ÁUDIO: Conheça a história da ‘Elas Vida Leve’, empresa currais-novense que aposta em gestão humanizada na produção de produtos sem glúten e sem lactose

2 de junho de 2026
Anthony Medeiros · MATERIA ELAS VIDA LEVE – PREMIO SEBRAE

O sino toca e, quase que instantaneamente, alguém atravessa a fábrica carregando mais uma caixa pronta para entrega. O som metálico já virou parte da rotina da Elas Vida Leve, indústria currais-novense que encontrou na alimentação saudável um propósito e, no Seridó potiguar, o lugar ideal para crescer. Entre fornadas, recheios e uma equipe majoritariamente feminina, a empresa acumula números expressivos, mas faz questão de sustentar um discurso simples: tudo começou por amor.

A história da marca teve início em 2019, quando a pernambucana Lua Andrade decidiu buscar alternativas de alimentação saudável durante a gravidez da primeira filha. A ideia, inicialmente pessoal, acabou se transformando em negócio. Ao lado da irmã, Aby Quirino, ela escolheu Currais Novos para empreender e construir uma empresa voltada à produção de alimentos sem glúten e sem lactose.

“Quando minha filha estava para nascer, comecei a estudar muito sobre alimentação. Eu queria oferecer algo saudável, seguro e saboroso pra ela. Aos poucos, percebi que outras pessoas também procuravam isso e tinham dificuldade de encontrar. A empresa nasceu dessa necessidade, mas principalmente do amor que eu sentia naquele momento”, contou Lua Andrade.

O que começou de forma pequena hoje se transformou em uma operação que produz até 12 mil pães por semana. As encomendas saem do interior do Rio Grande do Norte para outros estados do país, incluindo São Paulo. Em cada embalagem, a proposta é manter um diferencial que as sócias consideram indispensável.

Aby e Lua são sócias e irmãs. Elas estão a frente da marca currais-novense “Elas Vida Leve”

“A gente acredita muito que comida carrega sentimento. Não é só sobre vender pão ou alimento saudável. É sobre cuidado. Tudo aqui é feito pensando nas pessoas que vão receber aquilo em casa. Esse amor acaba sendo um ingrediente invisível, mas que faz toda diferença”, afirmou Lua.

A reportagem visitou a fábrica da Elas Vida Leve em Currais Novos para acompanhar a rotina da produção. O sino que abre a movimentação da empresa marca também o ritmo intenso do local. Funcionários circulam rapidamente entre setores, enquanto máquinas e mãos trabalham quase sem pausa. Apesar do fluxo acelerado, o ambiente chama atenção pela organização e pela sintonia entre os colaboradores.

Lua Andrade se tornou o rosto mais conhecido da empresa. Em 2025, ela conquistou o terceiro lugar nacional no Prêmio Sebrae Mulheres de Negócio, concorrendo com mais de cinco mil iniciativas de todo o Brasil.

“Quando ouvi meu nome naquele palco, passou um filme na cabeça. Eu lembrei do começo, das dificuldades, dos medos e de tudo que a gente precisou enfrentar até chegar ali. Foi um reconhecimento muito importante não só pra mim, mas pra todas as mulheres que fazem parte dessa história”, disse.

Ainda neste mês de junho, Lua embarca para a China em busca de conhecimento e novidades para ampliar a atuação da marca. Enquanto isso, a irmã Aby Quirino segue coordenando a produção em Currais Novos.

“Lua está muito focada nessa expansão, em trazer novas ideias e possibilidades pra empresa. E eu fico aqui garantindo que tudo continue funcionando com a mesma qualidade e cuidado. A produção é intensa, mas é muito bom estar dentro desse processo, garantindo que tudo funcione conforme precisamos”, relatou Aby.

Lua Andrade conquistou o 3º lugar no Prêmio Sebrae Mulher de Negócios

Dentro da fábrica, as mulheres são maioria absoluta. Lua brinca que os poucos homens presentes estão ali “por cotas”. Entre as colaboradoras, histórias pessoais ajudam a explicar a identidade construída pela empresa.

