Thabatta Pimenta deixa PSOL e vai ao PV como pré-candidata a deputada federal

4 de abril de 2026

Thabatta Pimenta deixa PSOL e vai ao PV como pré-candidata a deputada federal

A vereadora de Natal Thabatta Pimenta anunciou, na quarta-feira (2), sua saída do PSOL para se filiar ao Partido Verde (PV). Ela passa a ser pré-candidata a deputada federal pelo novo partido.

Em um vídeo publicado nas redes sociais, Thabatta relembrou sua trajetória política e pessoal, destacando seu trabalho em pautas relacionadas à inclusão social e direitos humanos.

Ao explicar sua decisão, a parlamentar afirmou que foi uma escolha difícil, influenciada pelo cenário político nacional. “Eu tive que tomar uma das decisões mais difíceis da minha vida, uma decisão coletiva, principalmente pelo contexto que vivemos no país. Temos um Congresso que vai contra o povo, e o Rio Grande do Norte, neste ano, tem um papel crucial para enfrentar essa situação. Pela primeira vez, uma travesti do interior, mãe atípica, pode ocupar uma cadeira naquele Congresso”, declarou.

Natural de Carnaúba dos Dantas, no interior do Rio Grande do Norte, Thabatta foi eleita vereadora de Natal em 2024 com 7.085 votos, sendo a mais votada da capital e do estado.

Entre os temas que defende estão políticas de inclusão social, igualdade de oportunidades e direitos das pessoas com deficiência. A experiência pessoal como mãe atípica de um irmão com deficiência também é uma das motivações para sua atuação política.

Com a filiação ao PV, ela pretende concorrer a uma vaga no Congresso Nacional nas próximas eleições.

Créditos: Tribuna do Norte

Well Lab

Thabatta Pimenta deixa PSOL e vai ao PV como pré-candidata a deputada federal

4 de abril de 2026

Thabatta Pimenta deixa PSOL e vai ao PV como pré-candidata a deputada federal

A vereadora de Natal Thabatta Pimenta anunciou, na quarta-feira (2), sua saída do PSOL para se filiar ao Partido Verde (PV). Ela passa a ser pré-candidata a deputada federal pelo novo partido.

Em um vídeo publicado nas redes sociais, Thabatta relembrou sua trajetória política e pessoal, destacando seu trabalho em pautas relacionadas à inclusão social e direitos humanos.

Ao explicar sua decisão, a parlamentar afirmou que foi uma escolha difícil, influenciada pelo cenário político nacional. “Eu tive que tomar uma das decisões mais difíceis da minha vida, uma decisão coletiva, principalmente pelo contexto que vivemos no país. Temos um Congresso que vai contra o povo, e o Rio Grande do Norte, neste ano, tem um papel crucial para enfrentar essa situação. Pela primeira vez, uma travesti do interior, mãe atípica, pode ocupar uma cadeira naquele Congresso”, declarou.

Natural de Carnaúba dos Dantas, no interior do Rio Grande do Norte, Thabatta foi eleita vereadora de Natal em 2024 com 7.085 votos, sendo a mais votada da capital e do estado.

Entre os temas que defende estão políticas de inclusão social, igualdade de oportunidades e direitos das pessoas com deficiência. A experiência pessoal como mãe atípica de um irmão com deficiência também é uma das motivações para sua atuação política.

Com a filiação ao PV, ela pretende concorrer a uma vaga no Congresso Nacional nas próximas eleições.

Créditos: Tribuna do Norte

Restaurante Sertanejo

Lula destaca importância de maioria no Senado para governabilidade em 2026

2 de abril de 2026

Lula destaca importância de maioria no Senado para governabilidade em 2026

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quarta-feira (1º) que um dos objetivos centrais da campanha eleitoral de 2026 é conquistar maioria no Congresso, ressaltando que um senador com mandato de oito anos “pensa que é Deus”.

Lula explicou que as eleições para o Senado são fundamentais porque, diferente da relação civilizada que um governador mantém com o presidente, um senador com longo mandato pode criar muitos desafios caso o governo não tenha sustentação parlamentar.

“Eleições para o Senado são muito importantes. Um governador mantém relação civilizada com o presidente da República porque o governador também precisa do presidente. Mas um senador com mandato de oito anos pensa que é Deus. E ele pode criar muito problema se você não tiver uma base de sustentação dentro do senado. E isso é o que nós fazemos”, declarou.

