Dois confrontos foram realizados neste domingo (1º) pelo Ruralzão 2023. Dos duelos saíram os primeiros semifinalistas na competição.
No primeiro duelo, o Sport Club Maxinaré fez 2×1 no União do Serrote do Melo. Os gols foram marcados por Alisson e Clementino para a equipe vencedora. Já no segundo duelo, o Cruz Futebol Clube fez 5×0 na equipe dos Meninos da Vila. Com os resultados, Sport e Cruz estão garantidos nas semifinais do certame.
No próximo domingo (8) serão conhecidos os dois semifinalistas restantes. Os classificados sairão dos confrontos entre Tabajara x Escurinho e Totoró e Potiguar da Malhada.
Confira os jogos
Domingo (1º)
Sport Club Maxinaré 2×1 União (Serrote do Melo) Cruz 5×0 Meninos da Vila
Próximos jogos – Domingo (8)
Tabajara x Escurinho Seleção do Totoró x Potiguar da Malhada
Após a classificação do Potyguar à final do Estadual Sub-20, surgiu a dúvida de quais seriam os representantes do Rio Grande do Norte na Copa São Paulo de Futebol Júnior, que terá início no próximo dia 2 de janeiro.
De responsabilidade da Federação Paulista de Futebol (FPF), a competição é apontada como o principal torneio de base do país. Em 2023, foram três os participantes potiguares: Alecrim (campeão), América (vice) e ABC (convidado).
Após a disputa da edição de 2023, existia a expectativa de, em 2024, a ida de representantes potiguare ocorrerem apenas através de convite emitido pela própria FPF aos clubes que ela desejasse que participassem do torneio. No RN, os escolhidos seriam ABC e América, via convite.
Contudo, com a presença do Potyguar Seridoense na final, o assunto voltou à tona. Com América (finalista ao lado do Leão) já garantido e a vaga do campeão mantida, estaria o clube currais-novense classificado caso fosse mantida a vaga para o campeão do torneio?
O que dizem as federações
Procuramos a FPF e, em nota, a entidade preferiu não respondeu diretamente o questionamento, se atendo a destacar que os clubes participantes vão ser divulgados na próxima semana, sem especificar quais critérios serão obedecidos (convite ou índice técnico).
“Esclarecimentos são feitos diretamente a federações estaduais. A FPF irá divulgar as sedes e clubes confirmados em evento nas próximas semanas”, afirmou.
Já a Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF) foi mais enfática, destacando quais competições o campeão teria direito em participar. “O Estadual não garante vaga na Copinha. O campeão tem vaga na Copa do Brasil Sub-20 e Copa do Nordeste Sub-20, caso houver”, afirmou a FNF através de seu departamento de comunicação.
Com gol do currais-novense Vitinho, o Potyguar conquistou a tão sonhada vaga na decisão do Estadual Sub-20. O triunfo veio no duelo contra o ABC, disputado na tarde desta quinta-feira (21) dentro do Frasqueirão, casa do rival.
O Potyguar não contava com o meia e capitão Edgar, expulso na partida de ida. Erick, que marcou, veio do banco de suplentes para definir a parada. O duelo ainda contou com atuação de destaque do goleiro Isak, atuação de almanaque. Irretocável a campanha.
O adversário agora é o América em finalíssima que vai ocorrer na próxima semana, em palco a ser confirmado pela FNF.
O Currais Novos Futsal Clube fez bonito no último final de semana. A equipe participou em diversas categorias e chegou a resultados de destaque. Confira:
Atletismo de Currais Novos fazendo história. Fred Martins, aluno do CCT, representando a Seleção Brasileira Sub-18, conquistou nessa sexta-feira (15) a medalha de ouro no Iberoamericano de atletismo no salto em altura, disputado em Lima, no Peru.
Fred conquistou a vaga por ter sido campeão brasileiro na prova do salto em altura, repetindo a dose na competição internacional. Ele estava acompanhado por sua técnica e mentora, Lúcia Araújo, que descobriu o talento de Fred para a modalidade.
No próximo domingo (17), o Potyguar Seridoense encara o ABC na Semifinal do Campeonato Potiguar Sub-20. É a primeira vez que o clube disputará a etapa na história. O jogo de ida acontecerá no Juvenal Lamartine às 14h30. A partida de volta está marcada para o dia 21 no Frasqueirão.
O Leão do Seridó chega com boas expectativas após a vitória nas quartas de final, quando venceu o Visão Celeste por 6 a 1 no jogo de volta. É o time com mais gols marcados na competição, foram 28 no total. O time de Currais Novos conta ainda com o artilheiro do Estadual, Brenno Phelype, com 11 gols.