Aylana, atual gerente de produção, começou trabalhando como auxiliar de serviços gerais. Com o tempo, ganhou espaço, assumiu responsabilidades e hoje coordena setores importantes da indústria.

“Quando cheguei aqui, eu não imaginava que teria oportunidade de crescer dessa forma. Fui aprendendo aos poucos, recebendo confiança e incentivo. Hoje eu tenho orgulho da trajetória que construí dentro da empresa”, afirmou.

Outra história que chama atenção é a de Gezilene, conhecida por todos como Geza. Aos 57 anos, ela é responsável pelos recheios dos cerca de 50 sabores de pães produzidos pela marca. Geza falou sobre a dificuldade que enfrentou para voltar ao mercado de trabalho após os 50 anos.

“Muita empresa fecha as portas quando vê a idade da gente. Aqui foi diferente. Me deram oportunidade, confiaram no meu trabalho e isso muda tudo. Hoje eu me sinto valorizada e feliz em fazer parte dessa equipe”, contou.

Enquanto a produção segue em ritmo acelerado, os planos de expansão também avançam. A expectativa é que a mudança para uma nova sede permita ampliar a capacidade produtiva em até 1200%. Um salto que impressiona, mas que, segundo as sócias, precisa continuar sustentado pelos mesmos princípios que deram origem à empresa.

“A gente quer crescer sem perder nossa essência. Não adianta aumentar produção e deixar de lado aquilo que trouxe a gente até aqui”, destacou Lua.

“Nosso maior patrimônio são as pessoas e o amor que existe dentro desse trabalho. É isso que queremos manter, independente do tamanho que a empresa alcance”, completou Aby.

A Elas Vida Leve mostra que é possível, sim, escalar valorizando o funcionário e trazendo uma missão nobre como a de motivar e incentivar outras mulheres a ocuparem espaços através do empreendedorismo. Em Currais Novos, a empresa vem construindo uma trajetória marcada por expansão, reconhecimento e histórias de transformação pessoal.

Well Lab

Município de Currais Novos decreta ponto facultativo na sexta-feira (5); veja serviços afetados

2 de junho de 2026

A Prefeitura de Currais Novos publicou o Decreto nº 6.191, de 28 de maio de 2026, estabelecendo ponto facultativo nas repartições públicas municipais diretas e indiretas na próxima sexta-feira, dia 5 de junho.

De acordo com o decreto, a suspensão do expediente não se aplica aos serviços considerados essenciais, que continuarão funcionando normalmente conforme os horários definidos pelos órgãos da Administração Pública Municipal, garantindo a manutenção do atendimento à população nas áreas indispensáveis.

O decreto entrou em vigor na data de sua publicação no Diário Oficial dos Municípios do Rio Grande do Norte.

Restaurante Sertanejo

Prefeito de Caicó rebate Álvaro Dias e defende sucesso da ExpoSeridó

1 de junho de 2026

Prefeito de Caicó rebate Álvaro Dias e defende sucesso da ExpoSeridó

O pré-candidato ao Governo do Rio Grande do Norte pelo PL, Álvaro Dias, avaliou que a ExpoSeridó estaria sendo um “fracasso”. Essa declaração gerou uma forte reação do prefeito de Caicó, Dr. Tadeu (PSDB), que respondeu em entrevista na Rádio Bonita FM.

O prefeito destacou que, embora a exposição possa não satisfazer uma parcela específica dos participantes, ela tem trazido resultados positivos para a maioria dos produtores rurais e empreendedores que participam do evento. Segundo ele, “Está sendo um fracasso para uma minoria. Inclusive para esse pré-candidato, que tem muito dinheiro, muita propriedade e muito boi. Talvez para ele esteja sendo um fracasso, mas para 90% das pessoas, especialmente os pequenos produtores rurais, está sendo um sucesso”.

Dr. Tadeu ressaltou ainda que, ao assumir a Prefeitura, assumiu o compromisso de revitalizar o Parque de Exposições Monsenhor Walfredo Gurgel, que estava em abandono. Ele apontou que seus antecessores não demonstraram a mesma disposição para recuperar e fortalecer a principal feira agropecuária da região, mencionando que muitos desses ex-gestores estão agora alinhados politicamente a Álvaro Dias.