O presidente acrescentou que alianças políticas não são feitas apenas com quem se gosta, mas também com aqueles que pensam diferente, desde que estejam dispostos a construir um projeto para o estado ou para o país.

“Não se faz composição apenas com quem você gosta. Quem você gosta já está com você. Você tem que fazer composição com as pessoas que pensam diferente, mas que são capazes de construir minimamente um projeto para um estado ou para o país”, disse durante entrevista ao Grupo Cidade de Comunicação, no Ceará.

A entrevista ocorreu no dia 1º de abril de 2026, em Fortaleza, conforme foto divulgada por Ricardo Stuckert/PR.

Nesta semana, ministros do governo Lula deixaram seus cargos para concorrer nas eleições de outubro, numa estratégia para fortalecer as candidaturas aliadas e conter avanços da oposição no Senado.

A desincompatibilização ocorreu para cumprir o prazo legal, que encerra no sábado (4), seis meses antes da eleição geral.

Entre os ministros que pretendem disputar vagas no Senado estão: Rui Costa (PT), da Casa Civil, candidato na Bahia, estado que governou; Gleisi Hoffmann (PT), da Secretaria de Relações Institucionais, ex-senadora do Paraná; Simone Tebet (PSB), do Planejamento, que mudou domicílio eleitoral para São Paulo; Marina Silva (Rede), do Meio Ambiente, que pode se lançar também por São Paulo; André Fufuca (PP), do Esporte, candidato pelo Maranhão; Carlos Fávaro (PSD), da Agricultura, candidato em Mato Grosso; e Waldez Góes (PDT), da Integração Nacional, possível candidato no Amapá.

Nas eleições para o Senado em 2026, 54 das 81 cadeiras estarão em disputa, sendo dois senadores por cada unidade da Federação mais o Distrito Federal, para mandatos de oito anos.

Essa renovação considerável deve modificar significativamente a composição do Senado a partir de 2027, o que torna essa disputa prioritária para governo e oposição.

Além de propor e votar legislações, o Senado tem atribuições específicas, entre elas influenciar na renovação do Supremo Tribunal Federal (STF). Ainda está pendente a indicação de Jorge Messias para a vaga deixada por Luís Roberto Barroso.

Também está prevista a aposentadoria de três ministros durante o próximo mandato presidencial.

Créditos: g1

Well Farma

Lula envia ao Senado indicação de Jorge Messias para ministro do STF

31 de março de 2026

Lula envia ao Senado indicação de Jorge Messias para ministro do STF

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) encaminha nesta terça-feira (31) ao Senado a indicação de Jorge Messias, atual advogado-geral da União, para o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). A confirmação foi feita pelo Palácio do Planalto.

Ao receber o documento no Senado, a indicação será enviada à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), responsável por analisar o pedido. Messias passará por sabatina nessa comissão e, se aprovado, terá seu nome submetido ao plenário do Senado.

A nomeação só poderá ser oficializada após aprovação no Poder Legislativo, quando o novo ministro poderá tomar posse no STF.

Segundo informações do Senado, o presidente da Casa, senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), não esperava o envio da indicação neste momento, pois não houve reunião prévia entre ele e Lula.

Se confirmado, Messias ocupará a vaga deixada pelo ministro Luís Roberto Barroso, que se aposentou no início de outubro de 2025 após mais de 12 anos no tribunal. Ele assumirá os processos do ministro Barroso e terá cadeira na Segunda Turma da Corte.

A indicação de Messias foi originalmente feita por Lula em novembro, mas enfrentava resistência do presidente do Senado. Nesta terça, Messias publicou mensagem em rede social afirmando que seguirá sua jornada no Senado com “humildade e fé” e sempre pautado pelo diálogo e conciliação.

Durante a sabatina na CCJ, Messias responderá às perguntas dos parlamentares. O relatório da comissão será votado e, se aprovado em votação secreta, passará como parecer.

Posteriormente, o plenário do Senado realizará votação secreta para a aprovação definitiva da indicação, que requer maioria absoluta (41 votos).

Com a aprovação plenária, o presidente do Senado encaminha o resultado ao presidente da República, que publica o decreto de nomeação no Diário Oficial da União, permitindo a posse no STF.

