Prefeito Lucas cumpre agenda em Brasília e garante avanços importantes para Currais Novos

10 de fevereiro de 2026

Cumprindo agenda oficial em Brasília, o prefeito Lucas segue trabalhando para garantir benefícios, ações e avanços concretos para a população de Currais Novos. O trabalho não para, e as articulações na capital federal já começam a render resultados importantes para o município.

Em reunião no DNIT, com o diretor-geral Fabrício Galvão, o prefeito tratou de melhorias na BR-226, rodovia que corta todo o município de Currais Novos na parte urbana. Durante o encontro, o gestor recebeu a confirmação de que, dentro do primeiro semestre, todo o asfalto desse trecho urbano será refeito, uma ação que vai garantir mais segurança, mobilidade e qualidade de vida para motoristas, pedestres e moradores da cidade.

Outra agenda de grande relevância foi realizada com Fred, diretor de operações da Aura Mineração, onde foram discutidas as tratativas relacionadas ao desvio da BR que passa nas margens da mina de ouro. A pauta avançou de forma positiva, com a perspectiva de deslocamento da rodovia, o que permitirá o aumento da produção da mina e a ampliação do seu tempo de atuação em Currais Novos.

Esses avanços representam mais geração de emprego, mais renda e mais desenvolvimento econômico para o município. A gestão municipal segue firme no compromisso de trabalhar com responsabilidade, diálogo e articulação para construir uma Currais Novos cada vez melhor para o seu povo.

Well Lab

PF apreende caderno com anotações religiosas em casa de Allyson Bezerra

10 de fevereiro de 2026

O prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (União Brasil), revelou que a Polícia Federal apreendeu em sua residência, além do celular e de um HD externo (que ele afirmou conter fotos de família), um caderno com mensagens bíblicas.

A informação foi divulgada no perfil oficial de Allyson no Instagram. Conforme post, “entre os itens registrados no relatório fotográfico está um caderno com o nome ‘Allyson’ na capa”, contendo anotações manuscritas de cunho religioso.

Esse trecho foi publicado junto com o post do Blog do Dina intitulado “Allyson afirmou interesse em colaborar com investigação mas se recusou a dar senhas de telefones à PF, e omitiu itens apreendidos; veja imagens que Polícia Federal fez em seu apartamento”.

De acordo com o jornalista Dinarte Assunção, o auto de apreensão detalha os aparelhos e itens recolhidos na casa do prefeito, incluindo três telefones, sendo um deles um modelo Positivo, conhecido por ser um telefone descartável. A lista completa dos itens é:

  • 1. Um iPhone cor grafite, com chip TIM.
  • 2. Um iPhone Pro Max azul, descrito no auto como “iPhone17ProMax” (provável erro de digitação para 15), encontrado dentro de uma mochila pessoal.
  • 3. Um MacBook Air da Apple, com capa “Sonix”, também na mochila.
  • 4 e 5. Dois HDs externos (WD Elements e Seagate), encontrados na mochila pessoal.
  • 6. Um pen drive preto.
  • 7. Um telefone celular Positivo modelo simples, encontrado no escritório da residência.
  • 8. Um cartão de memória MicroSD Kingston de 16GB.
Restaurante Sertanejo

Prefeitura de Currais Novos entrega novos kits de carteiras para creches do município

9 de fevereiro de 2026

A Prefeitura de Currais Novos, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou a entrega de 193 novos kits de carteiras e cadeiras destinados às creches da rede municipal de ensino. Os novos mobiliários são mais resistentes, adequados à faixa etária das crianças e atendem a uma demanda antiga de pais, professores e gestores escolares.

A iniciativa faz parte de um conjunto de ações que vem sendo executado pela gestão municipal para fortalecer a educação infantil, que inclui também reformas estruturais nas unidades, melhoria dos espaços pedagógicos e investimentos contínuos em equipamentos e materiais.

Para o prefeito Lucas Galvão, investir na educação desde os primeiros anos é garantir um futuro melhor para o município.