O prefeito questionou a atuação do adversário na região do Seridó, observando que Álvaro Dias costuma aparecer apenas em períodos festivos e não visita locais como a feira livre de Caicó ou o Hospital Estadual Telecila Freitas para entender diretamente as dificuldades da população.

Além disso, Dr. Tadeu dirigiu críticas ao filho do pré-candidato, o deputado estadual Adjuto Dias, cobrando maior empenho na destinação de recursos para a saúde pública em Caicó.

Créditos: Sidney Silva

Well Farma

Odon Júnior aparece como 4º colocado em pesquisa do Instituto Seta para Federal

1 de junho de 2026

O ex-prefeito de Currais Novos Odon Jr. foi o quarto mais citado na pesquisa do Instituto Seta, divulgada no último fim de semana, para deputado federal. A pesquisa ouviu 1500 entrevistados, com Odon aparecendo como 2° na Federação do PT, com 1,9% das citações.

Odon vem sendo citado em todas as pesquisas de vários institutos desde o ano de 2025 e seu nome tem crescido nessa reta final de pré-campanha.

Pelas redes sociais Odon comemorou o resultado: “Hoje me encontro pré-candidato a Deputado Federal e quero usar a experiência e toda construção coletiva que acumulei para fazer o bem para todo o Rio Grande do Norte, pensar o Desenvolvimento Regionalmente e manter sempre a defesa da Classe Trabalhadora e do Povo. Mais uma vez, sou grato ao povo do Rio Grande do Norte por lembrar do nosso nome como uma opção de mudança”, disse Odon Jr.

A pesquisa teve protocolo no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob os números RN-03807/2026 e BR-01878/2026.

QFome App

Vale do Seridó oficializa pacto histórico pela inovação em evento realizado em Currais Novos

29 de maio de 2026

O Vale do Seridó deu, nesta quinta-feira (28), um passo histórico rumo ao fortalecimento do desenvolvimento regional com a assinatura oficial da Aliança pela Inovação do Vale do Seridó, em solenidade realizada no Teatro Ubirajara Galvão, em Currais Novos.

O pacto reúne os municípios de Currais Novos, Acari, Carnaúba dos Dantas, Cerro Corá, Lagoa Nova e Parelhas, consolidando uma estratégia conjunta voltada à inovação, ao empreendedorismo, à sustentabilidade e à geração de oportunidades para a população da região.

A cerimônia contou com a presença do Superintendente do Sebrae RN, Zeca Melo que reforçou o compromisso da instituição com o fortalecimento do ecossistema regional de inovação. O projeto integra a metodologia Cidade Inovadora, iniciativa piloto do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com investimento aproximado de R$ 500 mil no território do Vale do Seridó.

Em sua fala, Zeca Melo destacou o potencial do Seridó para se consolidar como referência em inovação no interior do Nordeste. “O Vale do Seridó já possui uma forte identidade econômica, cultural e empreendedora. O que estamos fazendo aqui é criar uma aliança capaz de conectar talentos, conhecimento, tecnologia e gestão pública para transformar oportunidades em desenvolvimento real para a população. O Sebrae acredita no potencial desta região e seguirá sendo parceiro dessa construção”, afirmou.

Representando a governadora Fátima Bezerra, o diretor-presidente da FAPERN, Gilton Sampaio de Souza, ressaltou a importância da união institucional para fortalecer políticas públicas de inovação no interior do estado. “A inovação não acontece de forma isolada. Ela nasce da cooperação entre universidades, governos, setor produtivo e sociedade. O Governo do Estado reconhece a força do Seridó e vê nesta aliança um caminho estratégico para gerar conhecimento, oportunidades e desenvolvimento sustentável para as futuras gerações”, destacou.

O prefeito de Currais Novos, Lucas Galvão, destacou o simbolismo da assinatura do pacto e o compromisso dos municípios com um novo modelo de desenvolvimento regional. “Hoje é um dia histórico. Estamos plantando uma semente que vai impactar o futuro do Seridó pelas próximas décadas. A inovação não é apenas tecnologia, é criar oportunidades, melhorar a gestão pública, gerar emprego, incentivar nossos jovens a permanecerem na região e construir soluções inteligentes para os desafios do nosso povo. Currais Novos se orgulha de sediar este momento histórico e de caminhar ao lado dos demais municípios nessa missão”, afirmou.