Jorge Rodrigo Araújo Messias, de 45 anos e natural de Pernambuco, é advogado-geral da União desde 2023, início da terceira gestão Lula. É servidor público desde 2007, com passagem por órgãos como Banco Central e BNDES.

Messias é considerado um nome de confiança do presidente Lula, com apoio no PT e na ala palaciana, mantendo relação próxima desde o governo Dilma Rousseff.

Formado em Direito em 2003 pela Universidade Federal de Pernambuco, possui mestrado (2018) e doutorado (2024) pela Universidade de Brasília.

Ingressou na AGU como procurador da Fazenda Nacional em 2007, função ligada à cobrança de dívidas fiscais. Também ocupou cargos estratégicos no Executivo, como subchefe para Assuntos Jurídicos da Presidência (2015-2016), secretário no Ministério da Educação e consultor jurídico em ministérios.

Atuou ainda como procurador do Banco Central (2006-2007) e conselheiro fiscal do BNDES (2016).

Participou da equipe de transição presidencial de 2022 e assumiu a AGU em janeiro de 2023, órgão central na assessoria jurídica da Presidência e representação da União no STF.

Durante o governo Dilma Rousseff, ocupou o cargo de subchefe para Assuntos Jurídicos.

A posse de Messias no STF será marcada após a publicação do decreto presidencial e ocorrerá em cerimônia no plenário da Corte.

Créditos: g1

QFome App

Ronaldo Caiado lança pré-candidatura à Presidência pelo PSD e promete anistia a Bolsonaro

31 de março de 2026

Ronaldo Caiado lança pré-candidatura à Presidência pelo PSD e promete anistia a Bolsonaro

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (PSD), anunciou nesta segunda-feira, 30, sua pré-candidatura à Presidência da República, com a promessa de conceder anistia aos condenados pelos eventos de 8 de Janeiro, ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e a outros detidos por tentativa de golpe de Estado.

“Meu primeiro ato será a anistia ampla, geral e irrestrita”, afirmou ele durante o discurso.

Caiado destacou ainda sua experiência administrativa à frente do governo estadual e ressaltou a importância da segurança pública.

“Não se governa pelo discurso. Se governa pelo exemplo”, declarou.

O governador também mencionou a vitória da direita nas eleições de 2018 com Bolsonaro, mas destacou que o verdadeiro desafio é a volta do PT ao comando no mandato seguinte.

“Ganhar do PT é fácil. Difícil é governar para que o PT não seja mais opção.”

O PSD escolheu Caiado para disputar a Presidência. O anúncio foi feito às 16h, na sede nacional do partido, em São Paulo, consolidando um movimento que ganhou força após a desistência do governador do Paraná, Ratinho Júnior, da disputa interna.

A escolha de Caiado acontece depois de semanas de negociações internas e encerra uma disputa pelo nome com o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite. A saída de Ratinho Júnior facilitou a organização dentro do partido e firmou Caiado como principal candidato.

Ratinho Júnior, considerado o favorito do presidente do PSD, Gilberto Kassab, desistiu após ponderações pessoais e políticas, incluindo questões sobre sua sucessão no Paraná. Fontes afirmam que ele já demonstrava dúvidas desde o final do ano passado em reuniões com Kassab.

Com esse cenário, dirigentes do PSD entenderam que seria difícil evitar a candidatura de Caiado, intensificada após sua filiação ao partido oficializada em março.

Entre os pontos a favor de Caiado estão sua trajetória no Executivo e Legislativo, e sua conexão com pautas como segurança pública e agronegócio. Membros do conselho político ressaltam que o governador foca exclusivamente na candidatura ao Planalto, não almejando outro cargo, como o Senado.

Ele mesmo declarou que não estaria fazendo todo esse movimento se não tivesse a intenção real de disputar a Presidência, tendo deixado o União Brasil para se filiar ao PSD a fim de viabilizar seu projeto.

Apesar da consolidação do nome, houve resistência dentro do partido. Parte defendia Eduardo Leite, considerado uma alternativa mais centrista e apta a atrair eleitores fora da polarização entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ).

O anúncio ocorreu próximo do prazo legal para desincompatibilização, acelerando a decisão para evitar prolongar impasses.

A candidatura de Caiado ainda depende de confirmação na convenção partidária marcada para o meio do ano.