“Estamos cuidando das nossas crianças desde a base. Esses novos kits representam mais conforto, mais segurança e um ambiente mais adequado para o aprendizado. É um investimento que parece simples, mas faz toda a diferença no dia a dia das creches e no desenvolvimento dos alunos”, destacou o prefeito.

O secretário municipal de Educação, Jorian Santos, ressaltou que a substituição do mobiliário era uma reivindicação antiga da comunidade escolar e reforça o compromisso da gestão com a qualidade do ensino.

“Esse é um investimento muito importante, porque impacta diretamente no bem-estar das crianças e no trabalho dos educadores. São carteiras e cadeiras apropriadas, duráveis e pensadas para a realidade da educação infantil. Nosso objetivo é garantir um ambiente acolhedor, seguro e propício à aprendizagem”, afirmou o secretário.

Além da entrega dos novos kits, a Prefeitura segue avançando com reformas nas creches e escolas, reafirmando o compromisso de oferecer uma educação pública de qualidade, com infraestrutura adequada e respeito às necessidades dos alunos e profissionais da rede municipal.

Well Farma

Cadu Xavier comenta cenário eleitoral e defende governadora Fátima Bezerra

8 de fevereiro de 2026

Cadu Xavier comenta cenário eleitoral e defende governadora Fátima Bezerra

Carlos Eduardo Xavier, conhecido como “Cadu”, secretário estadual da Fazenda e pré-candidato do Partido dos Trabalhadores (PT) à sucessão da governadora Fátima Bezerra, falou à Tribuna do Norte sobre o processo de eleição indireta na Assembleia Legislativa e outros temas políticos do Rio Grande do Norte.

Ele afirmou que, caso não se configure a manutenção do governo no pleito indireto, a governadora Fátima Bezerra ainda terá a “última cartada”. Cadu explicou que o objetivo é assegurar a vitória nesse processo e, se for eleito, será ótimo, mas caso contrário, buscarão um nome capaz de viabilizar a continuidade do governo.

Ao ser questionado sobre a permanência de Fátima Bezerra no cargo para evitar a tomada do governo pela oposição, o secretário disse que essa possibilidade ainda não foi discutida, pois confiam na vitória da eleição indireta.

Sobre a hipótese de renúncia da governadora diante da falta de maioria, Cadu repetiu que não trabalham com essa possibilidade, mas destacou que a governadora tem responsabilidade com o Estado e que a decisão será avaliada caso a vitória não se concretize.

Cadu comentou também a desistência do vice-governador Walter Alves (MDB) de assumir o governo, considerando a justificativa sobre a situação fiscal do Estado como pouco plausível, já que a situação financeira melhorou desde 2019, com operação de crédito e crescimento da receita.

Referindo-se à operação da Polícia Federal contra o prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (União Brasil), ele afirmou que o prefeito deve explicar os fatos que motivaram a ação e que alegar perseguição política é um argumento frágil.

Quanto à presença de ex-aliados do PT na base do prefeito Allyson, como a senadora Zenaide Maia (PSD) e o vice Walter Alves, Cadu afirmou que eles escolheram o lado errado e que o PT permanece defendendo os valores e políticas do presidente Lula.

Explicando o que significaria a oposição assumir o governo no mandato-tampão de oito meses, ele apontou que isso representaria um “suicídio político”, pois os adversários tentariam destruir as conquistas da gestão atual, especialmente as relacionadas a servidores públicos.

Em relação ao possível candidato a senador do PT caso Fátima Bezerra renuncie, ele afirmou que a governadora será a candidata ao Senado e que o segundo nome sairá dos partidos aliados.

Sobre a deputada federal Natália Bonavides, destacou que ela não é cogitada para o Senado e que a pré-candidata do PT na disputa é Fátima Bezerra.

Sobre o pagamento dos consignados, Cadu disse que ainda não foi possível regularizar totalmente, mas o processo está em andamento para resolver a situação o mais rápido possível.

