Eduardo Bolsonaro rebate Malafaia e associa Tarcísio a Lula

18 de dezembro de 2025

Eduardo Bolsonaro rebate Malafaia e associa Tarcísio a Lula

O deputado Eduardo Bolsonaro (PL) reagiu às declarações do pastor Silas Malafaia, que em entrevista à coluna defendeu a candidatura de Tarcísio de Freitas (Republicanos) para as eleições presidenciais de 2026. Em uma rede social, o parlamentar respondeu a uma postagem do jornalista Sam Pancher, do Metrópoles, que destacava essa notícia.

Sem escrever nenhuma palavra, Eduardo Bolsonaro compartilhou quatro fotos de Tarcísio de Freitas ao lado do presidente Lula, em tom amistoso. A última imagem foi feita recentemente durante a inauguração do canal de notícias SBT News.

Em outra postagem, o deputado contestou o argumento de Malafaia, que sustentou que Tarcísio seria um candidato mais competitivo por apresentar menor rejeição que Flávio Bolsonaro. Eduardo ironizou: “Meus olhos vs. narrativa. Jair apoia Flávio, Flávio atrai toda a rejeição, vai perder. Jair apoia Tarcísio. Rejeição de Bolsonaro não atinge Tarcísio, que vai ganhar.”

Em entrevista à coluna no dia 17/12, Silas Malafaia defendeu uma chapa presidencial encabeçada por Tarcísio, com Michelle Bolsonaro como vice. Ele argumentou que pesquisas indicam uma rejeição alta de Flávio e de Jair Bolsonaro, próxima à de Lula, enquanto Tarcísio teria rejeição bem menor, aspecto que ele considera importante.

Malafaia acrescentou que não observou ataques do governo Lula a Flávio Bolsonaro após o anúncio da candidatura, interpretando isso como um sinal de aceitação. O pastor destacou que uma chapa com Tarcísio e Michelle Bolsonaro seria combativa e competitiva, afirmando que Michelle representa o voto das mulheres, da direita, evangélica e nordestina.

Além disso, criticou a escolha de Bolsonaro por Flávio sem consultar outras lideranças conservadoras.

Ex-presidente Jair Bolsonaro foi condenado a 27 anos de prisão por tentativa de golpe de Estado.

Créditos: Metropoles

Well Lab

Lula anuncia saída de Celso Sabino do Turismo após expulsão do União Brasil

18 de dezembro de 2025

Lula anuncia saída de Celso Sabino do Turismo após expulsão do União Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comunicou a saída de Celso Sabino do Ministério do Turismo ao término da reunião ministerial realizada nesta quarta-feira (17).

Fontes indicam que o pedido de afastamento partiu do União Brasil, partido que indicou Sabino, após sua expulsão da sigla.

O nome escolhido para substituir Sabino é Gustavo Feliciano, filho do deputado federal Damião Feliciano (União Brasil-PB), confirmado pelo senador Efraim Filho (União-PB), líder do partido.

Sabino foi expulso do União Brasil no final do mês anterior por infidelidade partidária, decisão tomada pelos dirigentes após ele não ter respeitado a ordem do partido de deixar o ministério.

Segundo auxiliares do presidente Lula, o União Brasil solicitou a cadeira ministerial depois de expulsar Sabino, e essa transferência foi negociada entre o partido e a ala política do Planalto.

A saída de Sabino foi anunciada após o encerramento da reunião na Granja do Torto. Ele planeja candidatar-se ao Senado nas eleições do próximo ano.

Em setembro, o partido havia aprovado resolução que exigia que membros filiados se afastassem dos cargos na gestão Lula sob ameaça de punições, incluindo expulsão, como ocorreu com Sabino, que escolheu permanecer no ministério.

Apesar da medida, o União Brasil manteve influência no governo por intermédio dos ministros Waldez Góes (Desenvolvimento Regional) e Frederico Siqueira (Comunicações), que ocupam pastas atribuídas à sigla, embora não sejam filiados.

Waldez Góes é filiado ao PDT, mas indicado pelo União Brasil, enquanto Frederico Siqueira assumiu a pasta de Comunicações em abril, após a saída de Juscelino Filho (União-MA), denunciado pela Procuradoria-Geral da República por supostas irregularidades.

Ao longo do processo, houve disputas internas no partido, como a recusa do deputado Pedro Lucas ao convite para assumir Ministério das Comunicações, devido a disputas pelo controle da bancada na Câmara.