Até lá, o PSD deve intensificar as negociações para formar chapa e buscar alianças. O cenário atual indica tendência por uma chapa pura, embora Kassab tenha considerado Romeu Zema (Novo), governador de Minas Gerais, um possível vice.

Zema mantém sua pré-candidatura e nega possibilidade de compor como vice, mesmo em chapa com Flávio Bolsonaro.

Créditos: Tribuna do Norte

Sidy's Tv e Internet

Projeto de Lei no RN propõe fim de homenagens a agentes da ditadura

30 de março de 2026

Projeto de Lei no RN propõe fim de homenagens a agentes da ditadura

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte está prestes a analisar um projeto de lei de impacto histórico. Autorado pela deputada estadual Isolda Dantas, o projeto “Ainda Estamos Aqui” visa remover homenagens a torturadores e agentes da ditadura dos espaços públicos no estado.

O objetivo não é apagar a história, mas impedir a celebração de pessoas que violaram direitos humanos, perseguiram, prenderam, torturaram e mataram brasileiros. Atualmente, nomes ligados a esse período de violência ainda identificam ruas, prédios e equipamentos públicos. A iniciativa propõe substituir essas homenagens pela valorização de quem lutou pela democracia e das vítimas do regime.

O momento da proposta é simbólico para o Rio Grande do Norte. A recente morte de Luiz Alves, ex-companheiro de Anatália de Melo Alves, potiguar perseguida pela ditadura, reforça como essa história afeta vidas, famílias e gerações até hoje.

O projeto também impede novas homenagens a violadores dos direitos humanos e assegura a participação social nessas mudanças, por meio de consultas públicas e da formação de um comitê com movimentos sociais e entidades de direitos humanos.

Segundo a deputada, “Essa lei é sobre dizer, de forma clara, que o RN não aceita homenagear torturador. Que os nossos espaços devem refletir valores democráticos, respeito à vida e compromisso com a verdade”.

A Assembleia terá que decidir se continuará naturalizando homenagens à violência ou se honrará aqueles que lutaram pela liberdade. O Rio Grande do Norte precisa fazer essa escolha, que terá reflexos históricos.

Créditos: Blog do Barreto

Academia Noova

Moraes exige explicação da defesa de Bolsonaro sobre vídeo citado por Eduardo

30 de março de 2026

Moraes exige explicação da defesa de Bolsonaro sobre vídeo citado por Eduardo

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), pediu que a defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) esclareça em 24 horas uma postagem de seu filho, Eduardo Bolsonaro, na qual ele afirma estar gravando um vídeo para mostrar ao pai, que está em prisão domiciliar.

Jair Bolsonaro está em casa desde a última sexta-feira (27), após duas semanas hospitalizado em Brasília para tratar broncopneumonia.

Quando a prisão domiciliar foi concedida, Moraes impôs medidas cautelares ao ex-presidente, incluindo o uso de tornozeleira eletrônica e a proibição de usar celular e redes sociais.

No pedido de esclarecimentos desta segunda-feira (30), Moraes cita um vídeo em que Eduardo Bolsonaro, participando de evento conservador no Texas (EUA) no último fim de semana, aparece gravando uma imagem para mostrar ao ex-presidente. Eduardo mudou-se para os Estados Unidos em fevereiro do ano passado e teve seu mandato na Câmara cassado por faltas.

Ele também responde a processo no Brasil suspeito de tentar influenciar autoridades no julgamento da trama golpista que condenou Jair Bolsonaro.

Eduardo Bolsonaro comentou a repercussão nas redes sociais e negou que tenha descumprido as medidas, afirmando que apenas gravou sua entrada no evento CPAC e disse que o pai veria as imagens, sem especificar quando.

Moraes ressaltou que o regime domiciliar vigente foi concedido com regras claras, incluindo a proibição do uso de celular e redes sociais, e solicitou esclarecimentos para verificar possível infração.

Eduardo é alvo de ação no STF por suposta tentativa de interferência no processo contra o pai, acusado de coação no curso do processo judicial. A pena para esse crime varia de 1 a 4 anos de prisão.

A Procuradoria-Geral da República aponta que Eduardo e o influenciador Paulo Figueiredo buscavam criar instabilidade e intimidar autoridades brasileiras para impedir condenações no caso do golpe.

