A população no Rio Grande do Norte aumentou 4,24% desde 2010 – passando de 3.168.027 habitantes para 3.302.406. Os dados são do Censo 2022 divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira (28).
O crescimento populacional do RN ficou acima da média da Região Nordeste – que foi de 2,94%. Ao todo, foram recenseados 1.501.657 domicílios no estado.
A pesquisa do IBGE também aponta que o Rio Grande do Norte tem uma densidade demográfica de 62,53 habitantes por km².
A cidade mais populosa do estado é Natal, apesar da queda de 6,52% no número de habitantes, passando de 803.739 pessoas em 2010 para 751.300 em 2022.
O Governo do Rio Grande do Norte anunciou que vai pagar a primeira parcela do décimo terceiro salário para servidores ativos lotados em pastas com recursos próprios, nesta sexta-feira (30). Na data, também será concluído o pagamento salarial de junho para servidores ativos, inativos e pensionistas.
“Receberão o adiantamento de 40% do décimo terceiro, servidores ativos da Educação, Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Rio Grande do Norte (Ipern), Agência Reguladora de Serviços Públicos (Arsep), Departamento Estadual de Imprensa (DEI), Detran, Idema, Ipem e Jucern, totalizando 22,7 mil beneficiários”, informou o governo.
Também no dia 30 haverá o pagamento complementar da folha de junho, contemplando 39 mil servidores que recebem acima de R$ 4 mil. Segundo o governo, mais da metade do funcionalismo estadual já recebeu o salário integral na primeira quinzena do mês.
Ainda na sexta-feira será pago, em folha suplementar, o valor correspondente a 7,21% do reajuste do piso salarial dos professores. Ao todo, deverão ser pagos R$ 315 milhões, totalizando uma folha salarial de R$ 600,5 milhões em junho.
O prefeito Luciano Santos lançou nesta quarta-feira (28), em um evento oficial, a programação do Lagoa Nova by Fest Bossa & Jazz, que será realizado nos dias 21 e 22 de julho. Entre as atrações, a principal delas é a cantora Joanna, uma das principais cantoras da história da música brasileira.
Joanna será a atração principal do segundo dia de evento. No dia de abertura, a sexta-feira, a artista principal será a potiguar Khrystal.
A proposta do evento é oferecer, nos dois dias, muita cultura e entretenimento, de forma totalmente gratuita, para a população local e turistas de toda a região, capital e estados vizinhos, evidenciando as belezas naturais do município e a riqueza gastronômica do Rio Grande do Norte.
A realização é da Prefeitura Municipal de Lagoa Nova, com consultoria da Juçara Figueiredo Produções e participação da Emprotur. Além dos shows musicais, o festival irá oferecer oficinas gastronômicas envolvendo os bons restaurantes locais e regionais, dando oportunidade para aquelas pessoas interessadas em aprender mais na arte de cozinhar.
Distante 209 Km de Natal, a cidade de Lagoa Nova faz parte da Serra de Santana e está entre os seis municípios do Geoparque Seridó, reconhecido pela Organização das Nações Unidas – ONU.
Formato
O festival ocorrerá com a participação de chefes e restaurantes convidados que oferecerão no pavilhão do evento, oficinas com degustação de pratos, petiscos e drinks criados exclusivamente para o evento.
Além da área destinada às oficinas gastronômicas, a grande estrutura abrigará uma praça de alimentação com stands oferecendo uma variedade de”finger foods” a custo fixo e uma feirinha de artesanato com produtos e expositores locais e regionais.
Os 24 municípios da região do Seridó, de acordo com o Censo do IBGE 2023 juntos somam uma população de 296 mil, 667 habitantes. A cidade que registrou o maior crescimento populacional foi Tenente Laurentino Cruz com 13,79%.
Um torcedor ficou ferido após abertura de buraco nas arquibancadas do Nogueirão, estádio localizado em Mossoró. O caso ocorreu durante a partida entre Potiguar e Pacajus, vencida pelo clube mossoroense por 5 a 1 nesta terça-feira (27).
De acordo com Jussara, esposa do torcedor, o momento foi classificado como assustador:
“O chão se abriu, é de fazer vergonha a finura do cimento; não tinha lajota. Se tivesse aberto mais (buraco), ele tinha se afundado, caído lá dentro”, relatou a esposa da vítima ao radialista Jaedson Freitas, da 93 FM.