Também participaram do ato autoridades políticas e lideranças regionais, entre elas o ex-prefeito Odon Júnior, um dos articuladores do fortalecimento regional nos últimos anos.

A proposta da Aliança pela Inovação busca integrar poder público, setor produtivo, instituições de ensino, juventude e sociedade civil na construção de soluções voltadas ao futuro da região. Entre os eixos estratégicos definidos estão educação inovadora, governo inteligente, economia criativa, fortalecimento territorial, turismo, empreendedorismo digital e atração de talentos.

Com a assinatura do pacto, o Vale do Seridó inicia uma nova etapa de planejamento integrado, tendo como meta transformar o território em referência nacional de inovação sustentável e cooperação regional até 2035.

Sidy's Tv e Internet

Após rejeição inicial, PF retoma negociação de delação premiada com Daniel Vorcaro

28 de maio de 2026

A Polícia Federal decidiu retomar as negociações para um acordo de delação premiada com Daniel Vorcaro, proprietário do Banco Master, uma semana após ter descartado a primeira versão da colaboração oferecida pelo ex-banqueiro. Os investigadores encaminharam um ofício ao ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), relator do caso, comunicando formalmente o interesse em discutir novos termos para o eventual acordo.

Embora ainda não tenha sido assinado um novo pacto de confidencialidade entre as partes, a corporação entende que é um direito do investigado apresentar novas propostas, que devem ser analisadas criteriosamente pela equipe técnica responsável pelo inquérito. Na última negociação, a PF considerou a delação de Vorcaro como insuficiente.

A avaliação dos investigadores era de que as informações fornecidas não traziam elementos novos e se limitavam a confirmar provas já obtidas, como diálogos extraídos de apreensões de celulares. Diante do impasse, o ex-banqueiro sinalizou interesse em prosseguir as discussões com a Procuradoria-Geral da República (PGR), que manifestou o entendimento de que a negociação não deveria ser encerrada. A expectativa é que o ressarcimento aos cofres públicos possa atingir a marca de R$ 60 milhões pelas irregularidades apontadas nas apurações.

O cenário jurídico de Vorcaro também apresentou mudanças recentes com a troca em sua equipe de defesa, agora sob a condução do advogado Sérgio Leonardo, após a saída de Luis Oliveira Lima. Paralelamente às negociações, o ministro André Mendonça autorizou o retorno do investigado a uma cela especial na superintendência da PF em Brasília.

Tribuna do Norte

Academia Noova

Zema adota estratégia para apoiar Flávio Bolsonaro no 2º turno contra Lula

28 de maio de 2026

Zema adota estratégia para apoiar Flávio Bolsonaro no 2º turno contra Lula

Belo Horizonte – O pré-candidato à Presidência da República Romeu Zema (Novo) indicou nesta quarta-feira (27/5) que pode apoiar qualquer candidato que esteja no segundo turno contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), incluindo o senador Flávio Bolsonaro (PL).

Essa declaração veio um dia após Zema ter criticado duramente Flávio Bolsonaro por sua ligação com o banqueiro Daniel Vorcaro, investigado por suposta fraude bancária de mais de R$ 50 bilhões. A crítica ocorreu durante uma agenda na Câmara Americana de Comércio para o Brasil (AmCham), na terça-feira (26/5).

Na ocasião, Zema afirmou que votar no candidato do PL equivaleria a entregar a eleição para Lula, baseando-se em pesquisas que indicaram um leve recuo de Flávio diante da repercussão das ligações com Vorcaro.

Com essa postura, Zema tenta atrair eleitores descontentes com a extrema direita, mas sem romper totalmente com Flávio, possível aliado futuro. Vale destacar que o político do Novo chegou a se encontrar com Flávio para discutir uma possível vaga de vice na chapa do PL.

