Acern empossa nova diretoria e apresenta propostas para fortalecer crônica esportiva do RN

10 de março de 2026

A Associação dos Cronistas Esportivos do Rio Grande do Norte (ACERN) realizou, na manhã do último sábado, a solenidade de posse da nova diretoria da entidade. O evento contou com a presença de associados e de representantes da Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF), entre eles a diretora de comunicação, Thais Campos, e Erick Dias, que representou o presidente da entidade.

A cerimônia foi aberta pelo diretor de comunicação da ACERN, Hugo Fernandes. A ata da reunião foi formulada pelo secretário-geral da entidade, Liszt Madruga.

Na ocasião, tomou posse como presidente da ACERN o cronista esportivo José Aldenir (Joinha). Também passam a compor a nova diretoria Tadeu Oliveira, como primeiro vice-presidente; Márcio Saraiva, segundo vice-presidente; Adrovando Claro, diretor de credenciamento; Hugo Fernandes, diretor de comunicação; e Liszt Madruga, secretário-geral.

Durante o discurso de posse, o novo presidente destacou que a principal missão da diretoria será trabalhar pela retomada do respeito e da credibilidade da ACERN, fortalecendo a entidade e ampliando sua representatividade junto aos cronistas esportivos do estado.

Entre as propostas apresentadas pela nova gestão estão a ampliação de parcerias institucionais — incluindo diálogo permanente com a FNF —, a busca por convênios que ofereçam benefícios aos associados, a criação de apoio jurídico para orientação dos profissionais, além da confecção de novos coletes de identificação para atuação em coberturas esportivas.

A diretoria também vai fortalecer a presença da ACERN no interior do estado, com representantes nas regionais do Seridó e do Oeste, aproximando a entidade dos profissionais que atuam fora da capital.

Outro ponto destacado foi a intenção de estreitar o relacionamento institucional com a Arena das Dunas e com os clubes de futebol do estado, buscando melhorias nas condições de trabalho da imprensa esportiva, como facilidades relacionadas ao credenciamento e estacionamento nos dias de jogos.

Well Lab

Potiguar Mayk é eleito melhor lateral esquerdo do Campeonato Paulista

10 de março de 2026

Titular do Novorizontino, equipe vice-campeã do Estadual de SP, o potiguar Mayk foi escolhido melhor lateral esquerdo do Campeonato Paulista. O anúncio foi realizado em evento da FPF na noite desta segunda-feira (9).

O Palmeiras dominou a lista de melhores do Paulistão, com seis jogadores. Do Novorizontino, foram quatro escolhidos, entre eles o potiguar Mayk.

Natural de Santo Antônio, o lateral tem 26 anos de idade e foi revelado pelo América. Após bom início no Alvirrubro, perdeu espaço e, em seguida, foi negociado com o Bahia. Suas boas atuações chamaram atenção do Grêmio, para onde foi, mas não se firmou.

Mayk está emprestado ao clube paulista da cidade de Novo Horizonte desde junho do ano passado e vive a melhor fase da carreira com o vice-campeonato do Estadual de SP.

Restaurante Sertanejo

América vence Potiguar de Mossoró de virada e avança na semifinal do Potiguar

7 de março de 2026

América vence Potiguar de Mossoró de virada e avança na semifinal do Potiguar

Na tarde deste sábado (7), o América conquistou uma vitória de virada sobre o Potiguar de Mossoró pelo placar de 3 a 1, na Arena das Dunas. Essa partida marcou o primeiro jogo da semifinal do Campeonato Potiguar.

Por questões do regulamento que exige estádio com capacidade superior a 3 mil pessoas para as semifinais, o Potiguar de Mossoró, que não pode atuar no Estádio Fião em Serra do Mel, teve o mando de campo da partida fora de sua casa.

Os gols do América foram anotados por Salatiel, Cassiano e Wellington Tanque. O Potiguar de Mossoró, conhecido como Time Macho, marcou seu único gol com o atleta Adriano Babi.

As partidas de volta estão programadas para o próximo final de semana. No sábado (14), o ABC recebe o QFC no Estádio Frasqueirão, em Natal, às 16h. No domingo (15), também às 16h e na Arena das Dunas em Natal, o América enfrenta o Potiguar de Mossoró.