O conteúdo do relato da esposa do torcedor foi divulgado pelo jornalista Marcos Santos em seu Instagram. O teor completo do áudio será revelado na edição desta quinta-feira (29) do Jornal de Fato. Ela lamentou o episódio e falou que a situação podia ser ainda pior.
“Tem também os fios de energia que têm lá por baixo, ferro velho, tinha sido pior. Os ferros são tão velhos que na hora que ele pisou, os ferros se abriram. Se fosse um ferro bom, tinha decepado a perna dele; foi luta para tirar ele do buraco com a perna enganchada”, completou.
O município de Extremoz, na região metropolitana de Natal, foi o terceiro do país com maior crescimento populacional entre 2010 e 2022, de acordo com dados do Censo 2022, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira (28).
No período de 12 anos, a cidade potiguar mais que dobrou o tamanho da sua população, passando de 24.569 habitantes para 61.571 moradores – ou seja, 37.002 moradores a mais, que representam um crescimento de 150,6%. Extremoz fica a norte da cidade de Natal, distante cerca de 20 km do centro da capital.
Segundo o IBGE, em termos proporcionais, o crescimento populacional da cidade só foi menor que o de Canaã dos Carajás (PA), cujo número de habitantes aumentou 188,51%; e Abadia do Goiás (GO), que teve alta de 177,58% em 12 anos.
Currais Novos saiu do rol dos 10 municípios com maior número de habitantes do Rio Grande do Norte. O cenário corresponde aos dados tabulados no Censo Demográfico 2022, que teve seus primeiros resultados divulgados nesta quarta-feira (28).
De acordo com os dados do Censo 2022, Currais Novos está com 41.318 habitantes, 3,13% a menos que no Censo 2010, quando apresentava 42.652 pessoas.
Duas novas turmas foram abertas em uma formação que ocorre em Acari numa parceria com o Senai. Com fim previsto para agosto, o momento de conhecimento vai oferecer preparação para costuras industriais em malha e peças íntimas.
Essa iniciativa visa capacitar e qualificar os moradores de Acari para o mercado de trabalho, oferecendo oportunidades de aprendizado em áreas promissoras e demandadas pela indústria têxtil, que vem sendo aquecida a cada ano.
Os cursos serão ministrados na unidade móvel do SENAI, uma carreta especialmente equipada, que está estacionada ao lado da quadra externa do ginásio de esportes.
O sanfoneiro Didi do Brasas morreu na noite desta terça-feira (27), aos 66 anos de idade. A informação foi confirmada pela equipe do Brasas do Forró, banda fundada por Didi, em publicação no Instagram.
“É com imensa tristeza que viemos comunicar a todos os fãs, amigos e admiradores da banda Brasas do Forró o falecimento do nosso saudoso e eterno Didi, ocorrido na data de hoje. Ele, que foi o criador e precursor deste projeto em que todos vem acompanhando, aqui fica eternizado o nosso ‘Puxa o fole, Didi’”, declarou a nota.
Antônio Ivanildo Façanha Moreira nasceu em 15 de dezembro de 1956 e teve contato com a música ainda na juventude. No ano de 1982, Didi fundou a banda “Só Cinco”. Na década de 1990, Didi criou a banda Brasas do Forró, sendo um dos grupos de forró pioneiros no Ceará.
O músico estava afastado dos palcos há alguns anos, mas seguia no comando da banda. As apresentações de São João do Brasas do Forró, marcadas para acontecer até o dia 2 de julho, foram canceladas.
Estão definidos os finalistas do Campeonato Municipal da Liga Desportiva Curraisnovense (LDC). Criciúma e USB medirão forças na grande decisão, marcada para às 20h desta sexta-feira (30).
A definição dos finalistas ocorreu após rodada decisiva realizada nesta terça-feira (27). Duas partidas movimentaram a competição. Confira detalhes sobre as partidas.
Criciúma 2×0 Independente
No primeiro jogo da noite, o Criciúma conquistou sua segunda vitória na competição ao bater o Independente Promorar pelo placar de 2 a 0. Os gols foram marcados pelo atacante Alysson Pagode.
USB 3×1 Maria Beatriz
No segundo jogo, o USB venceu o Maria Beatriz por 3 a 1. Os gols foram marcados por Fabiano, Mamé e Enthony para o USB, enquanto Dilson descontou para o Maria Beatriz.
Classificação (em negrito as equipes que avançaram para a decisão):