Vacina antirrábica pré-exposição está disponível para profissionais que trabalham com banho e tosa de animais

A partir desta semana, os profissionais que trabalham realizando banho e tosa de cães e gatos e também os auxiliares veterinários que trabalham no Rio Grande do Norte poderão tomar a vacina contra a raiva. A estratégia de ampliação temporária da vacinação antirrábica para este público específico foi orientada pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) através de nota técnica. Para esse público, a vacina está disponível nos postos de vacinação até o final do mês de junho.
Este imunizante é uma medida de prevenção chamada de profilaxia pré-exposição, indicada para pessoas com risco de exposição permanente ao vírus da raiva, durante atividades ocupacionais como: médicos veterinários, biólogos, zootecnistas, agrônomos e outros profissionais que trabalham em áreas de risco.
“A prevenção antes da exposição ao vírus da raiva com a vacina simplifica, em caso de necessidade, a terapia pós-exposição, eliminando a necessidade de imunização passiva (soro ou imunoglobulina), diminuindo o número de doses e desencadeando uma resposta imune secundária mais rápida, quando iniciada a vacinação pós-exposição ao vírus”, explicou Laiane Graziela, coordenadora do Programa Estadual de Imunização.
A raiva é uma doença infecciosa viral aguda grave, que acomete mamíferos, inclusive o homem, e caracteriza-se como uma encefalite progressiva e aguda com morte em aproximadamente 100% dos casos. É causada pelo vírus do gênero Lyssavirus, da família Rabhdoviridae, sendo uma doença passível de eliminação no seu ciclo urbano (transmitido por cão e gato) e pela existência de medidas eficientes de prevenção, como a vacinação humana e animal, a disponibilização de soro antirrábico humano, a realização de bloqueios de foco, entre outras.