A pressão do União Brasil para retirar seus filiados do governo veio após reportagens que apontaram suposta ligação do presidente nacional do partido, Antônio de Rueda, com o Primeiro Comando da Capital (PCC), o que ele nega.

O partido reagiu declarando suspeitas sobre o uso político da estrutura estatal para desgastar Rueda e se uniu ao PP numa federação partidária.

Internamente, a situação entre o partido e o governo tornou-se insustentável após declarações do presidente Lula afirmando que Rueda não gosta dele nem do governo, acusações que Rueda rebatou publicamente.

O nome de Gustavo Feliciano, aprovado pelo presidente do partido Antônio de Rueda, também representa um gesto do presidente Lula à bancada evangélica, segmento importante do eleitorado.

Damião Feliciano, pai do indicado, é coordenador da bancada evangélica e da bancada negra na Câmara, e a nomeação foi negociada com a ala governista do União Brasil.

Créditos: G1

Restaurante Sertanejo

Atlas Intel: pesquisa mostra Fátima com aprovação entre melhores governadores do país e pela maioria dos potiguares

17 de dezembro de 2025

Uma nova pesquisa nacional de avaliação de governadores feita pelo Atlas Intel, divulgada pelo UOL nesta quarta-feira (17) aponta Fátima Bezerra (PT), governadora do Rio Grande do Norte, com 51% de aprovação popular, colocando-a entre os líderes no ranking de desempenho entre os executivos estaduais.

Foram ouvidas 200.980 pessoas entre os dias 6 de outubro e 5 de dezembro; margem de erro é de 1 a 4 pontos percentuais para mais ou para menos, de acordo com o tamanho do estado.

O levantamento avaliou o desempenho dos 27 governadores brasileiros e registrou Fátima na 12ª posição, com 51% dos entrevistados aprovando sua gestão no estado. Apesar do cenário político competitivo e dos desafios enfrentados na administração potiguar, o resultado coloca a governadora à frente de vários pares em todo o país, segundo os números da pesquisa.

Well Farma

Vereador Mattson acompanha entrega oficial de pavimentação da Rua Auleta Pereira ao lado do prefeito Lucas

17 de dezembro de 2025

O vereador Mattson Ranier participou, ao lado do prefeito Lucas Galvão, da entrega oficial da Rua Auleta Pereira, no bairro Radir Pereira, obra que integra um conjunto de pavimentações conquistadas junto à gestão municipal. O investimento total foi de aproximadamente R$ 168 mil, garantindo a pavimentação de mais de 2 mil metros quadrados.

A rua Auleta Pereira enfrentava dificuldades históricas, com solo irregular e trechos que se tornavam intransitáveis durante os períodos de chuva, comprometendo a mobilidade e a qualidade de vida dos moradores. Com a pavimentação, a via passa a oferecer melhores condições de tráfego, segurança e valorização urbana.

Durante a entrega, o prefeito Lucas Galvão também destacou outras ruas que já foram entregues à população dentro desse mesmo pacote de obras: a Rua Primo Martins, no bairro Sílvio Bezerra de Melo; a Rua Radialista Félix, no Radir Pereira; a Rua Arnóbio Medeiros, no bairro Manoel Salustino; e a Rua Jorge Guimarães, no bairro Paizinho Maria.

Para o vereador Mattson, as entregas representam o resultado do diálogo permanente entre o Legislativo e o Executivo. “São obras que resolvem problemas antigos, melhoram a mobilidade urbana e impactam diretamente o dia a dia das pessoas. Seguimos trabalhando para ampliar esse tipo de investimento em todos os bairros da cidade”, destacou.

QFome App

TS-2/TCM: pesquisa mostra Fátima eleita para o Senado com 20,5% dos votos válidos

16 de dezembro de 2025

Pesquisa realizada em todo o Rio Grande do Norte pelo instituto TS-2 para o canal TCM Notícias, de Mossoró, mostra a governadora Fátima Bezerra eleita para o Senado, com 20,5% dos votos válidos.

O outro eleito, segundo a pesquisa que ouviu 1.870 eleitores entre os dias 9 e 13 de dezembro, seria Styvenson Valentim. A margem de erro declarada pelo instituto é de 2,3 pontos percentuais.

Ano que vem serão eleitos dois senadores, e o eleitor votará duas vezes para o Senado. No primeiro voto, Fátima teve 18,7% das intenções, atrás apenas de Styvenson Valentim, e 7 pontos à frente de Zenaide Maia, que teve apenas 11,7% das intenções de voto. Álvaro Dias teve 6,5%, e Carlos Eduardo Alves, 5,9%.