Consultado sobre uma possível CPI dos Consignados na Assembleia Legislativa, afirmou que está tomando conhecimento e ressaltou que a situação está sendo resolvida, lembrando que governos anteriores passaram por situações piores que foram solucionadas.

Quanto ao principal desafio do Estado, citou a redução do comprometimento da folha salarial, informando que o gasto já recuou de cerca de 64% para 56,41%, e que o objetivo é continuar controlando o crescimento para voltar ao limite prudencial e ampliar investimentos.

Por fim, sobre a escolha da vice na chapa, explicou que a preferência pessoal seria por uma mulher para ampliar a participação feminina nos espaços de poder. A prioridade atual é vencer a eleição indireta e manter a continuidade do governo. Também mencionou possíveis aliados para o Senado, como o ex-senador Jean Paul Prates (PDT), mas comentou que a chapa ainda não está definida.

Créditos: Tribuna do Norte

QFome App

Persona.iP reúne lideranças e define novos rumos para o marketing político em Natal

6 de fevereiro de 2026

Natal recebeu a primeira edição do Persona.iP, evento que tratou sobre comunicação pública e reuniu um seleto grupo de tomadores de decisão, focando em técnicas avançadas de posicionamento e autoridade digital.

Entre as autoridades presentes, destacaram-se os prefeitos Gustavo Santos (Nísia Floresta), Wedna Mendonça (Passagem) e Zé Figueiredo (São José de Mipibu), acompanhado pelo vice Bruno Dantas. A força legislativa também marcou presença com o deputado federal General Girão, o deputado estadual Dr. Kerginaldo e o vereador de Natal, Cláudio Custódio, além do pré-candidato ao Senado, Coronel Hélio.

O estrategista político Alan Oliveira, idealizador do projeto, enfatizou a necessidade de profissionalização no Rio Grande do Norte. “O Persona.iP nasceu para preencher uma lacuna de sofisticação estratégica no nosso estado. Ver esse quórum qualificado prova que o líder moderno entende que não basta fazer gestão, mas que é preciso saber comunicar com verdade e técnica para conectar-se de forma genuína com o eleitorado”, afirmou.

A mentoria foi conduzida por Fred Perillo, especialista reconhecido nacionalmente pelo treinamento de grandes nomes da política. Durante a imersão, o foco foi transformar a presença digital em capital político real. Para Perillo, o diferencial do encontro foi a profundidade dos temas abordados. “Não estamos falando de fórmulas prontas, mas de construção de reputação. Políticos como os que estiveram aqui hoje saem na frente porque compreenderam que a política atual exige agilidade, curadoria de conteúdo e uma narrativa que ressoe no dia a dia das pessoas”, destacou o treinador.

O evento contou ainda com o especialista em oratória Júnior Campos​, que abordou sobre o discurso e as formas de se  expressar com a população. “A política é feita de sinais. No Persona.iP, trabalhamos a oratória para que esses líderes compreendam que a comunicação vai muito além da fala. Ela reside na coerência entre o que se diz e o que o corpo expressa. Dominar a linguagem verbal e não-verbal é o que diferencia um político comum de um líder que transmite autoridade e confiança imediata”, pontuou.

A participação estratégica de gestores técnicos e institucionais também ganhou força com Wolney França (Secretário de Tributação de Parnamirim), Geraldo Pinho (Secretário de Saúde de Natal) e Roberto Wagner (Presidente do Crea-RN). A diversidade de perfis no Persona.iP consolidou a imersão como um marco para o planejamento de futuras campanhas e para o fortalecimento da governança através de uma comunicação mais eficiente e assertiva no RN.

Sidy's Tv e Internet

Vorcaro confirmará informações sobre empréstimos na CPMI do INSS em depoimento

5 de fevereiro de 2026

Vorcaro confirmará informações sobre empréstimos na CPMI do INSS em depoimento

O presidente da CPMI do INSS, senador Carlos Viana (Podemos-MG), informou que Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, não permanecerá em silêncio durante seu depoimento à comissão previsto para 26 de fevereiro.