A declaração irritou apoiadores de Bolsonaro, como o pré-candidato ao Senado por Santa Catarina, Carlos Bolsonaro (PL), que classificou a atitude de Zema como “baixa” nas redes sociais e insinuou que o grupo teria tentado dar uma nova chance, mas que ele voltou a atacar na primeira oportunidade.

Essa tentativa de reconciliação acontece após tensão entre os grupos políticos causadas por Zema, em 13 de maio, ao chamar de “imperdoáveis” os áudios trocados entre Flávio e Vorcaro, descritos por ele como “um tapa na cara dos brasileiros de bem”.

Nos áudios, Flávio conversa com o banqueiro expressando apoio e solicitando ajuda financeira. A defesa de Flávio declarou que as conversas não indicam intimidade e que ele apenas cobrava o cumprimento de um contrato de R$ 130 milhões para financiar o filme Dark Horse, que retrata a história de Jair Bolsonaro.

Na época, bolsonaristas também fizeram críticas a Zema, e Flávio chamou a reação dele de “precipitada”. Depois, Flávio afirmou estar certo de que Zema se arrependeria após apresentar suas justificativas e chegou a conversar por telefone com ele para acalmar a situação.

Até o momento, o clã Bolsonaro não comentou se aceitará o novo gesto de reaproximação após as recentes declarações de voto de Zema em Flávio para um possível segundo turno.

Créditos: Metropoles

Wheyz

Câmara aprova PEC para acabar com escala 6×1 e reduz jornada para 40h

28 de maio de 2026

Câmara aprova PEC para acabar com escala 6x1 e reduz jornada para 40h

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (27), em dois turnos, a proposta de Emenda à Constituição (PEC) que extingue a escala de trabalho 6×1. No primeiro turno, a aprovação ocorreu com 472 votos favoráveis e 22 contrários; no segundo, foram 461 votos a favor e 19 contra. Agora, o texto será analisado pelo Senado.

No mesmo dia em que o relatório do deputado Leo Prates (Republicanos-BA) foi aprovado na comissão especial, o plenário confirmou a aprovação da PEC no primeiro turno.

Após essa votação, o presidente da Câmara destacou em discurso que avanços civilizatórios enfrentam resistências e que reduzir a jornada de trabalho é uma medida importante para a promoção da saúde. Ele salientou que o Brasil tem uma das maiores cargas horárias de trabalho do mundo e enfrenta estagnação da produtividade, ressaltando que trabalhadores descansados produzem mais e ambientes saudáveis diminuem faltas, afastamentos e rotatividade.

A PEC prevê uma transição de 14 meses para redução da jornada semanal de 44 para 40 horas, dividida em duas etapas: a primeira 60 dias após a promulgação da emenda e a segunda 12 meses depois, sem redução dos salários.

A proposta busca garantir o fim da escala 6×1 — seis dias trabalhados seguidos de um dia de folga — ao estabelecer dois dias de descanso, de preferência aos domingos, também a partir de 60 dias após a promulgação.

Deputados governistas manifestaram apoio usando camisetas e adesivos a favor da mudança, e o ministro Guilherme Boulos (Secretaria-Geral) acompanhou a votação. Por outro lado, parlamentares do Novo e do Missão foram contrários, destacando possíveis impactos econômicos para empresários e defendendo que as escalas deveriam ser negociadas em convenções coletivas.

A PEC consolida duas propostas que tramitavam juntas, uma de 2019 do deputado Reginaldo Lopes (PT-MG) e outra de 2022 da deputada Erika Hilton (PSOL-SP), ambas propondo a redução da jornada sem perdas salariais.

O governo e o deputado Hugo Motta esperam que o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), acelere a votação da proposta, com a expectativa de aprovação em até 30 dias e promulgação antes do recesso parlamentar previsto para 18 de julho.

Essa discussão no Senado ocorre em meio a tensões recentes entre o Executivo e a Casa Alta, após a rejeição da indicação do advogado-geral da União, Jorge Messias, ao Supremo Tribunal Federal, fato inédito em mais de 130 anos.