O levantamento do TS-2 encomendado pela TCM ainda mostra o secretário de Fazenda do RN, Cadu Xavier, já consolidado com dois dígitos em todos os três cenários apresentados: 10,9% no cenario mais provável, além de 10,2% e 11,1% em outros dois cenários.

O presidente Lula, segundo a pesquisa TS-2, seria reeleito com 48,3% dos votos, muito mais que o dobro do segundo colocado, Flávio Bolsonaro (18,8%).

Sidy's Tv e Internet

Santa Cruz: prefeita Aninha lidera ranking no Trairi nas redes sociais e cresce mais de 500% de março para dezembro

16 de dezembro de 2025

Ser um político Influencer está no dia a dia da nova comunicação política. E quem lidera o ranking na região do Trairi é a prefeita de Santa Cruz, Aninha de Cleide. Com 38.200 seguidores em sua conta oficial, @aninhaprefeita, ela se consolida como a política com maior número de seguidores em toda a região, inclusive supera o duelo com seu rival na cidade, o deputado estadual Tomba Farias, que possui 29.700 seguidores. A prefeita Aninha cresceu mais de 500% de março para dezembro, quando no terceiro mês do ano tinha 25.200 seguidores.

O desempenho de Aninha nas redes sociais evidencia que ela já é uma referência política a nível estadual, consolidando-se como uma das líderes que mais crescem no Rio Grande do Norte.

OS MAIS INFLUENTES NO MKT DIGITAL
TOP 10 DO RANKING DE PREFEITOS DO TRAIRI POTIGUAR COM MAIS SEGUIDORES NO INSTAGRAM
1º @aninhaprefeita – 38.200 seguidores (Santa Cruz)
2º@joaozinhoprefeito – 12.100 seguidores (Serra Caiada)
3º @drrenamluiz – 12.000 seguidores (Campo Redondo)
4º @lucianocunhagomes – 10.300 seguidores (Lajes Pintadas)
5º @andrezzabrasil – 10.400 seguidores (Sítio Novo)
6º @rianeprefeita – 7.950 seguidores (Jaçanã)
7º @prefeitothalesfarias – 7.638 seguidores (Coronel Ezequiel)
8º @augusto.tangara – 6.738 seguidores (Tangará)
9º @simonedejapi – 5.004 seguidores (Japi)
10º rafaelmatias.sbt – 3.975 seguidores (São Bento do Trairi)

Academia Noova

Prefeitura de Currais Novos entrega mais de 100 cestas básicas à famílias da zona rural do município

15 de dezembro de 2025

Na manhã desta terça-feira (15), a Prefeitura de Currais Novos realizou a entrega de 131 cestas básicas a famílias da zona rural do município, reforçando o compromisso da gestão com a segurança alimentar e o cuidado com quem mais precisa. A ação é fruto da parceria com o Governo Federal e com o Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio da Defesa Civil, além do trabalho integrado da rede municipal.

As cestas foram destinadas a famílias que enfrentam dificuldades em decorrência da estiagem e de outras vulnerabilidades sociais, garantindo alimento na mesa e mais dignidade no dia a dia dessas comunidades.
O prefeito Lucas Galvão destacou a importância da ação e o compromisso da gestão com a população da zona rural. “Nosso governo tem um olhar atento e humano para as famílias que mais precisam. Essa entrega representa mais do que alimentos, representa cuidado, respeito e a certeza de que a Prefeitura está presente, trabalhando em parceria para garantir dignidade e qualidade de vida ao nosso povo”, afirmou.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento – SEMAAB, Pepeu Salustino, ressaltou o esforço conjunto para viabilizar a iniciativa. “Essa ação só é possível graças à união de esforços entre os governos e ao empenho da equipe da Secretaria e de toda a rede municipal. Estamos atentos à realidade da zona rural e trabalhando para minimizar os impactos das dificuldades enfrentadas, especialmente no período de escassez”, destacou o secretário.

A Prefeitura de Currais Novos segue desenvolvendo ações voltadas ao fortalecimento das políticas públicas de assistência social e apoio ao homem e à mulher do campo, reafirmando o compromisso de cuidar das pessoas e promover mais justiça social em todo o município.

Wheyz

EUA retiram sanções contra Alexandre de Moraes e esposa da Lei Magnitsky

12 de dezembro de 2025

EUA retiram sanções contra Alexandre de Moraes e esposa da Lei Magnitsky

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), declarou nesta sexta-feira (12) que a retirada das sanções impostas pelos Estados Unidos contra ele e sua esposa, Viviane Barci de Moraes, representa uma “vitória tripla do Judiciário” brasileiro.