Segundo Viana, o banqueiro, por meio de sua defesa, comprometeu-se a apresentar documentos e esclarecer questões relacionadas aos empréstimos consignados realizados pelo Banco Master.

A defesa de Vorcaro firmou um acordo com a presidência da CPMI após inicialmente comunicar a impossibilidade de comparecimento do empresário na data originalmente marcada para 5 de fevereiro.

Além disso, o senador Carlos Viana mencionou que tratou do assunto com o ministro Dias Toffoli, relator do inquérito sobre o Banco Master no Supremo Tribunal Federal (STF).

O ministro manifestou que não se opõe à participação de Vorcaro na comissão, considerando que ele cumpre prisão domiciliar com uso de tornozeleira eletrônica, decisão que partiu do próprio Toffoli.

Créditos: Metrópoles

Academia Noova

Reunião confirma Babá Pereira como vice na chapa de Álvaro para Governo, diz portal

4 de fevereiro de 2026

Uma reunião realizada nesta quarta-feira (4), em Brasília, confirmou a indicação do ex-prefeito de São Tomé e atual presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn), Babá Pereira, como candidato a vice-governador na chapa do ex-prefeito de Natal Álvaro Dias, ao Governo do Estado. A informação foi dada pelo portal Grande Ponto.

No encontro, estiveram presentes no encontro o prefeito de Natal, Paulinho Freire (União Brasil), o ex-prefeito Álvaro Dias (Republicanos) e os senadores Rogério Marinho (PL) e Styvenson Valentim (PSDB).

De acordo com o portal, a escolha de Babá Pereira é estratégica pela ligação criada por Babá com os municípios potiguares através de seus dois mandatos na Femurn.

Segundo interlocutores do grupo, a chapa deve ser oficialmente divulgada no início de março, período que coincide com a abertura da janela partidária, momento chave para definições partidárias e rearranjos visando as eleições de 2026.

Com informações do Portal Grande Ponto

Wheyz

Deputado Sargento Gonçalves justifica voto contra gás gratuito por alegar ‘modelo socialista’

4 de fevereiro de 2026

Deputado Sargento Gonçalves justifica voto contra gás gratuito por alegar 'modelo socialista'

O deputado federal Sargento Gonçalves (PL) declarou em vídeo compartilhado nas redes sociais que votou contra a Medida Provisória que criou o programa Gás do Povo, destinado a fornecer gás de cozinha gratuitamente a famílias de baixa renda.

Ele foi o único integrante da bancada potiguar a rejeitar essa proposta.

“Não existe almoço grátis, né? Estou cansado desse modelo socialista que gera dependência do Estado, enquanto uma parte da população precisa trabalhar muito, sair cedo e voltar à noite em transporte lotado para ganhar um salário mínimo”, afirmou.

Gonçalves reiterou um discurso frequente entre empresários de direita, que criticam os programas sociais por dificultarem a contratação de trabalhadores. “Hoje, algumas pessoas não trabalham e recebem 600 reais por mês. Quem trabalha sai cedo e chega tarde, ganhando um salário mínimo — e um salário baixo”, disse. “Esse é o motivo de cidadãos não encontrarem profissionais como auxiliares de serviço gerais, pedreiros e jardineiros, porque muitos preferem os auxílios do governo. Essa é a triste realidade”, completou.

No entanto, o discurso ignora que a taxa de desemprego no Brasil caiu para 5,1%, a menor desde o início da série histórica em 2012.

No Rio Grande do Norte, único estado nordestino com mais carteiras assinadas do que beneficiários do Bolsa Família, cerca de 380 mil famílias serão atendidas pelo programa.

A questão central permanece ligada aos baixos salários pagos no país.

Créditos: Blog do Barreto

Well Lab Isaac Nutri

Ezequiel Ferreira esclarece regras da eleição indireta no RN com voto aberto

4 de fevereiro de 2026

Ezequiel Ferreira esclarece regras da eleição indireta no RN com voto aberto

Na abertura do ano legislativo da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN), o presidente Ezequiel Ferreira (PSDB) comentou na manhã desta terça-feira (3) sobre a possibilidade de eleição indireta para o Governo do Estado.