Créditos: Tribuna do Norte

Well Farma

Flamengo contrata Leonardo Jardim para substituir Filipe Luís

3 de março de 2026

O Flamengo anunciou a contratação do técnico Leonardo Jardim, que será recebido no Rio de Janeiro nesta terça-feira. Ele foi contratado para assumir o lugar de Filipe Luís, demitido após a derrota por 8 a 0 para o Madureira na semifinal do Campeonato Carioca. O contrato com Jardim é válido até o fim de 2027.

O clube e a equipe do treinador já alinhavam detalhes da negociação antes mesmo de informar Filipe Luís sobre sua saída, que só ficou sabendo da demissão após conceder coletiva no Maracanã. Leonardo Jardim deve se apresentar ao elenco ainda hoje durante o treino no Ninho do Urubu, com a rotina do grupo alterada considerando que eles teriam folga.

Desde que deixou o Cruzeiro em dezembro, Jardim estava sem atuar no futebol por questões pessoais. Na época, ele declarou que faria uma pausa para preservar sua saúde física e mental. Seu vínculo com o clube mineiro terminaria em 2026, mas ele utilizou uma cláusula para encerrar o contrato antecipadamente.

Pelo Cruzeiro, ele levou a equipe até a semifinal da Copa do Brasil e conquistou o terceiro lugar na Série A, garantindo vaga direta na fase de grupos da Libertadores 2026. Em 55 partidas pelo time, somou 26 vitórias, 18 empates e 11 derrotas.

Leonardo Jardim era uma escolha preferida do presidente Luiz Eduardo Baptista, conhecido como Bap, desde o final do ano anterior. O presidente chegou a procurá-lo enquanto negociava a renovação de Filipe Luís, mas acabou entrando num acordo com o treinador demitido.

O treinador iniciou sua carreira em Portugal, alcançando destaque no Monaco entre 2014 e 2020, época em que trabalhou com Mbappé. Também acumula passagens por clubes no Oriente Médio, como Al-Hilal e Al-Rayyan.

A mudança no comando do Flamengo ocorreu logo após a coletiva dada por Filipe Luís, quando José Boto anunciou a decisão. A demissão surpreendeu o elenco e a torcida, levando a repercussão dentro e fora do clube.

Créditos: ge Globo

Flamengo contrata Leonardo Jardim para substituir Filipe Luís
QFome App

Filipe Luís é demitido do comando técnico do Flamengo após início ruim em 2026

3 de março de 2026

Filipe Luís é demitido do comando técnico do Flamengo após início ruim em 2026

Filipe Luís não é mais o treinador do Flamengo. O clube anunciou sua saída poucas horas depois da vitória por 8 a 0 sobre o Madureira, que garantiu a equipe na final do Campeonato Carioca. A diretoria decidiu pela demissão após a partida. Essa decisão ocorreu diante do pior começo de temporada do Flamengo em uma década, marcado pela perda da Supercopa do Brasil para o Corinthians e da Recopa Sul-Americana para o Lanús, da Argentina.

O Clube de Regatas do Flamengo informou que a partir do dia 3 de março Filipe Luís não comandará mais o time principal. Com ele, deixam a equipe também Ivan Palanco, auxiliar técnico, e Diogo Linhares, preparador físico.

O Flamengo agradeceu ao ex-jogador e treinador pelos títulos conquistados e desejou sucesso em sua carreira futura.

Filipe Luís encerra sua passagem com 101 partidas no comando, alcançando um aproveitamento de 69,9%, com 63 vitórias, 23 empates e 15 derrotas, cinco delas em 2026. Ele é o segundo técnico mais vitorioso da história do clube, empatado com Jorge Jesus e Flávio Costa, acumulando cinco títulos: Copa do Brasil 2024, Supercopa 2025, Campeonato Carioca 2025, Libertadores 2025 e Brasileirão 2025.

O Flamengo representou seu primeiro trabalho como treinador. Filipe Luís iniciou no sub-17 em março de 2024, logo após aposentar-se como jogador, conquistando a Copa Rio. Em junho, assumiu o sub-20, vencendo o Mundial da categoria. Em setembro do mesmo ano, assumiu o time profissional para substituir Tite.

Sua trajetória ascendente culminou na conquista da Copa do Brasil em 2024, além dos títulos da Supercopa do Brasil, Campeonato Carioca, Libertadores e Brasileirão em 2025. Na Copa Intercontinental, o Flamengo chegou à final, perdendo nos pênaltis para o PSG.

No entanto, em 2026, a equipe não apresentou boa performance física e técnica, e o ambiente no cotidiano do clube piorou, com insatisfações dentro do elenco, questionamentos internos e externos e pouca comunicação com a diretoria de futebol.