Ele expressou gratidão pelo esforço do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante as negociações com o governo dos EUA.

As sanções, baseadas na Lei Magnitsky, que o governo americano utiliza para punir estrangeiros, foram retiradas do ministro e da esposa, sem que o comunicado oficial dos EUA explicasse os motivos.

Moraes foi incluído na lista de sancionados em julho de 2025, o que acarretou o bloqueio de quaisquer bens seus, de sua esposa e de uma empresa do casal nos Estados Unidos. Além disso, cidadãos americanos foram proibidos de realizar qualquer transação envolvendo esses bens ou interesses, dentro ou fora do território americano.

O g1 apurou que Lula enviou uma mensagem de agradecimento ao então presidente Donald Trump após o anúncio da retirada. No entanto, o presidente brasileiro voltou a criticar o uso das sanções contra autoridades brasileiras.

Em nota publicada no X (antigo Twitter), o deputado Eduardo Bolsonaro manifestou “pesar” pela decisão dos EUA. Ele e Paulo Figueiredo, seu aliado e neto do último presidente da ditadura militar, são apontados como os principais articuladores das sanções junto ao governo americano.

Moraes fez essas declarações durante o lançamento do canal de notícias SBT News em São Paulo.

Fontes do Itamaraty confirmaram ao g1 que havia sinais antecipados da possível retirada das sanções após o telefonema entre Lula e Trump. A questão foi discutida em reuniões ministeriais e ao mais alto nível presidencial entre Brasil e Estados Unidos.

O assessor de Política Externa da Presidência, Celso Amorim, qualificou a decisão como “movimento positivo para que as relações voltem à normalidade”.

As sanções fazem parte de um contexto maior de medidas adotadas pelos EUA, incluindo impostos adicionais sobre produtos brasileiros, conhecidos como “tarifaço”. Em novembro, Trump retirou tarifas de 40% sobre alguns produtos, mas outras categorias permanecem com taxas elevadas.

Um funcionário da administração Trump classificou as sanções como “inconsistentes” com os interesses norte-americanos e reconheceu avanços diplomáticos com o PL da Dosimetria como “um passo na direção certa”.

No entanto, membros do governo brasileiro consideram essa postura como uma tentativa desesperada de justificar as sanções. Diplomatas indicaram que Trump já havia sinalizado a retirada das sanções após sua conversa com Lula no dia 2 de dezembro.

O presidente Lula havia antecipado publicamente que notícias positivas ocorreriam nos próximos dias.

Créditos: g1

Well Lab Isaac Nutri

Política: autoridades se reunem e demonstram força em apoio a pré-candidatura de Odon Jr. para deputado federal

12 de dezembro de 2025

O Prefeito Lucas Galvão reuniu autoridades políticas em sua mesa na Confraternização da AMSO-TR em uma clara demonstração de apoio e empenho à pré-candidatura a deputado federal do ex-prefeito do município, Odon Jr. O encontro foi realizado na noite desta quinta-feira (11).

Odon despontou em 2025 como um dos principais nomes para a disputa por uma vaga na Câmara Federal na Federação do PT-PV-PCdoB.

Entre os presentes, estão os vereadores Mattson, Jaire, Edmilson, Reginaldo, Cleyber, João Paulo e Leilza, o ex-vereador Ivonaldo, os suplentes Garibaldinho e Iranilson Medeiros; além de Rodolpho Motorista.

O Chefe de Gabinete da Prefeitura de Currais Novos Dudu Moura e o procurador geral do município Rodolfo Lucena também estavam no local.

Restaurante Sertanejo

AMSO-TR elege prefeito de Equador como presidente para o ano de 2026

12 de dezembro de 2025

Cletson Oliveira, prefeito de Equador, é eleito novo presidente da Associação dos Municípios do Seridó e Trairi (AMSO-TR). A eleição aconteceu na noite desta quinta-feira (11) durante a confraternização da entidade e definiu a nova mesa diretora para o ano de 2026. 

O momento marcou também a despedida da atual gestão, liderada pelo presidente Joaquim de Medeirinho, prefeito de Cruzeta. A votação foi conduzida mais uma vez em consenso entre os gestores municipais.

O presidente eleito, Cletson Oliveira, assumirá o comando da associação a partir de janeiro de 2026, com a missão de dar continuidade aos projetos em andamento e ampliar as ações voltadas ao desenvolvimento dos municípios associados.

Mazilton Galvão

Sidy's Tv e Internet
RN RN Prefeitura