Ele explicou que esse pleito envolveria o voto dos 24 deputados estaduais e já definiu que seria realizado com votação aberta. Por outro lado, ressaltou que ainda não há certeza sobre a vacância do cargo de chefe do Executivo estadual.

“A eleição indireta só ocorre se houver vacância. Até o momento não houve e não há garantia de que aconteça. A governadora está no cargo, mas poderia eventualmente sair para concorrer ao Senado. Caso isso ocorra, o vice-governador assumiria. A vacância só se concretizaria se ambos deixassem os cargos”, afirmou o presidente da ALRN.

Segundo Ezequiel, se a vacância se confirmar, o processo legislativo começaria com um projeto de lei contendo as diretrizes da eleição, que será enviado pelo Governo do Estado à Assembleia. Após aprovação, o projeto seria sancionado pelo Governo para então ocorrer a eleição indireta.

“Durante o mês de janeiro, tenho estudado o tema com a Procuradoria da Assembleia. O Governo encaminhará o projeto de lei, que será sancionado e estabelecerá as regras da eleição caso aconteça. A Assembleia só atuará se a vacância existir”, detalhou o deputado.

Na eleição indireta, os 24 deputados estaduais seriam os eleitores, votando em uma chapa de governador e vice-governador devido à vacância dupla. Poderiam concorrer cidadãos filiados a partido político, com mais de 35 anos e conduta ilibada. O voto na Assembleia seria aberto.

Além disso, Ezequiel informou que os novos membros das comissões permanentes da Assembleia serão definidos na próxima semana. Com a eleição dos presidentes e vices dessas comissões, a tramitação dos projetos de lei será retomada.

Créditos: Tribuna do Norte

Restaurante Sertanejo

DisMed e Mais Saúde vencem licitação, mas são retiradas em Mossoró

3 de fevereiro de 2026

DisMed e Mais Saúde vencem licitação, mas são retiradas em Mossoró

Por recomendação do procurador geral do Município de Mossoró, Tales Pinheiro Belém, as distribuidoras DisMed e Drogaria Mais Saúde, participantes da Operação Medire, foram desclassificadas do pregão eletrônico realizado em 19 de janeiro, mesmo após terem vencido lotes no valor de R$ 490.932,40 e R$ 82.104,00, respectivamente.

Ambas as empresas participaram do Registro de Preços Eletrônico nº 16/2025, que totaliza R$ 1.489.575,43 em lotes.

O procurador encaminhou ofício em 30 de janeiro a três secretários municipais — Jacqueline Morgana Dantas Montenegro (Saúde), Washington José da Costa Filho (Administração) e Isabela Giovanna Felix Pereira Freitas (Governo) — destacando que as empresas e seus dirigentes estão proibidos de gerir seus negócios ou acessar suas instalações, o que torna irrealista esperar o cumprimento integral e diligente das obrigações contratuais, principalmente no fornecimento contínuo de medicamentos.

Além disso, os sócios e as distribuidoras tiveram bens e valores sequestrados no montante de R$ 13.339.021,31.

Na recomendação, Tales Belém alerta que a apuração de práticas delituosas por empresas contratadas pela administração pública configura violações graves à legislação penal e administrativa, prejudicando a confiança no ente público e levantando dúvidas sobre a moralidade dos contratos firmados.

Segundo ele, manter as atas de registro de preços pode configurar improbidade administrativa, conforme a Lei nº 8.429/92, sobretudo diante da instabilidade operacional e de gestão causada pelas medidas judiciais cautelares, inviabilizando a continuidade segura e satisfatória da execução contratual para o município e a população.

O procurador também ressalta que permitir que as empresas prossigam nos procedimentos licitatórios em andamento nos quais já foram declaradas vencedoras, mas ainda não houve homologação e adjudicação, comprometeria a transparência e a probidade exigidas nas contratações públicas.

Créditos: Tribuna do Norte

Sidy's Tv e Internet
RN RN Prefeitura