Caso Eduardo seja condenado, a pena e multa serão aplicadas conforme o crime; se absolvido, o processo será arquivado, com possibilidade de recurso em ambas as situações.

Imagem do ex-presidente Jair Bolsonaro foi registrada em 29 de setembro de 2025.

Créditos: g1

Wheyz

VÍDEO: Prefeito de Parelhas descarta concorrer ao próximo pleito, mas indica pré-candidatura da esposa à ALRN

30 de março de 2026

O prefeito de Parelhas, Dr. Tiago, descartou renunciar ao mandato para disputar uma vaga na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN). A declaração foi dada ao Blog do Ismael Medeiros, para quem o gestor indicou a pré-candidatura da esposa, Dra. Júlia, ao legislativo potiguar.

A expectativa da saída dele da gestão parelhense veio em julho de 2025, quando ele tinha confirmado que renunciaria ao mandato para disputar uma vaga na ALNR.

A esposa de Dr. Tiago já foi candidata a deputada federal em 2022, quando obteve mais de 22 mil votos.

Com informações do Blog do Ismael Medeiros

Confira o vídeo:

Well Lab Isaac Nutri

RN adere à proposta federal para reduzir preço do diesel por dois meses

28 de março de 2026

RN adere à proposta federal para reduzir preço do diesel por dois meses

O Governo do Estado do Rio Grande do Norte decidiu aderir à proposta do Governo Federal para subsidiar o diesel importado com R$ 1,20 por litro. Desta quantia, R$ 0,60 ficam a cargo da União e o restante será custeado pelos estados.

A decisão da governadora Fátima Bezerra foi tomada na tarde de sexta-feira (27), logo após a reunião do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), onde a maioria dos estados optou por aderir à subvenção, que terá duração de dois meses.

Os estados aguardam a publicação da Medida Provisória do Governo Federal, que detalhará as regras da subvenção e a atuação dos órgãos de controle para assegurar que o benefício chegue efetivamente à população.

A governadora Fátima Bezerra destacou a importância técnica da decisão e a sensibilidade do Governo Federal ao dialogar com os estados para encontrar uma alternativa viável, ressaltando o interesse em minimizar os impactos do cenário internacional sobre a população.

O secretário de Estado da Fazenda, Cadu Xavier, enfatizou o papel técnico das discussões entre Governo Federal e estados no Confaz, frisando que nenhuma decisão acontece de forma unilateral.

Créditos: Tribuna do Norte

Restaurante Sertanejo

Coronel Hélio descarta recuo de pré-candidatura ao Senado; ‘Que venham para o play’

27 de março de 2026

O presidente do PL Natal e pré-candidato ao Senado pelo grupo da direita no Rio Grande do Norte, Coronel Hélio (PL), afirmou que mantém sua posição na disputa e não cogita abrir mão da candidatura, mesmo diante de possíveis mudanças na composição da chapa. Em entrevista à rádio Jovem Pan News Natal, Hélio foi direto ao ser questionado sobre a possibilidade de ceder espaço caso surjam outros nomes no grupo político.

“Não, de jeito nenhum”, afirmou sobre uma possível desistência da pré-candidatura. Apesar de defender a ampliação da aliança, Hélio reforçou que a entrada de novos nomes não altera sua posição na disputa. “Eu não me incomodo com essa situação. Se falam muito em Flávio Rocha, Ezequiel. Quem venham para o ‘play’”, comentou.

Hélio afirmou ainda que não tem interesse em disputar outros cargos eletivos, e garantiu estar centrado exclusivamente no Senado. Ele afirmou ainda que um manifesto de apoio à candidatura dele será divulgado pelo partido nesta sexta-feira (27). “O povo tá me dando legitimidade para vir até agora. Será publicado hoje um manifesto pelo senador Rogério Marinho, com apoio de quase trinta prefeitos que já entraram num projeto, oito deputados estaduais, para consolidar meu nome na chapa”, disse.

A declaração ocorre em meio a articulações dentro do bloco da direita no estado, que reúne nomes como Álvaro Dias, pré-candidato ao Governo, e o senador Styvenson Valentim, que disputará a reeleição. O grupo tem ainda o apoio do senador Rogério Marinho, que abriu mão da candidatura ao Executivo estadual para coordenar a campanha presidencial de Rogério Marinho.

Tribuna do Norte

Sidy's Tv e Internet
RN RN Prefeitura