Esta fase dificil foi a primeira grande crise de Filipe Luís no comando do Flamengo. Na temporada anterior, houve instabilidade causada por resultados ruins, mas que eventualmente melhoraram com o tempo. Em 2026, essa evolução não ocorreu.

Créditos: ge Globo

Sidy's Tv e Internet

Escola Estadual Tristão de Barros conquista vice-campeonato da Série Cobre dos JEBs

26 de fevereiro de 2026

A Escola Estadual Tristão de Barros, de Currais Novos, conquistou o vice-campeonato da Série Cobre dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) no handebol. Na final, disputada nesta quinta-feira (26), derrota na disputa dos tiros de 7 metros para a Escola Jader Saraiva, do Acre. Os jogos foram disputados na cidade de Aracaju, no estado de Sergipe.

A decisão foi animada, com reviravoltas e um empate no tempo normal e na prorrogação: 17 a 17. Na disputa dos 7 metros, 3 a 2 para o Acre.

Esse foi o melhor resultado da história do handebol potiguar. De acordo com o técnico Mário Júnior, a disputa reforçou a tradição do handebol currais-novense em produzir bons talentos, independente da cidade ter população pequena em vista das capitais que foram representadas no torneio.

“Mostramos que não é o tamanho da cidade que define a grandeza de uma equipe, mas sim o compromisso, a união e a coragem de acreditar”, disse o técnico.

Academia Noova

STJD rejeita recurso de clubes, aplica multa e mantém pontos de América e Potyguar no Estadual

26 de fevereiro de 2026

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) manteve a decisão do Pleno do TJD do Rio Grande do Norte (TJD-RN) que devolveu os 18 pontos ao América e 15 ao Potyguar Seridoense no Campeonato Estadual. A decisão retirou o clube natalense da zona de rebaixamento, mas não teve efeitos práticos em relação ao Leão do Seridó, já que o Tricolor não possuía mais chances de escapar da degola, independente da decisão da mais alta instância do direito esportivo nacional.

O julgamento do recurso movido pela Procuradoria do TJD e os clubes denunciantes aconteceu nesta quinta-feira (26), no plenário do STJD. A decisão foi por maioria do Pleno do STJD. A auditora relatora do caso, Mariana Barros Barreiras, votou pela manutenção do enquadramento no artigo 191 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (STJD), punição pelo descumprimento de regulamento e multa em valor financeiro. O América foi penalizado em R$ 100 mil, enquanto o Potyguar em R$ 15 mil.

A decisão não cabe recurso, tendo em vista que o Pleno do STJD é a última instância que os clubes podem recorrer na esfera da Justiça Desportiva. Desta forma, os confrontos do mata-mata classificatório serão: QFC x Santa Cruz de Natal e Potiguar de Mossoró x Laguna, que terão início já neste sábado (28).

Os vencedores enfrentam América e ABC, duas equipes com maior pontuação conquistada na primeira fase do certame.

Wheyz

STJD julga punição a América-RN e Potyguar nesta manhã; saiba como acompanhar ao vivo

26 de fevereiro de 2026

Hoje teremos a definição se o América Futebol Clube será, de fato, rebaixado no Campeonato Potiguar. O Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) julga o recurso de ABC, Laguna, Globo, QFC, Potiguar de Mossoró e Santa Cruz de Natal contra a decisão do Pleno do Tribunal de Justiça Desportiva do Rio Grande do Norte (TJD-RN) que retirou a penalidade de perda de pontos aplicada a América-RN e Potyguar Seridoense no Campeonato Potiguar 2026.

O julgamento estava marcado para às 10h, mas ainda não começou. Segue abaixo os links da transmissão oficial do tribunal, e do canal Marcos Lopes TV, que está no Rio de Janeiro para acompanhar tudo em uma vasta cobertura.

Relembre o caso

O Pleno do TJD reformou a decisão da 1ª Comissão Disciplinar ao retirar o enquadramento no artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) – que prevê perda de pontos por escalação irregular – e aplicar o artigo 191, inciso III, que trata do descumprimento de regulamento e prevê apenas multa. Foram mantidas as penalidades financeiras de R$ 15 mil ao América e R$ 2 mil ao Potyguar.

O caso do América envolve a escalação irregular de Elias. O lateral-direito de 20 anos foi relacionado nos três primeiros jogos com contrato não profissional, o que fere o parágrafo 3° do artigo 19 do Regulamento Específico da primeira divisão do Campeonato Potiguar 2026. A mesma situação ocorreu com os jogadores Fabrício e Toró, do Potyguar Seridoense – cada um foi relacionado em duas partidas.