Enquanto o governo pede rapidez na tramitação, o ministro Luiz Marinho (Trabalho) afirmou que Lula e Alcolumbre retomaram o diálogo cordialmente. Ele acredita que o Senado ouvirá a demanda da sociedade.

Na véspera da votação na Câmara, representantes do setor empresarial reuniram-se com Alcolumbre para solicitar mais tempo para analisar a PEC, argumentando que a discussão não deveria avançar em período eleitoral.

Créditos: CNN Brasil

Well Lab Isaac Nutri

CNJ e CNMP aprovam contracheque único para magistrados e promotores

27 de maio de 2026

CNJ e CNMP aprovam contracheque único para magistrados e promotores

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) junto com o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) aprovaram na terça-feira uma proposta que cria um contracheque único para magistrados, procuradores e promotores em todo o Brasil. A medida busca padronizar os penduricalhos recebidos por integrantes do Judiciário nacionalmente.

A partir desta decisão, tribunais e Ministérios Públicos terão um prazo de 60 dias para adequar-se às novas regras, que proíbem o pagamento de verbas por indenizações que não estejam previstas nos parâmetros estabelecidos pela cúpula do Judiciário.

As resoluções criam a Tabela Remuneratória Unificada (TRU), exigindo que os tribunais adotem uma nomenclatura padrão para todas as rubricas de pagamento.

Os contracheques deverão indicar também os valores retroativos devidos, com detalhamento do mês correspondente e do saldo restante do passivo.

Edson Fachin, presidente do Supremo Tribunal Federal, afirmou que a padronização trará mais transparência aos recebimentos, permitindo que o Poder Judiciário demonstre claramente à sociedade os valores recebidos pelos serviços prestados.

A proposta surgiu depois que auditorias realizadas pelos órgãos reguladores do Judiciário detectaram cerca de 700 penduricalhos retroativos passíveis de pagamento a procuradores e magistrados em todo o país. No Ministério Público foram identificados 176 passivos declarados em 30 unidades, enquanto na magistratura foram 518 registros em 94 tribunais.

Embora haja uma estimativa do impacto financeiro para os cofres públicos, a cúpula do Judiciário pretende aprofundar a análise das verbas antes de validar os pagamentos e submetê-los à aprovação do STF.

De acordo com a resolução, são permitidos pagamentos fora do teto constitucional para décimo terceiro salário, terço adicional de férias, auxílio-saúde comprovado, abono de permanência de caráter previdenciário e gratificação mensal por acúmulo de funções eleitorais.

Créditos: Tribuna do Norte

Restaurante Sertanejo

Vereador Mattson destina recurso para fortalecer trabalho da Associação Recicla Currais Novos

27 de maio de 2026

O vereador Mattson realizou uma visita à Associação Recicla Currais Novos com o objetivo de fortalecer o diálogo entre os catadores, a associação e a gestão pública municipal, reforçando a importância social, econômica e ambiental do trabalho desenvolvido pelos profissionais da coleta seletiva no município. Durante a visita, o parlamentar entregou um ofício referente a uma emenda parlamentar impositiva no valor de 16 mil reais destinada à associação.

Os recursos serão utilizados na aquisição de materiais, equipamentos de proteção individual (EPIs), ferramentas de trabalho e outros itens necessários para melhorar as condições de atuação dos catadores.

Segundo Mattson, a iniciativa busca contribuir diretamente para a valorização dos trabalhadores e o fortalecimento da estrutura da associação.

“O trabalho realizado pelos catadores tem impacto direto na preservação ambiental, na limpeza urbana e na geração de renda para dezenas de famílias. Esta é uma ação constante, desde 2023 tentamos investir neste tema e nesta parceria ainda com o prefeito Odon Júnior. Faço menção honrosa ao trabalho desempenhado pela Cáritas Caicó no auxílio e orientação de gestão desses recursos e outros que a associação é beneficiada”, destacou o vereador.

Mattson também ressaltou que a visita abre caminho para novas articulações voltadas à ampliação de programas, investimentos e políticas públicas para o setor, buscando fortalecer a coleta seletiva e ampliar o reconhecimento do papel estratégico desempenhado pelos catadores no município.

Sidy's Tv e Internet
RN RN Prefeitura