o mundo.
Tudo pronto para o lançamento de mais uma “revista da gente”. Nesta terça-feira (3), a bola da vez é Lagoa Nova, capital da Serra de Santana, que terá a segunda edição de sua publicação lançada logo após a novena.
A ocasião servirá como um novo momento de valorização das raízes do local, com boas histórias contadas nas páginas da publicação, que chega com a promessa de arrebatar o coração do leitor.
Com mais de 2 mil exemplares de tiragem, a publicação será distribuída gratuitamente, uma marca das revistas lançadas pelos jornalistas Ismael Medeiros e Suerda Medeiros. A intenção principal é presentear o povo local com o mais genuíno relato dos potenciais que a região possui e boas histórias de importantes personagens de Lagoa Nova.
Este é mais um projeto lançado em 2023. Neste ano, já foram lançadas as publicações de Currais Novos, Caicó e São Vicente. Até o fim do ano, mais cidades do Seridó terão suas histórias contadas.
“Acreditamos que será um belo registro histórico para todos terem. Nos divertimos e emocionamos na produção, esperamos passar isso para o leitor também”, afirma o jornalista Ismael Medeiros.
Neste domingo (1), os brasileiros votaram para eleger 30,5 mil conselheiros tutelares em todo o país. Na cidade de Lagoa Nova, cinco foram escolhidos para a missão que terão nos próximos anos.
De acordo com a constituição, os profissionais devem garantir os direitos de crianças e adolescentes do município, fazendo valer suas prerrogativas enquantos cidadãos.
As eleições para o Conselho Tutelar que ocorreram em todo o país também revelaram os eleitos no município de Acari, no Seridó potiguar.
No município, os votantes poderiam escolher até cinco nomes, o que justifica o elevado número de votos. Cinco foram os eleitos e mais cinco mantidos na suplência. O mais votado foi Vanderson Dantas, com 441 votos.
Os escolhidos farão parte do órgão entre os anos de 2024 e 2027. De acordo com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), o processo transcorreu dentro da normalidade.
Confira quem foram os eleitos:
1º Vanderson Dantas (441 votos) 2º Sheila da Banda (347 votos) 3º Estevam (Neguinho do Barraco) (313 votos) 4º Canindé de Maria das Peneiras (310 votos) 5º Professor Gutemberg (303 votos)
Confira os nomes dos suplentes:
6º Wyasmim de Wiara (288 votos) 7º Ismária Saara (278 votos) 8º Cida da Avon (278 votos) 9º Instrutor Jack (270 votos) 10º Amanda de Calula (266 votos)
Tem início nesta quarta-feira (4), em Currais Novos, a 6ª edição da Semana de Ciência, Tecnologia e Extensão (Secitex). O evento tem como objetivo mostrar à sociedade parte da produção científica feita na instituição, seja na pesquisa ou extensão.
Para abranger a arte e ampliar a participação resultante do ensino, da pesquisa e da extensão, a Secitex será composta pelos seguintes eventos: XVI Congresso de Iniciação Científica (Congic); IX Mostra Tecnológica; VI Prêmio de Empreendedorismo Inovador; VIII Simpósio de Extensão; V Mostra Coletiva de Artes; III Simpósio de Internacionalização; VI Olimpíada de Robótica; e II Aprender.
A SECITEX visa se consolidar como o encontro bienal da comunidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), especialmente do corpo discente, com ênfase no contato com a sociedade.
O objetivo é, de forma integrada, apresentar e, nas modalidades de participação em que couber, publicar os resultados parciais ou finais de programas, projetos e ações de ensino, pesquisa e extensão do IFRN, a partir do desenvolvimento de soluções técnicas e tecnológicas, da articulação com o mundo do trabalho, da cooperação internacional e do estímulo de processos educativos que levem à geração de trabalho e renda e à emancipação do cidadão, na perspectiva do desenvolvimento socioeconômico local e regional.
Toda programação acontecerá no campus, exceto a Mostra Musical, que será celebrada nos dias 05 e 06 de outubro, das 17h as 21h na Rua Coronel José Bezerra, no Centro.