O presidente Sueid Rusk comentou a boa expectativa para a disputa. “É um momento histórico para o futebol de base do Potyguar. Toda a cidade está mobilizada, todo mundo muito empolgado para assistir. A gente espera fazer uma ótima partida, tendo em vista o tamanho do adversário”, comentou.
Todas as partidas da semifinal do Campeonato Potiguar Sub-20 terão transmissão ao vivo da TV FNF no YouTube.
Foi em grande estilo a classificação do Leão do Seridó. Com goleada por 6 a 1 contra o Visão Celeste em partida disputada neste domingo (10), o Potyguar garantiu vaga entre os quatro melhores times do Estadual Sub-20.
A campanha está dentro da projeção da diretoria feita no início da competição. A campanha é irretocável, com a equipe tendo vários destaques individuais, como o garoto Brenno, e coletivos, como a marca de melhor ataque da competição.
O departamento técnico da Federação Norte-Rio-Grandense de Futebol irá divulgar em breve as datas e horários dos jogos da semifinal.
É certo que a partida com mando do Potyguar continuará sendo em Natal. De acordo com a direção do clube currais-novense, trazer um jogo para o interior é inviável financeiramente. A expectativa é que mantenham a forma que vem tendo êxodo na competição. Boa sorte pros garotos!
O Timão é pentacampeão do Brasileirão Feminino Neoenergia. Neste domingo (10), o Corinthians venceu a Ferroviária por 2 a 1 na Neo Química Arena, em São Paulo, e conquistou o quarto título consecutivo da equipe, o quinto na competição. Os gols do jogo foram marcados por Jennifer e Tamires, para o Timão, enquanto Mylena Carioca descontou para a Ferrinha.
A Arena do Corinthians registrou público presente de 42.556 pessoas, o que representa um recorde entre jogos de clubes da América do Sul. A torcida aplaudiu as campeãs de pé e ovacionou o técnico Arthur Elias, escolhido recentemente pela CBF para comandar a Seleção Feminina.
Apoio
Principal patrocinadora do campeonato nacional de clubes, a Neoenergia incentivou mais uma vez o movimento para fortalecer futebol feminino com os naming rights da competição.
“Sabemos que o futebol é uma paixão brasileira e queremos ir além. O desempenho e liderança na modalidade mostram que estamos no caminho certo. Ao patrocinarmos o campeonato, fomos pioneiros e estimulamos o crescimento do futebol feminino no país. Dessa forma, também estamos ajudando a promover uma transformação de cultura entre os brasileiros para reconhecer a importância do esporte e da participação da mulher na sociedade”, afirma Lorenzo Perales, diretor de Marketing da Neoenergia.
Para o executivo, a companhia acredita que o esporte feminino é uma ferramenta para impulsionar a inclusão social das mulheres dentro e fora dos gramados. “Essa é a conexão que queremos estabelecer entre o público e o nosso propósito de marca”, completou.
O diretor de Desenvolvimento da Neoenergia, Carlos Choqueta, esteve presente na Neo Química Arena e participou da cerimônia de entrega da taça de campeã ao Corinthians e das medalhas às jogadoras das duas equipes. “Foi uma honra representar a Neoenergia neste momento histórico do futebol brasileiro. Nosso apoio ao campeonato é mais uma evidência do esforço para ampliar a participação da mulher no contexto social e profissional, reforçando nosso compromisso com a equidade de gênero”, declarou Choqueta.
Nas últimas semanas, o evento também foi amplamente divulgado nos canais digitais da Neoenergia e na tevê aberta. Além do patrocínio ao campeonato nacional de clubes, o Brasileirão Feminino Neoenergia, a empresa apoia as Seleções Brasileiras Femininas de Futebol, dentro do contrato com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF). A companhia também tem como embaixadoras a tricampeã mundial de kitesurfe, Bruna Kajiya; a campeã brasileira sub-23 de ciclismo de estrada e de contrarrelógio, Ana Vitória Magalhães, a Tota; e a bicampeã sul-americana de atletismo, Mirelle Leite.
A Copa Independência de Basquete teve início nessa sexta-feira (8) em Currais Novos. Com duas partidas, a bola laranja subiu na quadra do IFRN, movimentando a modalidade.
Os jogos seguem nesse sábado, com finais no domingo. Importante iniciativa que atraiu competidores até de fora do estado. A entrada é franca.
O Rio Grande do Norte avançou à fase final do Jogos Escolares da Juventude no vôlei feminino. Para conseguir a classificação, a equipe bateu a seleção de Roraima nesta sexta-feira (8) por dois sets a zero.
As meninas voltam a quadra nesse sábado. A seleção conta com cinco atletas do Colégio Camilo Toscano (CCT), sendo três de Currais Novos, e o técnico Afrânio Aurélio. Boa sorte!