Well Lab Isaac Nutri

Professor currais-novense é homenageado por desempenho nos Jogos Escolares na Paraíba

25 de fevereiro de 2026

Reconhecimento é a palavra. O professor de educação física Carlos Vitor Morais, currais-novense, foi homenageado na Paraíba pelo trabalho desenvolvido por ele nos Jogos Escolares da Paraíba de 2025 com a escola Papa Paulo VI, da cidade de Nova Floresta, onde trabalha como servidor efetivo.

O reconhecimento veio através da 4ª Gerência Regional de Educação, equivalente ao que são as DIRECs, aqui no RN. O órgão escolhe um professor para destacar e o profissional currais-novense foi lembrado pelo trabalho na promoção do esporte escolar e no desempenho alcançado por estudantes durante a competição realizada no ano passado.

Carlos Vitor comemorou o reconhecimento nas redes sociais. Ele destacou que o resultado foi fruto de um esforço coletivo que envolveu alunos, equipe pedagógica e parceiros institucionais ao longo de toda a preparação.

Em declaração, o educador ressaltou a importância do trabalho conjunto. “Essa homenagem representa o esforço de muitas pessoas que acreditaram no potencial dos nossos alunos. Foi um caminho construído com dedicação, parceria e muito compromisso com a educação e o esporte”, afirmou.

Nas últimas edições dos Jogos Escolares, o trabalho junto aos estudantes obteve destaque em modalidades tradicionais, alcançando resultados inéditos, mas também em iniciativas lançadas recentemente que já geraram frutos, como o badminton.

O esforço, muitas vezes, veio em jornadas em turnos espelhados, excedendo a carga horário e sem remuneração extra. O trabalho teve propósito e foi reconhecido. Parabéns, Vitor! Muito bacana esse tipo de reconhecimento.

Restaurante Sertanejo

Bragantino multa Gustavo Marques por fala machista contra árbitra Daiane Muniz

24 de fevereiro de 2026

Bragantino multa Gustavo Marques por fala machista contra árbitra Daiane Muniz

O zagueiro Gustavo Marques, do Red Bull Bragantino, foi multado em 50% do salário pela declaração machista contra a árbitra Daiane Muniz após a partida contra o São Paulo, pelas quartas de final do Paulistão, no último sábado, 21 de fevereiro de 2026.

Além da multa, o clube informou que o atleta não será relacionado para o jogo contra o Athletico-PR, válido pelo Brasileirão, que ocorrerá na quarta-feira, 25.

O valor da multa será destinado à ONG Rendar, que atende mulheres em situação de vulnerabilidade na região de Bragança Paulista. O Bragantino já havia emitido nota repudiando as declarações de Gustavo Marques e mencionou que intensificará ações sociais e educativas em parceria com a ONG e outras instituições locais.

Após o jogo, o zagueiro criticou a Federação Paulista de Futebol por escalar uma mulher para arbitrar uma partida de grande porte, afirmando que a árbitra “acabou com o jogo” do Bragantino. Ele declarou não ter a intenção de desrespeitar as mulheres e mencionou sua esposa e mãe em sua fala.

Gustavo Marques ainda afirmou que outros jogadores reclamaram de um lance que poderia ser pênalti nos minutos finais, que não foi marcado pela árbitra.

Em entrevista após a partida, o atleta pediu desculpas publicamente pelas suas palavras, reconhecendo o erro e dizendo ter pedido perdão pessoalmente à árbitra e sua assistente. Ele manifestou arrependimento e pediu perdão a todas as mulheres.

A Federação Paulista de Futebol emitiu nota classificando as declarações como retrato de uma visão machista e preconceituosa, ressaltando o apoio à árbitra Daiane Muniz e a todas as mulheres que atuam no futebol. A entidade informou ter iniciado processo na Justiça Desportiva para que sejam tomadas as medidas cabíveis.

Daiane Muniz é árbitra reconhecida pela FPF, CBF e FIFA, com alta qualificação técnica e caráter. A Federação destacou seu compromisso com um ambiente seguro e justo para as mulheres no futebol.

O episódio gerou repercussão no clube e na imprensa, evidenciando debates sobre a presença feminina na arbitragem esportiva.

Créditos: ge

Sidy's Tv e Internet
RN RN Prefeitura